Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo, que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

No Título III - Das Medidas de Proteção, Capítulo I - Das Disposições Gerais tem-se as medidas de proteção ao idoso que são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos forem ameaçados ou violados por alguma(s) das razões indicadas pela Lei. No entanto, no Capítulo II - Das Medidas Específicas de Proteção do Estatuto do Idoso, verificada qualquer hipótese prevista nas Disposições Gerais, algumas medidas são esperadas. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.




Questão 2

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.
Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:




Questão 3

Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo:

I- O Curso de Pedagogia foi regulamentado pela primeira vez através do Decreto-Lei nº 1.190/39.
II- O Curso de Pedagogia atualmente forma professores para a educação infantil, para os 5 primeiros anos do ensino fundamental; e o supervisor educacional.
III- Adiretriz que regulamenta o Curso de Pedagogia é a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.
IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
V- O Parecer nº 252/69 definiu a estrutura curricular do Curso de Pedagogia até a promulgação da Lei nº 9394/96.

É CORRETO o que se afirma apenas em




Questão 4

A resolução CNE/CP nº1, de 18 de fevereiro de 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da
Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
Analise as proposições e coloque V (para verdadeiro) e F (para falso), em relação ao que se levará em conta na organização institucional da formação dos professores, a serviço do desenvolvimento de competências (Art. 7º da Resolução CNE/CPnº1, de 18 de fevereiro de 2002).

( ) Aformação deverá ser realizada em processo autônomo, em curso de licenciatura plena, numa estrutura com identidade própria.
( ) As instituições de formação trabalharão em interação sistemática com as escolas de educação básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados.
( ) As instituições construirão direção e colegiados próprios, que articulem com outras instituições a fim de unificarem os seus projetos pedagógicos e, a partir do projeto, tomem as decisões sobre organização institucional e sobre as questões administrativas.
( ) As escolas de formação devem funcionar independentemente da existência de recursos pedagógicos como biblioteca, laboratórios, videoteca, entre outros, além de recursos de tecnologias da informação e da comunicação. Tal medida é necessária para que os estados mais pobres da Federação garantam a formação dos seus professores.

Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.




Questão 5

De acordo com o artigo 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, espera-se o cumprimento de certas obrigações. Sobre algumas destas obrigações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo inegociável de cinco anos.
( ) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.
( ) Acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 6

Sobre Educação a Distância, podemos afirmar que:

I- é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
II- as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.
III- a primeira geração de Educação a Distância no Brasil foi caracterizada pelos cursos por correspondência.
IV- o credenciamento de instituição para a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.
V- a tecnologia está totalmente integrada na Educação a Distância. Os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet.

Estão CORRETASapenas as afirmativas




Questão 7

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015).
No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.
II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.
III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.
IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.
V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas




Questão 8

Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:




Questão 9

“A nova sociedade será uma sociedade do conhecimento. O conhecimento será seu principal recurso, e os trabalhadores do conhecimento constituirão o grupo dominante da força de trabalho.” (Drucker, 1993, p. 125.)

Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo numa instituição educativa, analise as afirmativas a seguir:

I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto institucional.
II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.
III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da instituição educacional de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas, com o olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela equipe gestora quanto ao aprendizado dos estudantes.
IV. Capacitar funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções.
V. Elaborar projetos pedagógicos de curso - PPC para serem coordenados pelos professores de cada área de conhecimento.

Estão CORRETAS, apenas,




Questão 10

No Título I - Disposições Preliminares do Estatuto do Idoso tem-se no Art. 3º que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. No parágrafo único, do mesmo artigo, estão dispostos os aspectos que compreendem a garantia de prioridade. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
( ) Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos.
( ) Garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social local, regional, nacional e internacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




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Um comentário

  1. Beatriz
    Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo: IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, isso está incorreto , na modalidade EJA no ensino médio , não na modalidade normal.

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