Simulado de concurso para Técnico em Desenvolvimento Infantil

Se você está se preparando para concursos públicos na área de Educação, especificamente para o cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil, temos o simulado perfeito para você.

Questão 1

Para Fanny Abramovich (2006, p. 16), “o primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas, livros atuais e curtinhos, poemas sonoros e outros mais...” A presença da literatura infantil na vida das crianças é fundamental, porque:

Questão 2

Na Educação Infantil, são consideradas práticas avaliativas equivocadas aquelas que conferem às produções das crianças notas, conceitos, estrelas e carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor. Por outro lado, são adequadas as práticas avaliativas que:

Questão 3

A inflexibilidade no ambiente de trabalho compromete a construção de relações interpessoais saudáveis. Uma forma de evitar tal postura é:

Questão 4

O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar, socialização ao ensinar determinados rituais e aprendizagem ao propiciar novas experiências. Sendo assim, ao exercer sua função, o Técnico em Desenvolvimento Infantil deve zelar por boas práticas de segurança alimentar na Educação Infantil, dentre elas:

Questão 5

Na Educação Infantil, os momentos de jogo devem se constituir em atividades:

Questão 6

Em uma instituição de Educação Infantil, ao prestar os primeiros socorros a uma criança que sofreu um acidente ou uma intercorrência clínica, devem-se observar os seguintes princípios básicos:

Questão 7

Ao Técnico de Desenvolvimento Infantil é exigida uma postura profissional adequada ao ambiente escolar. Sendo assim, as condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho devem estar fundamentadas:

Questão 8

A educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social. As capacidades de ordem afetiva estão associadas:

Questão 9

Dentre os referenciais teórico-metodológicos que podem fundamentar as práticas pedagógicas na Educação Infantil, destaca-se a aprendizagem significativa, porque:

Questão 10

Para Henri Wallon (GRATIOT-ALFANDÉRY, 2010), quando o bebê expressa sua insatisfação por meio do choro, que de início é sua única maneira de se relacionar, fica demonstrada:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta