Simulado de concurso para Pedagogo Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo, que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras. Questão 1O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e das abordagens a serem utilizados aos objetivos e às condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens sobre o comportamento humano para a escolha e melhor condução dos trabalhos numa instituição educacional, analise as afirmativas abaixo: I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados. II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações. III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio. IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações, porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Nesse paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos a responsabilidade pela organização social. V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande ser, determinado pelas mudanças sociais. Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas A) I e III. B) II, IV e V. C) I, II, IV e V. D) I, II e III. E) II, III e V. Questão 2Quanto ao previsto para a Segurança do Paciente, segundo a RDC nº 63/2011, o serviço de saúde deve estabelecer estratégias e ações voltadas para Segurança do Paciente. Sobre tais estratégias, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Mecanismos de identificação do paciente e orientações para a higienização das mãos. ( ) Ações de prevenção e controle de eventos adversos relacionada à assistência à saúde, mecanismos para garantir segurança cirúrgica e orientações para administração segura de medicamentos, sangue e hemocomponentes. ( ) Mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes, mecanismos para a prevenção de úlceras por pressão e orientações para estimular a participação do paciente na assistência prestada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. A) F, V, F B) V, V, V C) V, V, F D) F, F, V E) V, F, F Questão 3A Portaria nº 198/GM em 13 de fevereiro de 2004 institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Quanto à composição de Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Gestores estaduais e municipais de saúde e de educação e instituições de ensino com cursos na área da saúde. ( ) Escolas técnicas, escolas de saúde pública e demais centros formadores das secretarias estaduais ou municipais de saúde e núcleos de saúde coletiva. ( ) Hospitais de ensino e serviços de saúde, estudantes da área de saúde, excetuando-se trabalhadores de saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. A) F, V, F B) F, V, V C) V, V, F D) F, F,V E) V, F, F Questão 4No Título II - Dos Direitos Fundamentais, Capítulo I - Do Direito à Vida e à Saúde do ECA/1990 temse no artigo 11 que é assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação. II. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário. III. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, excetuando-se as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente. A) Apenas a afirmativa I está correta B) Apenas a afirmativa II está correta C) Apenas a afirmativa III está correta D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas E) As afirmativas I, II e III estão corretas Questão 5Quanto aos três eixos previstos nas articulações realizadas, dentro de cada contexto de especificidade das coordenações do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, assinale a alternativa correta. A) Pesquisa em formação, relações de trabalho e tecnologias aplicadas ao contexto organizacional B) Educação permanente, instituição de relações orgânicas entre formação de graduação e pós-graduação e, a atenção e gestão no SUS C) A profissionalização dos trabalhadores do ensino fundamental e médio, inserção nos serviços e a gestão social das políticas públicas de saúde D) Produção de conhecimento no interesse dos serviços, a pesquisa sobre tecnologias do cuidado e o desenho de bases locorregionais de planejamento E) Condução gerencial e estratégias fundamentais para a recomposição das práticas de ensino, gestão social e controle social em saúde Questão 6Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem: A) que as instituições de Educação Infantil devem garantir a antecipação de atividades de alfabetização e a introdução das primeiras noções de matemática trabalhadas no primeiro ano do Ensino Fundamental, para acelerar o processo de aprendizagem das crianças B) que as propostas pedagógicas para a pré-escola devem reproduzir rotinas e procedimentos comuns às classes do primeiro ano, para facilitar o ingresso das crianças ao Ensino Fundamental C) que a proposta pedagógica da Educação Infantil deve garantir condições e procedimentos adequados visando a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sem a necessidade de antecipar conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental D) a retenção da criança na pré-escola, caso ela não demonstre um amadurecimento desejável para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental Questão 7De acordo com o artigo 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, espera-se o cumprimento de certas obrigações. Sobre algumas destas obrigações, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo inegociável de cinco anos. ( ) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente. ( ) Acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. A) F, V, V B) V, V,V C) F, V, F D) V, F,V E) V, F, F Questão 8O norte-americano J. B. Skinner (1904-1990), com suas raízes fincadas no funcionalismo, enfatiza a importância do rigor metodológico e da experimentação no processo de conhecimento dos fenômenos. Apesar de não ter sido o fundador do behaviorismo, tarefa realizada por J. B. Watson (1878- 1958), Skinner é o responsável pela ampliação dessa concepção ao propor e construir o behaviorismo radical. Sobre esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta. A) O denominado behaviorismo radical de Skinner enfatiza o comportamento humano como objeto de estudo, valorizando os comportamentos observáveis do organismo, reconhecendo a existência de comportamentos encobertos como os pensamentos, sentimentos, cognições, sonhos, etc., denominando-os como eventos que ocorrem por de baixo da pele humana B) A ciência skinneriana assenta-se no conceito do comportamento operante, que é reconhecido como uma classe de respostas definida pelas relações funcionais do comportamento com suas consequências, com o estado de motivação e com as condições ambientais presentes no momento em que a resposta ocorre C) O behaviorismo radical, ao enfatizar o conceito operante, entende que o indivíduo está submetido às condições do ambiente, pois as consequências de seus comportamentos são determinações externas a ele D) O controle ambiental antecedente é sempre essencialmente indutor de alterações de frequência das respostas; sua designação técnica estímulo-discriminativo e sua definição, a ocasião em que a resposta ocorre, excluem a ideia de algo que force a resposta a ocorrer E) O comportamento operante é uma ação do organismo nomeio e nãomeramente aquele eliciado pelos estímulos externos ao organismo, como acontece no comportamento reflexo Questão 9Segundo Zabala (1998), para uma boa aprendizagem são necessários um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade. Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um papel: A) estimulador de capacidades cognitivas isoladas em que os alunos estabeleçam todas as relações B) de disciplinador rigoroso em que os alunos não necessitem de sua ajuda em nenhum momento C) de detentor absoluto da fala, com os alunos desempenhando o papel de meros ouvintes D) motivador, que gere o autoconceito positivo dos alunos e a confiança destes em suas competências para enfrentar os desafios Questão 10Segundo Libâneo (200S), a oferta de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e com as seguintes características: A) turmas separadas das comuns, atendidas por professores especializados nas diversas deficiências B) uma escolarização integradora e de qualidade, em que o professor valorize mais o potencial do que a incapacidade dos educandos C) ensino baseado em educação a distância com metodologias centradas na criança D) ensino baseado nas dificuldades e diferenças, fundamentado na relação custo-benefício Tempo de simulado: Compartilhe! 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