Simulado de concurso para Supervisor Escolar

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Supervisor Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE, CONPASS e outras.

Questão 1

Investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currículo, de forma coletiva, é uma das necessidades do trabalho com a linguagem oral e escrita por se constituir como um dos eixos básicos do Ensino Fundamental, dada a sua importância para:




Questão 2

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:




Questão 3

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:




Questão 4

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:




Questão 5

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:




Questão 6

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsá- veis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.
ll- O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.
lll- A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasamento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.
lV- Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.




Questão 7

Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:




Questão 8

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:




Questão 9

Ao planejar coletivamente o processo de avaliação permanente da escola, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino o/a SP deve criar situações de aprendizagem onde os diversos segmentos da comunidade possam operacionalizar as definições coletivas registradas no PPP, conhecer com mais profundidade os estudantes e os profissionais que trabalham na escola, de modo que possam:




Questão 10

Ao planejar o ano letivo, em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade, é fundamental que o/a Supervisor/a Escolar (SE) destaque a importância:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta