Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

Em conformidade com a Lei nº 8.069/90 - ECA, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 2

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação.
Um outro direito garantido pelo ECA é:

Questão 3

Marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O termo saúde refere-se apenas à ausência de doenças e não está relacionada com a qualidade de vida da comunidade e da família.
( ) A saúde é um estado de completo bem-estar. Isso significa estar bem nos aspectos físico, mental e social.
( ) A educação deve ser um fator de promoção e proteção à saúde, bem como um estimulante na criação de estratégias para a conquista dos direitos de cidadania. Sendo assim, a escola deve ajudar a capacitar os indivíduos para uma vida mais saudável.

Questão 4

A etapa inicial da Educação Básica é a Educação Infantil, que compreende o atendimento de crianças com até 5 anos.
São estabelecidas na LDB regras para a organização da Educação Infantil.
Uma dessas regras está corretamente descrita em:

Questão 5

Segundo GOLDSCHMIED, em relação à organização dos espaços no que se refere à mobília, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A eficácia dos arranjos onde são guardados os materiais para brincar ordenadamente é essencial.
( ) Para permitir que os(as) educadores(as) ajam como facilitadores(as), as coisas devem ser guardadas, impreterivelmente, em prateleiras altas, de forma que as crianças tenham que sempre pedir o que desejam.
( ) É importante que, em cada sala de educação infantil, estejam disponíveis pelo menos duas cadeiras para adultos, para que o(a) educador(a) e uma mãe ou um pai possam sentar-se e conversar confortavelmente.

Questão 6

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

Questão 7

Em conformidade com o manual Brinquedos e Brincadeiras de creches, analisar os itens abaixo:

I - A entrada no mundo da matemática ocorre quando a professora sabe como encaminhar a criança para brincadeiras em que se vai descobrindo o significado dos números.
II - Os bebês experimentam a imersão no mundo matemático usando o seu próprio corpo, movimentando-se no espaço, subindo, descendo, entrando em caixas, túneis ou buracos.
III - Brincar de rolar sobre rolos de espuma, subindo em estruturas preparadas para criar desafios, brincando de esconder e achar objetos, olhando de cima ou de baixo, apalpando peças, encaixando objetos, o bebê está explorando a geometria dos objetos, o espaço físico, os sons e mergulhando no mundo matemático.

Estão CORRETOS:

Questão 8

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

Questão 9

No ECA há direitos e deveres de competência do Estado, como também dos responsáveis e dos dirigentes de estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte alternativa:

Questão 10

De acordo com Fonseca, Wallon identifica diferentes estágios do desenvolvimento infantil. Quanto à característica da fase impulsiva, assinalar a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado: