Simulado de concurso para Agente Comunitário de Saúde

Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com exigência do Ensino Fundamental (em alguns casos, até Ensino Médio). Organizadoras: AMEOSC, INAZ do Pará, Máxima Auditores, Crescer Consultorias e MS Concursos.

Questão 1

Em uma visita domiciliar, Dona Tereza queixou-se ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) ter notado algumas manchas esbranquiçadas em sua pele, com alterações de sensibilidade (formigamentos, câimbras e dormência). Esta paciente deve ser encaminhada para a Unidade Básica de Saúde devido a suspeita de:




Questão 2

Trabalhar no território implica um processo de coleta e sistematização de dados identificados por meio do cadastramento, e devem ser interpretados e atualizados periodicamente pela equipe. Entre esses dados podemos citar, EXCETO:




Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais importâncias do aleitamento materno:




Questão 4

São orientações a serem dadas sobre os cuidados com o bebê no banho, EXCETO:




Questão 5

O Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. De acordo com esse Decreto, responda às próximas três questões.

Baseado no art. 2º do referido Decreto, relacione a Coluna A com a B e assinale a alternativa correta.
Coluna A

(1) Região de Saúde
(2) Portas de Entrada
(3) Rede de Atenção à Saúde

Coluna B

( ) Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.
( ) Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS.
( ) Serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS.




Questão 6

Para o cumprimento da tarefa de promoção e proteção da saúde, o Sistema Único de Saúde se organiza de acordo com alguns princípios. Leia as alternativas e assinale a alternativa que corresponde a cada um dos princípios em sequência, de acordo com a Lei que regulamenta o SUS.

I. Todos os cidadãos têm direito à consulta, internações e tratamentos nos serviços de saúde, públicos ou privados, contratados pelo gestor do SUS.

II. Garante a oferta necessária aos indivíduos e à coletividade, independente das condições econômicas, da idade, do sexo, do local de moradia, aos serviços e ações de promoção à saúde, de prevenção de doenças, de tratamento e reabilitação.

III. Promove a justiça social canalizando maior atenção aos que mais necessitam, fazendo diferença das necessidades de cada um.

IV. O sistema de saúde se organiza em uma única direção, com um único gestor em cada esfera de governo.

V. Forma de organizar os serviços e ações de saúde de forma a atender as diferentes necessidades de saúde da população.




Questão 7

Atualmente a Dengue é uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social. Sobre a doença, é INCORRETO afirmar que:




Questão 8

É uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente ao tossir, espirrar ou falar em voz alta. Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção e o risco de desenvolver a doença. Esta doença é prevenida através da vacinação, sendo denominada de:




Questão 9

A doença de chagas é uma das consequências da infecção humana produzida pelo protozoário flagelado Trypanossoma cruzi que penetra na corrente sanguínea do homem depois da picada do inseto (barbeiro) que é seu vetor. Dentre os reservatórios do protozoário podemos citar, EXCETO:




Questão 10

São consideradas atividades do Agente Comunitário de Saúde, na sua área de atuação, exceto o que consta em qual dos itens seguintes?

I - a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade;
II - a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva;
III - o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;
IV - o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;
V - a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família;
VI - prevenção e controle de doenças e promoção da saúde.




Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Délcia Simone
    #QT-1315 por favor rever resultado pois conforme guia prático do ACS...crianças acima de 2,5 kg possuem bom Peso e tem sim...menos chance de adquirirem doenças do q as q nascem abaixo deste peso
  2. Concy
    Obrigado por este simulados ! Muito otimo
  3. Andreza
    VI - prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. pela minha conclusão você: previne mas não pode controlar a doenças .
  4. Andreza
    #QT-1535 Não concordo com esta resposta,que fazemos sim orientação e incentivo do preventivo e exame das mamas,muitas das vezes até ensinamos.
  5. Patricia
    Por favor reveja a questão sobre a visita de puerpério, são ações de 5º dia a resposta que vocês julgaram correta é 10º dia, trabalho com isso há anos e na enfermagem padrão também é considerado esse tempo.
  6. Tatiane
    #QT-1315 Por favor revisem essa questão, pois nela consta como a correta a letra D, que seria segundo o enunciado situação incorreta, só que pelo que já estudei, pode sim um bebê perder peso nos primeiros dias de vida, e pela resposta que consideram como correta, está considerando que essa situação não ocorre.

Deixe uma resposta