Simulado de concurso para Médico Radiologista

Se você está se preparando para o cargo de Médico Radiologista em concursos públicos, temos o simulado perfeito para você.

Questão 1

Um paciente de 46 anos, assintomático, foi submetido a um exame de ultrassonografia abdominal de rotina. O exame revelou a presença de múltiplos cistos renais bilaterais, com rins aumentados de tamanho. Além disso, foram observados cistos no fígado e no pâncreas. Com base nessas informações, o diagnóstico mais provável é:

Questão 2

Um paciente masculino, 41 anos de idade, sofreu um acidente de carro e foi trazido ao pronto-socorro com suspeita de traumatismo cranioencefálico. Durante a avaliação inicial, realizou-se uma tomografia computadorizada sem contraste do crânio. A imagem revelou a presença de uma coleção extra-axial biconvexa hiperdensa frontal à direita, com uma pequena área hipodensa no centro, caracterizada pelo “sinal em redemoinho”.

Não foram observadas fraturas na calota craniana. Com base nessas informações, o diagnóstico mais provável nesse caso é:

Questão 3

Uma paciente do sexo feminino, com 28 anos, apresenta febre, dor lombar, disúria, náuseas e vômitos. Os exames laboratoriais revelam leucocitose e piúria. Na tomografia computadorizada, é observado nefrograma heterogêneo, com uma área em formato de cunha, com redução de realce pelo meio de contraste, além de densificação da gordura perirrenal.

Com base nesses dados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é:

Questão 4

Uma paciente do sexo feminino, de 25 anos de idade, chega ao serviço de urgência com dor pélvica aguda e contínua. No exame físico, o médico palpou uma massa no lado direito da pelve. Foi solicitado um exame de ultrassonografia que revela um ovário aumentado de volume, com estroma heterogêneo e múltiplos folículos periféricos deslocados devido ao estroma edematoso. O Doppler colorido mostra fluxo venoso ausente no pedículo vascular. O diagnóstico que se impõe é:

Questão 5

Uma paciente de 43 anos foi submetida a uma tomografia computadorizada de abdome por suspeita de apendicite. Como um achado incidental, o exame revelou a presença de uma massa adrenal bem circunscrita, uniforme e de baixa atenuação.

Com base nas características radiológicas descritas, a principal hipótese diagnóstica para essa lesão adrenal é:

Questão 6

Um paciente de 25 anos apresenta dor abdominal crônica, diarreia, perda de peso e histórico familiar de doença intestinal, mas que ele não sabe explicar bem. A tomografia computadorizada revela inflamação segmentar e descontínua no íleo e no cólon, com hiperrealce da mucosa e edema submucoso. Além disso, observam-se vasos retos engurgitados.

Com base nesses achados clínicos e de imagem, o diagnóstico mais provável é:

Questão 7

Um paciente de 48 anos apresenta dor no quadrante inferior direito do abdome. A ultrassonografia e a tomografia computadorizada demonstram uma imagem cística alongada e bem definida, de densidade próxima à água, no mesmo local, com calcificação circular na sua parede. O diagnóstico mais provável é:

Questão 8

Na análise de uma radiografia de tórax de um paciente de 52 anos de idade, solicitada por conta de uma queixa de tosse seca, é identificado um nódulo pulmonar solitário com margens bem definidas e calcificações em seu interior. A tomografia computadorizada, realizada em seguida, mostra o nódulo com densidade de gordura e com calcificações. Diante desse achado, a principal hipótese diagnóstica a ser considerada é:

Questão 9

Um paciente do sexo masculino, de 55 anos, apresenta perda auditiva unilateral progressiva e neuropatia facial. A tomografia computadorizada demonstra uma lesão que preenche a cisterna cerebelopontina à direita e é caracterizada por um aspecto de “sorvete em um cone” e intensa impregnação pelo meio de contraste. A ressonância magnética mostra a lesão que preenche parcialmente o ângulo pontocerebelar, estendendose para o interior do meato acústico interno e protruindo para a cisterna cerebelopontina. A lesão é heterogênea na sequência T2, com realce intenso após a administração de contraste. Essa lesão, provavelmente, é um (a):

Questão 10

Uma paciente do sexo feminino, com 28 anos de idade, é submetida a uma ultrassonografia do abdome por conta de desconforto abdominal. O exame evidencia uma massa hepática bem delimitada no lobo direito do fígado. No exame de tomografia computadorizada, a lesão mostra impregnação intensa e homogênea pelo meio de contraste na fase arterial, exceto por um foco central espiculado e ligeiramente hipodenso.

Na fase portal, quase toda a lesão tem impregnação semelhante ao fígado normal ao redor e, na fase tardia, o foco central também se impregna. Esses achados sugerem o diagnóstico de:

Tempo de simulado: