Simulado de concurso para Coordenador Pedagógico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige ensino superior. Organizadoras: AMEOSC, FCC e outras.

Questão 1

Doenças e Prevenção, publicado em 2 de dezembro de 2021, (1) uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade nos Estados Unidos é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Numa transposição dessa prevalência para o Brasil, representaria aproximadamente 4,84 milhões de autistas no brasileira, dentro do contexto narrado, há alguns instrumentos que visam estruturar ações voltadas para a inclusão dessa parcela da população que aumenta consideravelmente ano a ano.

A Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Art 7º destaca as ações concernentes à recusa de matrícula de aluno com transtorno do espectro autista. De acordo com o referido artigo, que medida punitiva é aplicada quando o gestor escolar ou autoridade competente recusa a matrícula desse tipo de aluno?

Questão 2

Dentre as vertentes do planejamento escolar, há questões voltadas para a afetividade dentro das escolas, em que diversos teóricos compartilham de pensamentos tanto antagônicos quanto congruentes. A autora Valéria Amorim Arantes aborda esse assunto por meio de diferentes perspectivas e posicionamentos. No entanto, de uma maneira geral, alguns aspectos se destacam, sendo explicitados nas asserções subsequentes, com exceção da alternativa:

Questão 3

A avaliação do trabalho realizado pela escola pode ser feita de várias formas, definidas a partir da compreensão do conceito de avaliação. Dentre esses possíveis conceitos, Cappelletti (2001) apresenta a avaliação como sinônimo de mensuração. Essa concepção de avaliar como o ato de medir é demonstrada nas asserções seguintes, exceto:

Questão 4

Ao investigar o ensino da língua escrita na escola, na modalidade trabalho por projetos, Ana Camps apresenta como elementos comuns: preparação, realização e avaliação. Sobre o trabalho por projetos, é correto afirmar que

I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação.
II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.
III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las.
IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc.

Está correto o que se afirma APENAS em

Questão 5

A avaliação operacional é considerada, por Luckesi (2005), como um recurso subsidiário para a ação pedagógica, no acompanhamento do rendimento escolar. Compete ao professor o ato de decidir e investir na obtenção do que fora planificado. Para discutir como esse processo pode se efetivar, o autor elenca quatro recursos mediadores, destacados a seguir. Assinale a alternativa que não compreende um desses recursos.

Questão 6

A democratização, dentro da Gestão Escolar, requer a sistematização de estratégicas voltadas para esse fim. Nesse sentido, Delors (2001) destaca um princípio essencial por meio do qual é pautada a exigência democrática, qual seria esse princípio?

Questão 7

Experiências de estágio com crianças pequenas (bebês) narradas por Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss revelam o impacto sentido ao experimentar a docência na educação infantil. A síntese das reflexões produzidas pelas estagiárias aponta como aspectos relevantes

Questão 8

Há uma relação ínfima entre ambiente escolar e prazer de ensinar e aprender, sendo que algumas capacidades auxiliam a construção desse ambiente mais aprazível, devendo ser trabalhadas. Um desses exemplos são as capacidades cognoscitivas, que podem ser conceituada s, de acordo com José Carlos Libâneo, como:

Questão 9

Philippe Perrenoud em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar”, relaciona o que é fundamental saber para ensinar bem dentro de uma sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível para todos. Dentre as dez competências para ensinar estão:

( ) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
( ) Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
( ) Administrar a progressão das aprendizagens;
( ) Trabalhar a política nacional e estadual.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Questão 10

Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação que mais deve interessar ao professor na Educação Infantil, é aquela que

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta