Simulado de concurso para Auxiliar de Creche

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Auxiliar de Creche, com exigência do Ensino Fundamental. Organizadoras: AMEOSC, AMAUC e outras.

Questão 1

Uma boa parte dos especialistas que se debruçaram sobre a questão do desenvolvimento classificam, a primeira de sua fase de:

Questão 2

Sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e operações formais (11 ou 12 anos em diante) são 4 os períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento, segundo:

Questão 3

Considerando os estágios do desenvolvimento humano, Piaget nos apresenta quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Assinale as alternativas que indicam os períodos de desenvolvimento humano segundo Piaget:

I - Período Sensório-motor;
II - Período Pré-operatório;
III - Período Afetivo social;
IV - Período Operações concretas;
V - Período Operações formais;
VI - Período Interacional;

A resposta CORRETA está em:

Questão 4

São princípios constitucionais da Educação Brasileira previstos na Constituição Federal de 1988, EXCETO:

Questão 5

Assinale a alternativa incorreta sobre as fases do desenvolvimento:

Questão 6

A alternativa que completa corretamente o excerto está em:

“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação _____________________________ (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, V.2, p.17)

Questão 7

O Estatuto da Criança e do Adolescente deliberado pela Lei 8.069 de 1990 e alterações, prevê em seu artigo 3º que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:

Questão 8

Leia com atenção os itens a seguir:

I – A relação com a alimentação tem um papel irrelevante no bem estar físico, emocional e social da criança;
II – O número de porções de cada grupo alimentar deve ser ajustado à idade.

Dos itens acima:

Questão 9

Segundo Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 e alterações realizadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até:

Questão 10

Segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, no que concerne a Educação Infantil, delibera-se:

I - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II - A educação infantil será oferecida em: A- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; B - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
III - A educação infantil terá avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
IV - A educação infantil terá carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
V – O atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
VI – O controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
VII – A expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Tempo de simulado: