Simulado de concurso para Coordenador Pedagógico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige ensino superior. Organizadoras: AMEOSC, FCC e outras.

Questão 1

A partir das expectativas de aprendizagem na Educação Infantil, considerando as linguagens midiáticas e os meios tecnológicos presentes nas instituições de educação infantil, o uso do computador nas escolas

Questão 2

Cecília Parra ao teorizar sobre o cálculo mental na escola primária apresenta como hipóteses didáticas:

I. O cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico.
II. As aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.
III. O trabalho de cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático.
IV. O cálculo mental reforça as aprendizagens comportamentais.
V. O cálculo mental como componente curricular promove a diminuição da confiança no papel do professor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Questão 3

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a

Questão 4

Imbernón (2002) explana sobre a necessária redefinição da docência como profissão. Os aspectos abordados pelo autor auxiliam a com preensão da dimensão social e política do papel desempenhado pelo professor e pelo gestor educacional. Sobre a perspectiva proposta pelo autor, é pertinente afirmar, exceto:

Questão 5

Em nível municipal, o desenvolvimento de uma Política de Educação Infantil, em conformidade com a legislação nacional, demanda, dentre outras, as seguintes ações pelas Secretarias Municipais de Educação, exceto:

Questão 6

A avaliação operacional é considerada, por Luckesi (2005), como um recurso subsidiário para a ação pedagógica, no acompanhamento do rendimento escolar. Compete ao professor o ato de decidir e investir na obtenção do que fora planificado. Para discutir como esse processo pode se efetivar, o autor elenca quatro recursos mediadores, destacados a seguir. Assinale a alternativa que não compreende um desses recursos.

Questão 7

Doenças e Prevenção, publicado em 2 de dezembro de 2021, (1) uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade nos Estados Unidos é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Numa transposição dessa prevalência para o Brasil, representaria aproximadamente 4,84 milhões de autistas no brasileira, dentro do contexto narrado, há alguns instrumentos que visam estruturar ações voltadas para a inclusão dessa parcela da população que aumenta consideravelmente ano a ano.

A Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Art 7º destaca as ações concernentes à recusa de matrícula de aluno com transtorno do espectro autista. De acordo com o referido artigo, que medida punitiva é aplicada quando o gestor escolar ou autoridade competente recusa a matrícula desse tipo de aluno?

Questão 8

O Poder Público trabalha a integração do indivíduo nos mais variados contextos, dentre eles: o escolar. São regulamentadas ações voltadas para o atendimento aos direitos estabelecidos constitucionalmente. Um exemplo é o Decreto n. 6.949 que promulga a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. No Artigo 24, são abordadas especificamente as regulamentações pertinentes à Educação, demonstradas a seguir, exceto:

Questão 9

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a

Questão 10

Dentro do contexto escolar, percebe - se inúmeras situações que geram conflitos, independentemente, dos sujeitos envolvidos. Assim, é importante discernir a amplitude literatura, encontra - Conflito Escolar: da Classificação dos Conflitos aos Modelos de Mediação, de Álvaro Chrispino, que faz uma abordagem conceitual e prática sobre o tema. Assinale a alternativa que vai de encontro à perspectiva apresentada pelo autor.

Tempo de simulado: