Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo, que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como “um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos.” Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:

Questão 2

Considere que: ³a capacitação desenvolve-se, também, sob a influênciade umagrande variedade de condições institucionais, políticas, ideológicas e culturais, que antecipam e determinam o espaço dentro do qual a capacitação pode operar seus limites e possibilidades. Um estudo recente mostra como se operacionalizam estas condições. Reconhecê-las é a primeira condição para evitar desvios frequentes´ (PNEPS, 2006, p. 39). Quanto aos possíveis desvios, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)ou Falso(F).

( ) a simplificação, que reduz o problema da educação de pessoal a uma questão de aplicação de métodos e técnicas pedagógicas, sem a compreensão substancial de seus enfoques e sem a compreensão estratégica do contexto político institucional de realização.
( ) a tendência em atuar por meio de programas e projetos, cuja lógica é de começo e fim, além de sua dependência de fontes específicas de financiamento, ao invés de fortalecer a sustentabilidade e a permanência das estratégias educativas ao longo do tempo.
( ) a visão processual da educação, que pensa todos os processos educativos como parte substancial de uma estratégia de mudança institucional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 3

Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem:

Questão 4

Segundo Zabala (1998), para uma boa aprendizagem são necessários um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade. Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um papel:

Questão 5

De acordo com a Lei 13.005/2014, referente ao Plano Nacional de Educação-PNE, em seu Art. 2º, são diretrizes do PNE, analise os itens abaixo:

I. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
II. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
III. Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.
IV. Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.
V. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade, independente dos resultados e da proporção do Produto Interno Bruto/PIB.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 6

A resolução CNE/CP nº1, de 18 de fevereiro de 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da
Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
Analise as proposições e coloque V (para verdadeiro) e F (para falso), em relação ao que se levará em conta na organização institucional da formação dos professores, a serviço do desenvolvimento de competências (Art. 7º da Resolução CNE/CPnº1, de 18 de fevereiro de 2002).

( ) Aformação deverá ser realizada em processo autônomo, em curso de licenciatura plena, numa estrutura com identidade própria.
( ) As instituições de formação trabalharão em interação sistemática com as escolas de educação básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados.
( ) As instituições construirão direção e colegiados próprios, que articulem com outras instituições a fim de unificarem os seus projetos pedagógicos e, a partir do projeto, tomem as decisões sobre organização institucional e sobre as questões administrativas.
( ) As escolas de formação devem funcionar independentemente da existência de recursos pedagógicos como biblioteca, laboratórios, videoteca, entre outros, além de recursos de tecnologias da informação e da comunicação. Tal medida é necessária para que os estados mais pobres da Federação garantam a formação dos seus professores.

Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Questão 7

No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas Educação Continuada e Educação Permanente (PNEPS, 2006, p.44). Sendo assim, relacione os tipos de educação representados pelas letras A e B com as características elencadas logo abaixo.
A. Educação Continuada
B. Educação Permanente

I. Representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente
com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
II. Incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
III. É uma estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo: são cursos periódicos sem sequência constante.
IV. Coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação, ao invés de receptores.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre tipo de educação e respectivas características.

Questão 8

Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:

I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.
III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.
IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.
V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IESestá localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Questão 9

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.
Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

Questão 10

No Título I - Disposições Preliminares do Estatuto do Idoso tem-se no Art. 3º que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. No parágrafo único, do mesmo artigo, estão dispostos os aspectos que compreendem a garantia de prioridade. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
( ) Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos.
( ) Garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social local, regional, nacional e internacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Um comentário

  1. Beatriz
    Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo: IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, isso está incorreto , na modalidade EJA no ensino médio , não na modalidade normal.

Deixe uma resposta