Simulado de concurso para Supervisor Escolar

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Supervisor Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE, CONPASS e outras.

Questão 1

Investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currículo, de forma coletiva, é uma das necessidades do trabalho com a linguagem oral e escrita por se constituir como um dos eixos básicos do Ensino Fundamental, dada a sua importância para:

Questão 2

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:

Questão 3

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão 4

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:

Questão 5

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Questão 6

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Questão 7

Na perspectiva dialógica é imperioso que o profissional da educação contribua decisiva e decididamente para:

Questão 8

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsá- veis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.
ll- O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.
lll- A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
lV- Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.

Questão 9

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:

Questão 10

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Tempo de simulado: