Simulado de concurso para Dentista

Simulado elaborados com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Dentista, que exige ensino superior.

Questão 1

O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidades de esmalte não fluoróticas merece especial atenção. Fejerskov et al. (1994) propõem a utilização de alguns critérios que podem facilitar esse processo. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na Fluorose Dentária, a área afetada são todas as superfícies do esmalte ou perto das pontas das cúspides e bordas incisais, enquanto que nas opacidades do esmalte, são geralmente centralizadas em superfície lisa de extensão limitada.
( ) Na Fluorose Dentária, o formato da lesão assemelha-se à sombra de uma linha traçada com lápis, a qual segue as linhas incrementais do esmalte. No grau leve, as linhas se fundem e têm aparência nebulosa. Nas bordas das cúspides/incisais, há formação de coberturas brancas irregulares ("cobertura de neve) e nas opacidades do esmalte, são redondas ou ovais.
( ) Na Fluorose Dentária, a cor é branca opaca ou amarelo-creme até vermelho-escuro alaranjada na época da erupção, enquanto que nas opacidades do esmalte, são linhas brancas opacas ou nuvens, até aparência calcária. "Cobertura de neve" Nas margens das cúspides/incisais. Pode apresentar descoloração castanha na parte mesioincisal dos incisivos superiores centrais após a erupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

Dentre as mudanças que ocorreram em relação às restaurações de amálgama, está o fato de ter sido proposto o uso de um agente adesivo que possua capacidade de unir o amálgama às estruturas dentais, sem que haja a necessidade da confecção de retenções adicionais. Foi criada então a técnica do amálgama aderido, utilizando-se ionômero de vidro autopolimerizável. Sobre as vantagens dessa técnica, assinale a alternativa incorreta.

Questão 3

Como é chamado o distúrbio do esmalte causado por exposições excessivas a concentrações de flúor, que ocasiona a formação do esmalte com um menor conteúdo mineral e maior porosidade, sendo caracterizadas por áreas brancas sem brilho e opacas, no esmalte?

Questão 4

Durante muito tempo os principais métodos utilizados na clínica para detecção e avaliação da extensão de lesões de cárie por cirurgiões dentistas foram exame clínico visual, tátil e radiográfico, classificados como métodos tradicionais ou convencionais de detecção. Outros métodos, chamados de complementares, são descritos na literatura. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

_____: é um sistema de detecção de cáries oclusais baseado na observação de uma alteração no comportamento de uma corrente elétrica ao atravessar a lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005, Kuhnisch et al.16, 2006). Com o processo de desmineralização do tecido dentário há uma mudança na condutância elétrica do dente, até mesmo quando a superfície permanece aparentemente intacta.
_____: torna mais fácil a detecção de cáries secundárias, através de suas imagens bidimensionais em "fatia", porém não mostra nenhuma melhoria significativa na detecção de cárie proximal (Kalathingal et al.20, 2007).
_____: é um método de detecção qualitativo de cáries que se baseia na transiluminação dos dentes, a partir da qual a observação de sombras na estrutura dental é indicativa de lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005). Esse método tem sido muito utilizado para a detecção de cáries interproximais, assim como para a avaliação da profundidade de lesões oclusais (Cortes et al.8 , 2003).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 5

A Prótese Fixa é a prótese que cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos, e são fixas na boca. São conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes. É necessário um preparo dental para que a prótese encaixe, e para que os dentes naturais que receberão este revestimento não aumentem muito de volume. Existem tipos de preparo e de linhas de término. Correlacione os dois.
sdas
Assinale a alternativa correta.

Questão 6

Como é chamada a mucosa localizada sobre o dorso da língua, que protege a musculatura lingual e, nos 2/3 anteriores da língua, as papilas filiformes e fungiformes, que são recobertas por epitélio queratinizado e não queratinizado, respectivamente?

Questão 7

Uma enfermidade, que pode acometer o paciente quando do uso dos anestésicos locais e que os cirurgiões-dentistas não estão habituados a lidar em sua rotina, é a metemoglobinemia. Trata-se de uma cianose que ocorre na ausência de anormalidades cardíacas e/ou respiratórias, podendo ser congênita ou adquirida. Sobre os anestésicos que mais causam a metemoglobinemia, assinale a alternativa correta.

Questão 8

A ocorrência de fluorose é relatada como sendo fortemente associada com a ingestão crônica de fluoretos durante o desenvolvimento dental, mas sua gravidade depende principalmente da dose (FEJESKOV et al.,1994). O parâmetro mais aceito atualmente sobre a dose limite de ingestão de fluoretos (em miligrama de flúor por dia por peso corpóreo) capaz de produzir uma fluorose clinicamente aceitável do ponto de vista estético foi sugerido por Burt (1992), e está corretamente representada na alternativa:

Questão 9

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) surgiu pela necessidade de controlar a alta prevalência de cárie que levava muitas vezes à perda do elemento dental, em comunidades que não tinham recursos para o atendimento convencional. A partir dos resultados encontrados o mesmo foi difundido e hoje é usado principalmente na rede de saúde pública. Esse tratamento pode ser utilizado em dentes decíduos e permanentes. Em decíduos, temos como contraindicação:

Questão 10

A maior limitação das radiografias convencionais é a ausência de profundidade, ou seja, a imagem radiográfica é bidimensional (só fornece altura e largura), sendo que a estrutura a ser avaliada é tridimensional, acabando por haver sobreposição de imagens, prejudicando, muitas vezes, a interpretação radiográfica. Com a intenção de minimizar essa limitação, algumas técnicas de fácil execução foram desenvolvidas. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) método de Miller-Winter: consiste no princípio da dupla incidência: uma radiografia periapical convencional e uma em disposição oclusal, para registrar no sentido vestíbulo-lingual e conseguir então a profundidade.
( ) método Le Master: modificação da MillerWinter: quando não se consegue registrar inteiramente o 3º molar inferior não irrompido.
( ) método Parma: esse método é aplicado quando não se consegue observar por inteiro, no sentido ocluso-cervical e vestíbulo-lingual o terceiro molar superior. Uma das poucas técnicas confortáveis para o paciente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado: