Questões de Português - Simulado de Concurso

Confira uma seleção de questões de Português que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, Fundação Cesgranrio, Orhion Consultoria, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, Objetiva Concursos e outras.

Questão 1

“Os alunos preparam-se para cantar o hino nacional”. O termo que substitui adequadamente a palavra “alunos” no enunciado acima é

Questão 2

A vírgula foi usada com o objetivo de separar o aposto no seguinte exemplo:

Questão 3

A concordância da palavra destacada foi realizada de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:

Questão 4

Considere o período e as afirmativas a seguir.

A cerimônia que compareci, foi bem planejada pelos organizadores, onde todos os elementos estavam harmoniosos.

I. A vírgula depois do verbo “compareci” está incorreta, pois separa o sujeito do predicado.
II. Há um problema de regência: o correto seria “a cerimônia à que compareci”.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 5

Assinale a alternativa na qual o hífen foi utilizado de forma INCORRETA

Questão 6

Analise a frase: “Você acredita que nossos destinos são controlados pelas estrelas?” e as afirmativas a seguir.

I. Podemos encontrar, no período, um verbo em voz ativa e outro em voz passiva.
II. “Pelas estrelas” atua sintaticamente como complemento verbal.
III. “nossos destinos” é um sujeito do tipo paciente.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Questão 7

Leia o trecho a seguir.

“Nesse contexto, a assistência pediátrica de qualidade tem de ser vista como prioridade, pois se ocupa fundamentalmente daqueles que, mais que todos, precisam de uma sociedade que respeite a cidadania.”

A conjunção destacada confere a esse trecho uma ideia de:

Questão 8

Em “... no ser humano, o DNA principal, que fica no núcleo celular, é uma mistura...”, o pronome relativo pode ser substituído, sem alteração de sentido ou incorreção gramatical, por:

Questão 9

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Mesmo tendo ________________ a conta, o cliente teve a sua assinatura cancelada.
II. Até ontem à noite, as mercadorias não tinham________________.
III. Eu deveria ter ____________ o pen drive.

Questão 10

A única oração que admite uso de crase é:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

14 comentários

  1. Joyce
    #QT-4108 I-Correto. Podemos encontrar, no período, um verbo em voz ativa (acredita) e outro em voz passiva (controlados). II-Incorreto. “Pelas estrelas” atua sintaticamente como agente da passiva. III. Correto. “nossos destinos” é um sujeito do tipo paciente, pois sofre passivamente o controle, isto é, “nossos destinos são controlados”. Gabarito letra C
  2. Rhuana
    #QT-56 Perdão, não compreendi. Como a resposta correta pode ser aquela que diz que com o passar do tempo, o que a sociedade acha que o que faz uma mulher bonita não sofreu transformações? Como descrito no texto, em um período, beleza era associada à opulência, gordura. Em outro período, mais recente, a magreza exagerada era considerada o padrão de beleza. Nos tempos de hoje, mulheres de músculos mais definidos e desenhados são consideradas mais bonitas. Alguém pode explicar essa questão?
    • Genilson
      #QT-1039 Algumas coisas aqui são incoerentes.
    • Lucas
      Rhuana, creio que essa relação que o texto faz quer dizer que na verdade a sociedade nunca alcança o padrão de beleza "ideal". A mulher deve ser assim e assim, mas nesse meio tempo uma moça alta e magra sem muitos detalhes relevantes acaba tornando-se bonita aos olhos da sociedade e outros reprovam. Então nunca atingimos o padrão imposto pela sociedade mas fazemos algo diferente. Como dito no texto "reflete o espírito do nosso tempo. De certo modo, pelo exagero" ou alguma outra coisa, ou seja, acompanhamos a moda do momento talvez... Aquela imagem que temos sobre a mulher bela não se transformou, apenas abriu novos estilos como acontece com a arte e virou tudo, menos o padrão que imaginamos...KKKKK deve ser isso.
  3. Genilson
    #QT-1039 acertei a questão e mesmo assim mostra que errei a mesma. Está escrito "esta você errou", mas a correção marcou a mesma questão que selecionei e mesmo assim diz que estou errado. Marquei letra E, a correção também marcou a letra E e o resultado foi que eu errei. Kkkk
    • Lucas
      Basicamente é só ver a preposição que mais se adequa... Depois de tanto tempo no mar, estava desejoso ___ pisar em terra firme. Depois de tanto tempo no mar, ele estava com desejo (de) pisar em terra firme. kkk regência nominal é fogo..
  4. Nayra
    #QT-4334 Queria uma explicação sobre essa questão se possível.
    • Lucas
      Então Nayra, nessa questão a palavra tecnológicos é proparoxítona "Tec-no-ló-gi-cos". Por este motivo a resposta B) é a correta. Há outras com essa regra, mas devemos levar em conta que não confere o hiato e a paroxítona como nas demais alternativas, então vamos em busca apenas da proparoxítona. A) Errado, pois, "fá-cil" é paroxítona; B) Certo, pois, "sa-té-li-tes, al-tís-si-mos, ví-ti-mas" são proparoxítonas; C) Errado, pois, "fo-tos-sín-te-se, a-tra-í-dos, do-mí-nio" proparoxítona, hiato, paroxítona; D) Errado, pois, "sa-ú-de, pos-sí-vel, bi-o-ló-gi-cos" hiato, paroxítona, proparoxítona; Espero ter ajudado um pouquinho. :)

Deixe uma resposta