Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

A Agroecologia baseia-se em alguns princípios fundamentais para a preservação do meio ambiente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Recuperação da fertilidade do solo, sem o uso de fertilizantes minerais.
II. Em vez de controlar, executa o manejo das pragas, doenças e ervas daninhas.
III. Retorna, para o solo, resíduos de culturas e os estercos, além de cultivar o solo sem o uso de agrotóxicos, através de ações que buscam o equilíbrio natural dos componentes do solo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 2

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:

Questão 3

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 4

Apesar do uso de técnicas de manejo adequadas em pastagens ser crescente, estima-se que cerca de 20% das pastagens mundiais estejam sofrendo com a degradação. Sabe-se que uma das principais causas antrópicas desse cenário é o manejo incorreto. Sobre este assunto, julgue as alternativas a seguir que contenham somente manejos INADEQUADOS que contribuem para a degradação.

I – plantio de forrageiras de elevada produtividade, controle inadequado de plantas daninhas e queimadas frequentes;
II – controle inadequado de plantas daninhas, taxas de lotação que excedem a capacidade do pasto se recuperar e pisoteio.
III – taxas de lotação que excedem a capacidade do pasto se recuperar, calagem e pisoteio;
IV – ausência de adubação periódica, queimadas frequentes, excesso de lotação.
V – controle de pragas, queimadas frequentes e ausência de adubação periódica.

Assinale a alternativa correta:

Questão 5

A agroecologia é uma forma sustentável de manejar as culturas agrícolas para que, dentre outros objetivos, haja redução dos problemas ambientais gerados pela agricultura convencional. Acerca de outros princípios da agroecologia, assinale a alternativa correta:

Questão 6

A hidroponia é um sistema de cultivo que não utiliza substrato (solo), e sim faz-se o uso de uma solução nutritiva que oferta os nutrientes diretamente às plantas. No que se refere as características do cultivo em hidroponia, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 7

As alternativas a seguir indicam raças nativas de caprinos do Nordeste Brasileiro, EXCETO

Questão 8

Se uma planta topográfica na escala de 1:400 possui uma distância entre dois pontos de 800 mm, a distância no terreno deve ser de quantos metros?

Questão 9

Para preservarmos o recurso natural solo, devemos utilizar a terra adequadamente. Nesse intuito, cada parcela de terra deve ser empregada de acordo com a sua aptidão, capacidade de sustentação e produtividade econômica. Acerca dos usos agrícolas e não-agrícolas dos solos brasileiros, assinale a alternativa correta:

Questão 10

Essa doença tem sido verificada em plantas localizadas em áreas recém-desmatadas e já foi encontrada em diversas coníferas como: Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. As árvores com essa doença apresenta crescimento vagaroso, tornam-se amarelecidas. Apresentam exsudação de resina na base do tronco e nas raízes. Posteriormente, começam a ter queda acentuada de acículas, secamento de terminais de galhos e, finalmente, morrem. Em alguns casos é possível observar a presença de cogumelos (basidiocarpos) na base das árvores vivas e no solo, acima de raízes infectadas.
O nome dessa doença e o agente causal são respectivamente:

Tempo de simulado: