Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo, que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e das abordagens a serem utilizados aos objetivos e às condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens sobre o comportamento humano para a escolha e melhor condução dos trabalhos numa instituição educacional, analise as afirmativas abaixo:

I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.
II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.
III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.
IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações, porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Nesse paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos a responsabilidade pela organização social.
V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande ser, determinado pelas mudanças sociais.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas




Questão 2

Quanto ao previsto para a Segurança do Paciente, segundo a RDC nº 63/2011, o serviço de saúde deve estabelecer estratégias e ações voltadas para Segurança do Paciente. Sobre tais estratégias, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Mecanismos de identificação do paciente e orientações para a higienização das mãos.
( ) Ações de prevenção e controle de eventos adversos relacionada à assistência à saúde, mecanismos para garantir segurança cirúrgica e orientações para administração segura de medicamentos, sangue e hemocomponentes.
( ) Mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes, mecanismos para a prevenção de úlceras por pressão e orientações para estimular a participação do paciente na assistência prestada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 3

A Portaria nº 198/GM em 13 de fevereiro de 2004 institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Quanto à composição de Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Gestores estaduais e municipais de saúde e de educação e instituições de ensino com cursos na área da saúde.
( ) Escolas técnicas, escolas de saúde pública e demais centros formadores das secretarias estaduais ou municipais de saúde e núcleos de saúde coletiva.
( ) Hospitais de ensino e serviços de saúde, estudantes da área de saúde, excetuando-se trabalhadores de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 4

No Título II - Dos Direitos Fundamentais, Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde do ECA/1990 temse no artigo 11 que é assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
II. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.
III. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, excetuando-se as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.




Questão 5

Quanto aos três eixos previstos nas articulações realizadas, dentro de cada contexto de especificidade das coordenações do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, assinale a alternativa correta.




Questão 6

Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem:




Questão 7

De acordo com o artigo 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, espera-se o cumprimento de certas obrigações. Sobre algumas destas obrigações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo inegociável de cinco anos.
( ) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.
( ) Acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 8

O norte-americano J. B. Skinner (1904-1990), com suas raízes fincadas no funcionalismo, enfatiza a importância do rigor metodológico e da experimentação no processo de conhecimento dos fenômenos. Apesar de não ter sido o fundador do behaviorismo, tarefa realizada por J. B. Watson (1878- 1958), Skinner é o responsável pela ampliação dessa concepção ao propor e construir o behaviorismo radical.
Sobre esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta.




Questão 9

Segundo Zabala (1998), para uma boa aprendizagem são necessários um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade. Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um papel:




Questão 10

Segundo Libâneo (200S), a oferta de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e com as seguintes características:




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Beatriz
    Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo: IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, isso está incorreto , na modalidade EJA no ensino médio , não na modalidade normal.

Deixe uma resposta