Simulado de concurso para Técnico em Desenvolvimento Infantil

Se você está se preparando para concursos públicos na área de Educação, especificamente para o cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil, temos o simulado perfeito para você.

Questão 1

A inflexibilidade no ambiente de trabalho compromete a construção de relações interpessoais saudáveis. Uma forma de evitar tal postura é:

Questão 2

Dentre os referenciais teórico-metodológicos que podem fundamentar as práticas pedagógicas na Educação Infantil, destaca-se a aprendizagem significativa, porque:

Questão 3

Para Fanny Abramovich (2006, p. 16), “o primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas, livros atuais e curtinhos, poemas sonoros e outros mais...” A presença da literatura infantil na vida das crianças é fundamental, porque:

Questão 4

A comunicação interpessoal refere-se à troca de informações entre as pessoas, isto é, à capacidade de dialogar, de conversar e de expor suas ideias e de compreender a dos outros. Em um ambiente em que crianças e adultos se relacionam, o cuidado com a comunicação interpessoal se intensifica. Por isso, cabe ao Técnico de Desenvolvimento Infantil compreender que:

Questão 5

O profissional que atua na Educação Infantil precisa compreender que as necessidades afetivas são também base para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, antes de tudo, para cuidar e educar nessa etapa de escolarização, é preciso:

Questão 6

A educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social. As capacidades de ordem afetiva estão associadas:

Questão 7

Na Educação Infantil, são consideradas práticas avaliativas equivocadas aquelas que conferem às produções das crianças notas, conceitos, estrelas e carimbos com desenhos de caras tristes ou alegres, conforme o julgamento do professor. Por outro lado, são adequadas as práticas avaliativas que:

Questão 8

Há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva, e que levam à construção de procedimentos e rotinas rígidas, dependentes sempre da ação direta do adulto. Essas práticas resultam em:

Questão 9

Na Educação Infantil, os momentos de jogo devem se constituir em atividades:

Questão 10

Dentre as bases teórico-metodológicas que devem fundamentar as propostas pedagógicas na Educação Infantil está a ideia de que a criança é:

Tempo de simulado: