Simulado de concurso para Supervisor Escolar

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Supervisor Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE, CONPASS e outras.

Questão 1

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.




Questão 2

Ao planejar o ano letivo, em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade, é fundamental que o/a Supervisor/a Escolar (SE) destaque a importância:




Questão 3

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:




Questão 4

Na perspectiva dialógica é imperioso que o profissional da educação contribua decisiva e decididamente para:




Questão 5

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:




Questão 6

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:




Questão 7

A partir de 2010, os alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação serão matriculados em escolas, no ensino regular e no atendimento educacional especializado.
Essas diretrizes Operacionais devem ser entendidas como mecanismo que viabiliza:




Questão 8

A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.




Questão 9

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:




Questão 10

Ao planejar coletivamente o processo de avaliação permanente da escola, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino o/a SP deve criar situações de aprendizagem onde os diversos segmentos da comunidade possam operacionalizar as definições coletivas registradas no PPP, conhecer com mais profundidade os estudantes e os profissionais que trabalham na escola, de modo que possam:




Tempo de simulado:

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