Simulado de concurso para Turismólogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Turismólogo, que exige ensino superior. Organizadoras: FGV - Fundação Getulio Vargas e outras.

Questão 1

“O atendimento de necessidades da geração atual, sem o comprometimento das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades”. (Relatório de Bruntland, 1987). Por meio dessa definição, identificou-se um princípio muito importante para todos os segmentos de mercado, inclusive o turismo, nos séculos XX e XXI. Trata-se do conceito de:

Questão 2

O diagnóstico de oferta de um destino passa por avaliações e classificação de serviços, atividades culturais e pontos de visitação. Um dos instrumentos de gestão mais importantes para esse tipo de avaliação é:

Questão 3

Proteger o os ativos naturais é mais barato que corrigir o dano ambiental. Acerca da gestão sustentável do turismo, é correto afirmar que:

Questão 4

Considerando os efeitos do Plano de Desenvolvimento Turístico para uma região, é correto afirmar que:

Questão 5

Acessibilidade é uma variável muito importante a ser considerada nas avaliações de oferta de produtos e serviços turísticos.
A opção a seguir que melhor define esse conceito é:

Questão 6

A hotelaria é um dos setores de maior importância para o desenvolvimento dos efeitos positivos da atividade turística. Dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET Nº 46, Abril de 2015) destacam a seguinte conclusão sobre o setor: “Após dez trimestres consecutivos de crescimento no Faturamento dos meios de hospedagem, jan.-mar./2015 apresentou saldo negativo (-13%), queda brusca se comparado com o saldo do trimestre anterior, que foi de 16%. O saldo é correspondente à diferença entre as assinalações de majoração do faturamento e as de queda, que para o primeiro trimestre de 2015 apresentaram, respectivamente, os seguintes percentuais de respondentes: 34% e 47%, enquanto 19% indicaram estabilidade.”
Para o gestor de turismo, essa informação indica que:

Questão 7

54 O Plano Nacional de Turismo (PNT 2013-2016 / O Turismo Fazendo Muito Mais Pelo Brasil) apresentou características de mercado voltadas para os impactos dos megaeventos turísticos.
Dentre seus objetivos estratégicos, pode-se destacar:

Questão 8

RevPar é um índice muito utilizado na hotelaria para:

Questão 9

Após uma reunião de planejamento, uma dupla de Turismólogos foi chamada para compor equipes que fazem planos estratégicos para um município. Sua tarefa seria desenvolver o planejamento inicial de um Plano de Desenvolvimento Turístico a ser licitado no mercado. Planejamento é uma fase importante do Plano e se caracteriza pelo(a):

Questão 10

Para fins de planejamento de efeitos da demanda, visitantes de um destino turístico que efetuaram gastos, mas não pernoitaram na localidade, são considerados:

Tempo de simulado: