Simulado de concurso para Supervisor Escolar

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Supervisor Escolar, que exige ensino superior. Organizadoras: ACAFE, CONPASS e outras.

Questão 1

Conforme os documentos oficiais, existem três funções no CE: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função consultiva tem o caráter:




Questão 2

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:




Questão 3

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:




Questão 4

Ao acompanhar o planejamento dos docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o/a SP deve considerar o acompanhamento, com o significado do termo mediador, amplamente discutido por Jussara Hoffmann e outros pesquisadores.
Nesta perspectiva, os documentos oficiais do MEC esclarecem que acompanhar significa:




Questão 5

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:




Questão 6

A partir de 2010, os alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação serão matriculados em escolas, no ensino regular e no atendimento educacional especializado.
Essas diretrizes Operacionais devem ser entendidas como mecanismo que viabiliza:




Questão 7

Ressignificar e revalorizar a supervisão, na perspectiva democrática, pressupõe a sua reconceitualização de modo a compreendê-la, na sua ação de natureza:




Questão 8

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:




Questão 9

O SP Marcílio coordena os estudos sobre avaliação da aprendizagem, respaldado na perspectiva mediadora, defendida por Jussara Hoffman. Deste modo colabora com os docentes para que as intervenções pedagógicas sejam desafiadoras, objetivando que os estudantes evoluam para níveis de aprendizagem mais elevados. Nesse sentido, a análise do erro deve ser interpretada:




Questão 10

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta