Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:

Questão 2

Acerca da emissão de receituário agronômico feita por um profissional habilitado, que valida e controla a comercialização de agrotóxicos no Estado do Acre, é correto afirmar que:

Questão 3

Alcançar uma lavoura de alta produtividade é reflexo de vários fatores. Dentre esses fatores, está fornecer a quantidade adequada de nutrientes para cada cultura. O potássio é um dos nutrientes mais requeridos, em quantidade, nas plantações. Com base nas funções do potássio na planta e sua importância, assinale a alternativa correta:

Questão 4

Considerando o Decreto Federal 4.074 que regulamenta a Lei 7.802, em relação ao uso de EPI e ao intervalo de segurança, é correto afirmar que:

Questão 5

A Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais observará, dentre outros, os seguintes princípios:

I - sustentabilidade ambiental, social e econômica;

II - eqüidade na aplicação das políticas, respeitando os aspectos de gênero, geração e etnia;

III - participação dos agricultores familiares na formulação e implementação da política nacional da agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 6

O plantio de eucalipto no Brasil corresponde a 76,5% da área total de plantios florestais, sendo que, nos últimos anos, ocorreram aumentos significativos nos estados situados nas novas fronteiras do setor, como o Maranhão, Tocantins, Piauí e Mato Grosso do Sul. Entretanto, a monocultura aumenta a probabilidade de ocorrência de surtos epidêmicos. Sobre as doenças do Eucalipto, assinale a alternativa correta:

Questão 7

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de

Questão 8

O Decreto n° 24.114, de 12 de abril de 1934, aprova o regulamento de Defesa Sanitária Vegetal e trata do comércio de vegetais e:

Questão 9

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)

Questão 10

Sobre a formação de cargas no solo, é possível afirmar que:

I Há dois tipos de cargas no solo: cargas permanentes ou constantes e cargas variáveis.

II As cargas permanentes são formadas por substituição isomórfica de íons de tamanhos semelhantes, mas com cargas diferentes.

III As cargas variáveis o correm por dois mecanismos nos grupos hidroxila (OH) quando expostos na superfície dos coloides , dissociação e desprotonação.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Tempo de simulado: