Simulado de concurso para Coordenador Pedagógico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige ensino superior. Organizadoras: AMEOSC, FCC e outras.

Questão 1

Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação que mais deve interessar ao professor na Educação Infantil, é aquela que

Questão 2

Delia Lener e Patrícia Sadovsky investigaram o acesso de crianças ao sistema de numeração, por meio de pesquisa didática.
Considerando o paradigma construtivista adotado pelas pesquisadoras e os percursos da pesquisa, é correto afirmar que

Questão 3

Para entender a escola como uma instituição social, é preciso aprofundar o debate sobre a profissionalização docente. À luz dos ponderamentos de Imbernón (2002), escolha a alternativa que completa o enunciado a seguir: À luz de um novo conceito de profissão e de desempenho prático, considera - se que o conceito de______________ e _____________ deverá passar de __________________ a um conceito mais _________________________________ e _____________________________, a fim de fundamentar o processo de profissionalização em valores voltados para (o/a) ___________________ entre os indivíduos e (o/a) __________________ social.

Questão 4

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, modificar a concepção de educação assistencialista significa atentar para várias questões que vão muito além dos aspectos legais. Envolve, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante:

Questão 5

O trecho do Projeto Político Pedagógico, denominado marco referencial é onde:

Questão 6

O Brasil é um país continental que tem suas bases na diversidade. Nesse sentido, a escola tem um papel significativo, pois corrobora para a formação de valores democráticos. Porém, há profundas contradições que marcam a sociedade brasileira e, em muitos caso s, sinalizam um posicionamento contrário em relação ao legado histórico dos Direitos Humanos. Assim, à luz das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, depreende-se

Questão 7

Dentro da dinâmica escolar, para compreender os seus mais variados aspectos, é importante recorrer à literatura, a fim de encontrar subsídios para as práticas pedagógicas. Delors o ao longo da vida, baseia - se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Em relação ao pilar: aprender a conhecer , é possível afirmar que ele

Questão 8

O compromisso político em relação à alfabetização é demonstrado, dentre outras formas, por meio da Política Nacional de Alfabetização. Em seu artigo 6º, é estabelecido o público-alvo a que se destina, descrito a seguir, exceto:

Questão 9

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. O planejamento participativo considera:

Questão 10

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a

Tempo de simulado: