Simulado de concurso para Eletricista

Eletricista - Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo, que exige Ensino Fundamental. Organizadora: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

Questão 1

Segundo a NBR 5410:2004, a seção mínima de um condutor de Cobre para circuitos de iluminação e circuitos de força são, respectivamente :

Questão 2

Qual norma brasileira estabelece as condições das instalações elétricas em baixa tensão?:

Questão 3

Assinale a alternativa que corresponde a faixa de tensão que é considerada média tensão:

Questão 4

Uma oficina foi iluminada com dez lâmpadas incandescentes de 100W, dez lâmpadas fluorescentes de 20W e dez lâmpadas fluorescentes de 32W. Pelos dados disponíveis na tabela abaixo, o fluxo luminoso total em lúmen (lm) na oficina é de

TABELA DE FLUXO LUMINOSO E IRC DE DIVERSAS LÂMPADAS

TIPO POTÊNCIA (W) FLUXO LUMINOSO (LM) IRC
Incandescente (127V) 100 1620 100
Fluorescente TLT 20 1100 70
Fluorescente TLD 32 2350 66

Questão 5

A menor seção do condutor-fase que se deve utilizar nas instalações elétricas de baixa tensão é determinada pela norma NBR-5410 intitulada “Instalações Elétricas de Baixa Tensão” em função da natureza da carga atendida pelo circuito. Considerando essa norma, a menor bitola para o circuito de tomadas de corrente de uso geral é de

Questão 6

Os equipamentos de Proteção Individual são utilizados pelo trabalhador para a proteção de riscos que ameaçam sua segurança e sua saúde no trabalho. São três os equipamentos de proteção individual do trabalhador:

Questão 7

O motor monofásico de corrente alternada em geral utiliza capacitor para a sua partida. O valor de capacidade de um equipamento utilizado para a partida desse motor encontra-se indicado em

Questão 8

Em um salão de uma edificação, há seis tomadas de força que serão alimentadas por circuitos independentes que partirão do quadro de distribuição instalado no mesmo salão. As tomadas possuem as seguintes especificações: duas tomadas de 10A, fase-neutro e terra; duas tomadas de 10A, duas fases e terra; duas tomadas 10 A, três fases e terra. Todos os circuitos serão protegidos por disjuntores termomagnéticos, que serão montados no quadro de distribuição da seguinte forma:

Questão 9

Ainda no tocante aos tipos de transformadores, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Transformador de força: são usados para geração e distribuição de energia por concessionárias e usinas.

II – Transformador de giro: usado por indústria aeronáutica.

III – Transformador macedônio: usado em bacias petrolíferas.

Questão 10

Com relação à classificação das instalações elétricas prediais, temos:

I – tensão reduzida ou extra baixa tensão.

II – baixa tensão.

III – alta tensão.

Tempo de simulado: