Simulado de concurso para Cirurgião Dentista

Este simulado foi cuidadosamente elaborado para auxiliar os profissionais de Odontologia que buscam se preparar para concursos públicos na área.

Questão 1

Paciente A.B.S procurou atendimento odontológico para tratamento dentário nos elementos 47 e 46. Paciente relata ser portador de hipertensão arterial e diabetes , tipo I. Segundo a anamnese do paciente, foi informado o desejo de supressão do quadro mellitus doloroso momentâneo diante da intervenção odontológica. Das drogas anestésicas disponíveis no mercado, qual(is) pode(m) ser utilizada s , com segurança, o local de punção anestésica e qual(is) o(s) nervo (s) dessensibilizado, respectivamente:

Questão 2

Paciente Q.L.M., 08 anos, vítima de queda de própria altura, com direcionamento da face ao solo e impacção direta do arco dentário da mandíbula ao solo procurou atendimento odontológico após quarenta minutos do trauma. Após anamnese, executou-se o exame clínico, o qual evidenciou laceração em mucosa labial inferior, deslocamentos dentários parciais no sentido axial dos alvéolos dos elementos 32, 31, 41 e 42, com consequente aparência de aumento vertical coronário no sentido corono-radicular. Em tais elementos dentários, evidencia-se sangramento e mobilidade dentária. Ao exame imaginológico, observa-se que os deslocamentos dentários aconteceram de forma axial dentro do alvéolo dentário, com aumento do espaço periodontal em região apical radicular, com preservação da integridade das tábuas ósseas vestibulares dos alvélolos dentários e permanência da integridade das estruturas coronoradiculares dentárias. Por forma de tratamento, optou-se pelo reposicionamento dentário dos elementos 32, 31, 41 e 42, associado à contenção dentária dos elementos, assim como, a sutura dos tecidos moles em mucosa labial inferior. De acordo com o exposto, qual o tipo de traumatismo dentário acometido pelos dentes permanentes?

Questão 3

A adequada imunização da equipe de saúde bucal é um dos recursos mais importantes na prevenção de doenças infecciosas.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A imunoprofilaxia pode ser ativa por meio de vacinas, ou passiva, pela administração de soro hiperimune.

( ) Para o cirurgião-dentista, a indicação da imunoprofilaxia passiva é feita pós-exposição ao vírus da hepatite B, quando o dentista não tem prévia imunização.

( ) As doenças infecciosas imunopreveníveis mais suscetíveis à exposição pelos profissionais de saúde bucal são as doenças bacterianas, como febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Questão 4

Paciente K.L.B., 21 anos, procurou o serviço de especialidades odontológicas do município onde reside queixando-se de dor exacerbada em região de trígono retro-molar esquerda, hiperplasia e edema do tecido gengival em região do 38, sem a definição precisa do posicionamento vestíbulo-lingual dentário, trismo mandibular, dor exacerbada na região supracitada e ausência de erupção do 38. O cirurgião-dentista após anamnese e exame físico do paciente, solicitou a realização de uma radiografia intra-bucal, com a finalidade de localização e avaliação do elemento 38. Quais as radiografias solicitadas?

Questão 5

O freio lingual é uma prega mediana de túnica mucosa que recobre a face lingual da crista alveolar anterior (NAVARRO; LOPES, 2002). A alteração ocorre quando uma pequena porção de tecido embrionário, que deveria ter sofrido apoptose durante o desenvolvimento, permanece na face ventral da língua, causando alterações de inserção e/ou comprimento (KNOX, 2010).Aalteração nesta estrutura pode se manifestar de diversas formas, desde uma prega que tem a inserção na crista alveolar até a que surgirá após as carúnculas sublinguais. O mesmo ocorre com a inserção na base da língua que pode estar inserida no ápice lingual ou antes deste. Esta alteração no freio da língua é denominada de anquiloglossia (WEBB, 20213). Sabe-se que a cirurgia de frenectomia lingual aumentará a mobilidade lingual, assim como, a fonética do paciente. Desta forma, quais os nervos que devem ser bloqueados para que seja realizada a incisão e a consequente frenectomia lingual sem a resposta dolorosa para o paciente no trans-operatório?

Questão 6

O paciente apresenta sangramento persistente pós-exodontia, que não cessa com manobras locais. No caso, pode ser feito o uso tópico de ácido

Questão 7

Com relação à osteonecrose dos maxilares associada a medicamentos (MRONJ), assinale a afirmativa correta.

Questão 8

Mondelli e colaboradores destacam a importância de respeitar os princípios biomecânicos aplicados aos preparos cavitários. Com relação ao tema, relacione alguns desses princípios às suas respectivas características.

1. Forma de contorno 2. Forma de resistência 3. Forma de retenção 4. Forma de conveniência ( ) define a área de superfície do dente a ser incluída no preparo cavitário.

( ) forma dada à cavidade para torná-la capaz de reter a restauração, evitando o seu deslocamento.

( ) característica dada à cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias.

( ) visa possibilitar a instrumentação adequada da cavidade e a inserção do material restaurador.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Questão 9

Assinale a opção que corresponde ao material de cimentação mais indicado para uma restauração do tipo onlay, confeccionada em dissilicato de lítio.

Questão 10

Com relação ao diagnóstico e tratamento das infecções endodônticas, analise as afirmativas a seguir.

I. A obtenção do comprimento ideal de trabalho tem pouca importância para o êxito no tratamento endodôntico.

II. A constrição apical pode ou não coincidir com a junção cemento-dentinária.

III. A constrição apical é o ponto de menor diâmetro do canal principal.

Está correto o que se afirma em

Tempo de simulado: