Simulado Professor de Matemática - Questões Objetivas

Bem-vindo ao Simulado de Concurso para Professor de Matemática! Este simulado cuidadosamente elaborado oferece uma oportunidade única para os aspirantes a docentes testarem seus conhecimentos.

Questão 1

Indique a área sombreada da figura abaixo sabendo que ABCD é um quadrado de lado 𝑑 e as curvas β e φ são setores circulares cujos centros são os pontos C e A, respectivamente:

Imagem Simuldado

Questão 2

A figura abaixo mostra duas retas concorrentes: Indique o valor de 𝑥:

Imagem Simuldado

Questão 3

Indique o resultado da soma infinita:

Imagem Simuldado

Questão 4

Observe o texto escrito por Ubiratan D’Ambrósio na década de 1990:

“O aparecimento dos computadores irá certamente alterar o cenário, prevendo-se para a década de 90, um papel predominante do equipamento de processo de informações. Embora influenciado a ler, escrever, e contar, o uso do computador vai afetar diretamente a educação matemática em sua própria natureza.”

Com base no ensino da matemática no atual panorama sociocultural e econômico, sobre o uso da informática como recurso pedagógico, assinale a alternativa correta:

Questão 5

Um dado de 10 lados, enumerados de 1 a 10, é lançado duas vezes consecutivamente. Qual a probabilidade de que a soma dos resultados obtidos seja um número primo ou um múltiplo de 5?

Questão 6

Uma senha de um determinado aplicativo tem 8 dígitos é formada por letras (26 letras), maiúsculas e minúsculas diferenciadas, e números, de 2 a 9 (8 números). Suponha que um sistema invasor, para testar esse aplicativo, consiga testar uma nova senha aleatória com essas características a cada 0,01 segundo. Quanto tempo levará para que o sistema invasor consiga testar todas as possíveis senhas do aplicativo, supondo que ele trabalhará sem interrupções? Dado 66 = 46656. Considere um ano com 365 dias. Indique o valor mais próximo:

Questão 7

A figura abaixo mostra os conjuntos numéricos e as relações entre eles em diagramas: O conjunto dos números Reais, Inteiros, Naturais, Racionais e Irracionais, nesta ordem, correspondem a:

Imagem Simuldado

Questão 8

Sendo a Etnomatemática um programa de pesquisas, grupos foram formados para investigação. Dentre eles o primeiro grupo internacional foi o ISGEm ‘International Study Group on Ethnomathematics’, que foi fundado nos Estados Unidos em:

Questão 9

Em qual ponto a reta 𝑦 = 3 𝑥 − 12 cruza o eixo das abscissas?

Questão 10

A respeito de uma determinada medida de tendência central, observe:

“Valor que separa a metade maior e a metade menor de uma amostra, uma população ou uma distribuição de probabilidade.”

O texto refere-se a:

Tempo de simulado: