Simulado Professor de História - Questões Objetivas

O simulado desenvolvido para candidatos ao cargo de Professor de História em concursos públicos é uma ferramenta de estudo fundamental para aqueles que aspiram lecionar e compartilhar conhecimentos na área de História.

Questão 1

A construção do saber histórico é sistematizada a partir de diferentes variáveis. Dentro dessa sistematização, é improcedente a seguinte afirmativa:

Questão 2

Ao analisar o ensino de História e a consciência histórica, Cerri propõe uma reflexão ampla que culmina na proposição aceita por muitos acerca do que realmente é importante nesse processo. Em observância a tais reflexões, o que é menos importante dentre as variáveis relacionadas ao ensino de História?

Questão 3

Dentro de uma retrospectiva, observa-se que as características que compõem os conhecimentos relativos à História, no universo escolar, nem sempre se mantiveram fiéis a uma estrutura de organização semelhante ao modelo de disciplinas escolares da atualidade (FONSECA, 2011). Nesse sentido, foram destacados alguns períodos com as devidas correlações. Assinale a alternativa incorreta.

Questão 4

Segundo Hobsbawm, em sua obra: “A era dos impérios, 1875-1914”, o que representa a expressão: “Belle Époque”?

Questão 5

As tendências do ensino e aprendizagem em História variam de acordo com as perspectivas dos historiadores. De acordo com Monteiro, é possível estabelecer um paralelo entre os posicionamentos dos historiadores estruturalistas e dos defensores da narrativa. Assim, assinale a alternativa que apresenta um equívoco.

Questão 6

A forma como Boris Fausto apresenta a História do Brasil torna explícito o seu ponto de vista em relação à controvérsia existente entre historiadores. Dentro dessa sistemática, o referido autor tece algumas reflexões que dão sustentação ao seu pensamento frente a tais controvérsias. Assinale a alternativa a seguir que vai de encontro com as reflexões apresentadas na fase introdutória de sua obra: “História do Brasil”.

Questão 7

O trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História abre uma nova perspectiva, ampliando o campo de ação e a sua concepção. A incorporação dessas novas fontes ocorre a partir de qual Escola?

Questão 8

A partir da obra de Hannah Arendt, intitulada: “Origens do totalitarismo”, é possível ter uma dimensão da natureza destrutiva do sistema totalitário. Dentro da perspectiva apresentada, “a tentativa totalitária de conquista global e de dominação total foi a solução destrutiva para todos os nossos impasses”. Em síntese, em consonância com a referida obra, qual o melhor predicativo para o totalitarismo?

Questão 9

Na segunda metade do século XX, de acordo com Abud, Silva e Alves (2010), qual o tipo de movimento que foi responsável pela ampliação dos objetos e das fontes da História e a organização dos movimentos sociais de luta pela ampliação de direitos, colocando em cena a reivindicação da construção das memórias das chamadas minorias sociais?

Questão 10

De acordo com Bittencourt, os métodos tradicionais de ensino de História não corroboram para o desenvolvimento crítico dos alunos, sendo necessário incorporar novos métodos e práticas em sala de aula. Nesse sentido, o que a autora considera como propulsor da criação de métodos no cotidiano da sala de aula?

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