Simulado de concurso para Agente de Vetores

Está se preparando para um concurso público na área de saúde e busca aprimorar seus conhecimentos? Então, não perca a oportunidade de participar do nosso Simulado de Provas de Concurso Público para Agente de Vetores.

Questão 1

Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação compulsória e imediata nas esferas municipal, estadual e federal. A notificação compulsória deve ser registrada por meio do sistema reportado pela sigla:

Questão 2

Trata-se de uma doença que representa um importante desafio à saúde pública no país, dadas a alta prevalência, a gravidade das formas clínicas e o curso prolongado da infecção. O ser humano é o principal hospedeiro definitivo do helminto causador, no qual o parasita se desenvolve em sua forma adulta e se reproduz sexualmente, gerando ovos que são eliminados no meio ambiente por meio das fezes. Os caramujos gastrópodes aquáticos funcionam como hospedeiros intermediários, e permitem a reprodução assexuada do parasito.

A doença de que trata a descrição é nomeada:

Questão 3

Segundo o Ministério da Saúde, surto de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) é o evento em que um grupo pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, exceto para _____________ , em que a identificação de apenas um caso já configura um surto.

A lacuna é corretamente preenchida por:

Questão 4

A descrição contida no quadro é fornecida pelo Ministério da Saúde para definir um termo frequentemente utilizado na prática da Epidemiologia de Campo.

________ é qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões auto ou heteroinfligidas.

Na definição fornecida, a lacuna é corretamente preenchida por:

Questão 5

São larvicidas utilizados no combate ao vetor Aedes aegypti, relatados em boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, EXCETO:

Questão 6

Trata - se de uma doença ocular crônica inflamatória que causa cicatrizes na conjuntiva palpebral, levando a problemas que podem causar cegueira. A Chlamydia trachomatis é frequentemente responsável pela infecção, especialmente em comunidades endêmicas e crianças. A patologia descrita é nomeada:

Questão 7

Trata-se de uma estratégia do SUS, cujos princípios são a transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. A transversalidade refere-se à integração entre as áreas da saúde e a sociedade. A indissociabilidade entre atenção e gestão significa que a atenção à saúde não pode ser separada da gestão dos serviços de saúde. O protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos destacam o papel ativo da população na gestão dos serviços de saúde, permitindo que tomem decisões sobre sua saúde e participem ativamente na gestão da saúde pública.

A descrição fornecida se refere ao:

Questão 8

Nos termos da Lei nº 8.080/1990, estão incluídos no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, EXCETO:

Questão 9

Assinale a alternativa que apresenta o termo utilizado para descrever uma enfermidade de presença contínua ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada.

Questão 10

Sobre o uso do fumacê no controle do vetor Aedes aegypti , analise as afirmativas a seguir.

I. Trata - se de um tipo de nebulização espacial que pode ser utilizada sem moderação, como efeito preventivo, mesmo que não tenha ocorrido surto de proliferação do mosquito.

II. As gotículas de inseticidas expelidas pelo carro fumacê devem penetrar no interior dos quintais e das casas.

III. O principal objetivo dessa estratégia é reduzir o número de machos adultos do mosquito, pois apenas este transmite a doença.

Nos termos das disposições do Ministério da Saúde, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Tempo de simulado: