Simulado de concurso para Técnico de Controle Interno

O simulado para Técnico de Controle Interno é uma ferramenta de preparação para aqueles que desejam ingressar na carreira pública como técnico nesta área. O objetivo do simulado é permitir que o candidato avalie seu nível de conhecimento em relação aos temas abordados, identifique suas dificuldades e aprimore seus estudos para a prova.

Questão 1

A tutela administrativa corresponde a um controle administrativo e, segundo Di Pietro, pode ser definida como:

Questão 2

Segundo a Lei nº 4.320/64, nos termos da Constituição e das leis vigentes em matéria financeira, tributo é:

Questão 3

Segundo a Lei Complementar nº 101/2000, constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação:

Questão 4

Os requisitos do ato administrativo são condições de validade do ato. A Lei nº 4.717/65 determina que são nulos os atos lesivos ao patrimônio da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, entre outros, nos casos de:

Questão 5

A Emenda Constitucional nº 108/2020 incluiu o parágrafo único, no art. 193 da Constituição Federal de 1988, o qual determina que:

Questão 6

O controle popular também é meio de controle da Administração Pública. A Constituição Federal de 1988 determina que a lei disciplinará formas de participação do usuário na Administração Pública direta e indireta, em especial:

Questão 7

As cláusulas exorbitantes estão previstas na Lei nº 14.133/2021 e são prerrogativas do regime jurídico dos contratos que conferem à Administração:

Questão 8

Segundo o texto constitucional, complete: O servidor público titular de cargo efetivo poderá ser ______________ para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, enquanto permanecer nesta condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de origem.

Questão 9

É o vínculo ao princípio da legalidade que permite a invalidação do ato administrativo por parte da Administração Pública, uma vez que ela tem o poderdever de zelar por sua observância. Nesse sentido, em conformidade à Lei e ao entendimento sumulado, pode-se afirmar que:

I – a Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.

II – a Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvadas, em todos os casos, a apreciação judicial.

III – a Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade.

Está(ão) CORRETA(S):

Questão 10

O licitante ou o contratado será responsabilizado administrativamente pelas infrações definidas na Lei nº 14.133/2021. Dentre as sanções aplicáveis, há: I – o impedimento de licitar e contratar. II – a declaração de inidoneidade para licitar ou contratar. Marque a alternativa que descreve o impedimento do responsável em licitar ou contratar com a Administração Pública direta e indireta, considerando o âmbito e o prazo máximo, no que se refere aos itens I e II, respectivamente.

Tempo de simulado: