Simulado de concurso para Administrador Escolar

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Administrador Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE e outras.

Questão 1

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta.

l- Levantamento de dados ou preparo de relatórios.
ll- Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.
lll- Leitura de textos diversos.
lV- Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

Questão 2

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:

Questão 3

“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:

Questão 4

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:

Questão 5

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:

Questão 6

Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem.
ll- Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas.
lll- Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissionais que ensinam mal.
lV- Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos.

Questão 7

No procedimento de dicotomização entre pedagógico e administrativo costuma-se às vezes afirmar que o administrativo atrapalha a realização do pedagógico, numa clara confusão do administrativo com o burocrático, no sentido negativo do termo, ou seja, de práticas que se tornam fins em si mesmas, desarticuladas dos objetivos para os quais foram concebidas. (Cf. Sánchez Vázquez, 1977in Vitor Paro). Considerando a atuação político-pedagógica da gestão escolar todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão 8

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 9

“Transformar as reuniões do Conselho Escolar no sentido de torná-las efetivamente um espaço democrático de decisões exige, claro, a disposição da direção da escola, assim como de seu corpo técnico e dos professores, de tomar medidas nessa direção.” Neste sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 10

“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto:

Tempo de simulado: