Simulado de concurso para Supervisor Escolar Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Supervisor Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE, CONPASS e outras. Questão 1Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto: A ⇒ O eixo da avaliação que reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino público. B ⇒ O eixo da flexibilidade que se vincula à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico. C ⇒ O eixo da personificação das ações com as responsabilidades de cada participante, e as diferenças específicas entre professores e especialistas no âmbito escolar. D ⇒ O eixo da liberdade que se expressa no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino público, a ser definida em cada sistema de ensino. Questão 2Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam. ( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. ( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes. ( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas. A ⇒ F - V - V - F B ⇒ F - V - F - V C ⇒ V - V - V - F D ⇒ V - F - V - F Questão 3Conforme os documentos oficiais, existem três funções no CE: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função consultiva tem o caráter: A) de assessoramento ao analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentar sugestões que podem ou não ser acatadas pelos dirigentes escolares B) administrativo, garantindo o cumprimento das determinações dos órgãos centrais, sem nenhum questionamento C) financeiro capaz de dar à instituição educativa condições de funcionamento efetivo apresentando definições que podem ou não ser acatadas pela Secretaria de Educação D) jurídico, legislando as questões relacionadas a matrícula, transferência de alunos e professores E) apaziguador externo mesmo quando os conflitos internos não forem solucionados pela equipe gestora Questão 4A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade: A ⇒ da orientação educacional. B ⇒ da supervisão escolar. C ⇒ do professor. D ⇒ da gestão da escola. Questão 5Ao planejar coletivamente o processo de avaliação permanente da escola, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino o/a SP deve criar situações de aprendizagem onde os diversos segmentos da comunidade possam operacionalizar as definições coletivas registradas no PPP, conhecer com mais profundidade os estudantes e os profissionais que trabalham na escola, de modo que possam: A) adotar apenas as conclusões/encaminhamentos que os docentes definiram B) intensificar seu envolvimento com ela e, assim, acompanhar melhor a educação ali oferecida C) participar exclusivamente por meio dos representantes no Conselho Escolar (CE) D) acatar a indicação do administrador local para o CE, com poderes para dinamizar os demais órgãos colegiados E) transformar a escola com base em práticas cartoriais que favoreçam a ingerência do Estado na escola Questão 6No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: A ⇒ É um instrumento teórico-metodológico que explicita a intencionalidade da escola, possibilita a ela refletir permanentemente sobre o trabalho que produz. B ⇒ É um documento que registra e indica a direção que a escola perspectiva, além das estratégias para seu alcance. C ⇒ O trabalho pedagógico deve ocorrer por meio de ações planejadas e sistemáticas, incorporando também as práticas fragmentadas e improvisadas, comuns ao cotidiano escolar. D ⇒ Resulta de um compromisso coletivo e deve retratar a realidade da escola. Questão 7 Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser: B ⇒ socializados com os estudantes e com as famílias que democraticamente devem saber os direitos de aprendizagem organizados para o ano letivo, além de manter seu registro disponível para consultas que a mantenedora julgar necessárias. C ⇒ enviado a cada ano letivo para a Secretaria de Estado da Educação/órgão central que vai aprovar se os objetivos traçados são os corretos. D ⇒ enviado a cada semestre ao Conselho Estadual de Educação que emitirá parecer sobre a pertinência ou necessidade de alteração dos mesmos. Questão 8Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? A ⇒ São objetos existentes, exteriores ao sujeito, utilizados como meio para estabelecer a relação de aprendizagem. B ⇒ São objetos interiorizados pelos estudantes mobilizados mentalmente para aprender um conceito. C ⇒ São saberes que os professores possuem e que mobilizam na hora de ensinar os estudantes. D ⇒ São saberes que os estudantes não têm e vão ser instrumentalizados por associações mentais. Questão 9Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: A ⇒ O acolhimento aos conhecimentos que os estudantes trazem de seus contextos é ponto de partida para ampliação do repertório cultural. B ⇒ Educar para democracia implica numa concepção de humano crítico, reflexivo, criativo, consciente, comprometido socialmente e adaptado à sociedade. C ⇒ Educar para democracia implica numa concepção de ensino e aprendizagem que entenda as diversidades como riqueza cultural e social. D ⇒ Entender o currículo como um fazer coletivo e inevitavelmente político, o que obriga ao compromisso com a qualidade da aprendizagem de todos os estudantes, independente de suas origens. Questão 10Ao acompanhar o planejamento dos docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o/a SP deve considerar o acompanhamento, com o significado do termo mediador, amplamente discutido por Jussara Hoffmann e outros pesquisadores. Nesta perspectiva, os documentos oficiais do MEC esclarecem que acompanhar significa: A) favorecer o vir a ser, possibilitando ações formativas que favorecem novas descobertas pelos docentes B) dialogar, ou seja, perguntar e ouvir respostas corretas iguais àquelas do livro do professor C) manter o comportamento dos tradicionalistas e impor o que está posto no Projeto Político Pedagógico – PPP escolar D) controlar a operacionalização do PPP construído pela equipe gestora da escola E) simplesmente observar e constatar a impossibilidade de contribuir para a formação continuada dos docentes Tempo de simulado: Compartilhe! Facebook Twitter Google + Whatsapp