Simulado Professor de Geografia - Questões Específicas

O simulado voltado para candidatos ao cargo de Professor de Geografia em concursos públicos é uma ferramenta educacional essencial para aqueles que almejam lecionar e compartilhar conhecimentos na área de Geografia.

Questão 1

Castellar e Vilhena contextualizam o ensino de Geografia a partir da perspectiva de letramento geográfico. Nesse sentido, leia o excerto extraído da obra: “Ensino de Geografia, completando-o com os termos correspondentes. “O estudo dos fenômenos geográficos em escala de análise possibilita superar a falsa dicotomia existente entre _____________, na medida em que ampliamos o olhar. Ou seja, ao mesmo tempo em que se estudam o lugar de vivência e outros que existem no mundo, rompemos com o senso comum que favorece a ordenação concêntrica dos conteúdos geográficos, o que muitas vezes acaba gerando um discurso _______________ do espaço geográfico.

Questão 2

De acordo com Almeida (2010), dentro de um processo cartográfico, o mapa é considerado o meio de comunicação que inicia com a realidade (espaço geográfico), passando por várias etapas. Assim, destaque qual das etapas a seguir que caracteriza as projeções?

Questão 3

Ao contextualizar algumas das especificidades dos mapas, Almeida (2010) faz as seguintes afirmações, exceto:

Questão 4

Assinale a alternativa que corresponde ao bioma brasileiro que apresenta as seguintes características, segundo Barbosa e Viana (2014): a região é cortada pelo Rio São Francisco reconhecido por sua biodiversidade e importância cultural para o Brasil; possui uma fauna diversificada e adaptada às condições da região, em que se observa a prevalência de hábitos noturnos e comportamento migratório; encontra-se nessa região uma quantidade significativa de plantas endêmicas, que são utilizadas pela população local para fins terapêuticos.

Questão 5

O processo imigratório foi decisivo para a ocupação do território brasileiro. Por meio da obra: “500 anos de povoamento”, é possível ter uma dimensão de como a população brasileira foi sendo consolidada ao longo do meio século, foco do presente estudo. Em números, observa-se o fluxo de imigração por nacionalidade, em vários períodos históricos. Além dos portugueses, outras nações também contribuíram para o povoamento do Brasil. No caso específico do período compreendido entre 1914 a 1923, das nações descritas a seguir, qual a que apresentou o maior número de imigrantes?

Questão 6

De acordo com Moreira (2011), a organização econômico-espacial do Brasil pode ser dividida em fases concernentes a cada momento histórico. Dentre essas fases, são características da fase que compreende a articulação das sociabilidades e das tendências de uma formação espacial complexa (meados de 1990), exceto:

Questão 7

Ao analisar a degradação responsável pela destruição de diferentes tipos de vegetação no Brasil, um aspecto representativo nesse processo é a substituição da vegetação nativa por áreas cultivadas. Ao analisar o contexto histórico, destaca-se que apenas uma atividade pôde ser introduzida sem que fosse necessária a eliminação total da cobertura florestal ao sul da Bahia. Que atividade foi essa?

Questão 8

São aspectos relativos à Nova Ordem Mundial, exceto:

Questão 9

“O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental tem como um de seus principais objetivos alfabetizar geográfica e cartograficamente as crianças, ou seja, possibilitar que elas “leiam” o mundo que as cerca e reconheçam as possibilidades de (re)construí-lo” (LÖBLER; FRANCISCO, 2016). Nesse sentido, são priorizados alguns conteúdos (categorias). Dentre eles, qual é definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como “uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente”?

Questão 10

A educação ambiental é um tema que assume a cada dia uma importância maior em função da posição que o debate ambiental possui na política mundial que exige que os cidadãos sejam educados ambientalmente. Ao retomar as bases que foram responsáveis pelo atual nível de importância que o debate ambiental possui a nível mundial, na literatura, destaca-se o seguinte fato histórico:

Tempo de simulado: