Simulado de concurso para Técnico em Desenvolvimento Infantil

Se você está se preparando para concursos públicos na área de Educação, especificamente para o cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil, temos o simulado perfeito para você.

Questão 1

De acordo com Paulo Freire, “a escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima” (CUNHA, 2006, p. 6). Em outras palavras, pode-se dizer que a escola é lugar da construção de:

Questão 2

O profissional que atua na Educação Infantil precisa compreender que as necessidades afetivas são também base para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, antes de tudo, para cuidar e educar nessa etapa de escolarização, é preciso:

Questão 3

Dentre os referenciais teórico-metodológicos que podem fundamentar as práticas pedagógicas na Educação Infantil, destaca-se a aprendizagem significativa, porque:

Questão 4

De acordo com as normativas legais, visando ao sucesso escolar das crianças, uma das incumbências dos estabelecimentos de ensino que ofertam Educação Infantil é a seguinte:

Questão 5

Na Educação Infantil, os momentos de jogo devem se constituir em atividades:

Questão 6

Dentre os cuidados físicos com a criança, a higiene das mãos constitui-se um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Por isso, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é importante que o profissional lembre de lavar as mãos dos bebês:

Questão 7

Para Fanny Abramovich (2006, p. 16), “o primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas, livros atuais e curtinhos, poemas sonoros e outros mais...” A presença da literatura infantil na vida das crianças é fundamental, porque:

Questão 8

Em uma instituição de Educação Infantil, ao prestar os primeiros socorros a uma criança que sofreu um acidente ou uma intercorrência clínica, devem-se observar os seguintes princípios básicos:

Questão 9

Na Educação Infantil, são consideradas práticas avaliativas equivocadas aquelas que conferem às produções das crianças notas, conceitos, estrelas e carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor. Por outro lado, são adequadas as práticas avaliativas que:

Questão 10

Há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva, e que levam à construção de procedimentos e rotinas rígidas, dependentes sempre da ação direta do adulto. Essas práticas resultam em:

Tempo de simulado: