Simulado de concurso para Supervisor Escolar

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Supervisor Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE, CONPASS e outras.

Questão 1

Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:




Questão 2

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:




Questão 3

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:




Questão 4

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:




Questão 5

Ao planejar coletivamente o processo de avaliação permanente da escola, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino o/a SP deve criar situações de aprendizagem onde os diversos segmentos da comunidade possam operacionalizar as definições coletivas registradas no PPP, conhecer com mais profundidade os estudantes e os profissionais que trabalham na escola, de modo que possam:




Questão 6

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:




Questão 7

Ao acompanhar o planejamento dos docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o/a SP deve considerar o acompanhamento, com o significado do termo mediador, amplamente discutido por Jussara Hoffmann e outros pesquisadores.
Nesta perspectiva, os documentos oficiais do MEC esclarecem que acompanhar significa:




Questão 8

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 9

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:




Questão 10

Ao planejar o ano letivo, em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade, é fundamental que o/a Supervisor/a Escolar (SE) destaque a importância:




Tempo de simulado:

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