Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo: , que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

A Educação Permanente em Saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde instituiu, no ano de 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.

Questão 2

O Departamento de Gestão da Educação na Saúde está organizado em três coordenações e pretende trabalhar as especificidades desses três campos, alimentando sua articulação por meio de três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as três coordenações envolvidas.

Questão 3

Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:

Questão 4

Quanto ao Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas, analise as afirmativas abaixo.

I. O serviço de saúde deve garantir ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação dos mesmos.
II. O controle químico, quando for necessário, deve ser realizado por empresa habilitada e possuidora de licença sanitária e ambiental e com produtos desinfestantes regularizados pela Anvisa.
III. Ao comer alimentos nos postos de trabalho destinados à execução de procedimentos de saúde, deve-se consumi-lo por completo, sendo proibida a guarda de sobras.

Assinale a alternativa correta

Questão 5

Segundo Zabala (1998), para uma boa aprendizagem são necessários um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade. Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um papel:

Questão 6

No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas Educação Continuada e Educação Permanente (PNEPS, 2006, p.44). Sendo assim, relacione os tipos de educação representados pelas letras A e B com as características elencadas logo abaixo.
A. Educação Continuada
B. Educação Permanente

I. Representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente
com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
II. Incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
III. É uma estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo: são cursos periódicos sem sequência constante.
IV. Coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação, ao invés de receptores.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre tipo de educação e respectivas características.

Questão 7

Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:

I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.
III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.
IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.
V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IESestá localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Questão 8

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015).
No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.
II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.
III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.
IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.
V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

Questão 9

Quanto ao previsto para a Segurança do Paciente, segundo a RDC nº 63/2011, o serviço de saúde deve estabelecer estratégias e ações voltadas para Segurança do Paciente. Sobre tais estratégias, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Mecanismos de identificação do paciente e orientações para a higienização das mãos.
( ) Ações de prevenção e controle de eventos adversos relacionada à assistência à saúde, mecanismos para garantir segurança cirúrgica e orientações para administração segura de medicamentos, sangue e hemocomponentes.
( ) Mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes, mecanismos para a prevenção de úlceras por pressão e orientações para estimular a participação do paciente na assistência prestada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 10

Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem:

Tempo de simulado: