Questões de Português - Simulado de Concurso

Confira uma seleção de questões de Português que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: FUNDAÇÃO CESGRANRIO e outras.

Questão 1

Clara dos Anjos
Lima Barreto

O carteiro Joaquim dos Anjos não era homem de serestas e serenatas, mas gostava de violão e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que já foi muito estimado, não o sendo tanto atualmente como outrora. Acreditava-se até músico, pois compunha valsas, tangos e acompanhamentos para modinhas. Aprendera a “artinha” musical na terra de seu nascimento, nos arredores de Diamantina, e a sabia de cor e salteado; mas não saíra daí. Pouco ambicioso em música, ele o era também nas demais manifestações de sua vida. Empregado de um advogado famoso, sempre quisera obter um modesto emprego público que lhe desse direito à aposentadoria e ao montepio, para a mulher e a filha. Conseguira aquele de carteiro, havia quinze para vinte anos, com o qual estava muito contente, apesar de ser trabalhoso e o ordenado ser exíguo. Logo que foi nomeado, tratou de vender as terras que tinha no local de seu nascimento e adquirir aquela casita de subúrbio, por preço módico, mas, mesmo assim, o dinheiro não chegara e o resto pagou ele em prestações. Agora, e mesmo há vários anos, estava de plena posse dela. Era simples a casa. Tinha dois quartos, um que dava para a sala de visitas e outro, para a de jantar. Correspondendo a um terço da largura total da casa, havia, nos fundos, um puxadito que era a cozinha. Fora do corpo da casa, um barracão para banheiro, tanque, etc; e o quintal era de superfície razoável, onde cresciam goiabeiras maltratadas e um grande tamarindeiro copado. A rua desenvolvia-se no plano, e, quando chovia, encharcava que nem um pântano; entretanto, era povoada e dela se descortinava um lindo panorama de montanhas que pareciam cercá-la de todos os lados, embora a grande distância. Tinha boas casas a rua. Havia até uma grande chácara de outros tempos com aquela casa característica de velhas chácaras de longa fachada, de teto acaçapado, forrada de azulejos até a metade do pé-direito, um tanto feia, é fato, sem garridice¹, mas casando-se perfeitamente com as anosas² mangueiras, com as robustas jaqueiras e com todas aquelas grandes e velhas árvores que, talvez, os que as plantaram não tivessem visto frutificar.

1- Brilho, elegância.
2- Velhas.

( COUTINHO, Afrânio., 4ª ed. vol. I RJ: EDLE, 1970, págs. 248/249.) Clara dos Anjos. In Antologia Brasileira de Literatura.

Após a leitura do texto, depreendemos que:

Questão 2

Assinale a alternativa cujo conteúdo está totalmente de acordo com as regras de concordância (verbal e/ou nominal)
instituídas pela gramática normativa da língua portuguesa.

Questão 3

Em “no escritório transformo o mundo com telefonemas, projetos e papéis.”, empregando-se o verbo em destaque na voz passiva pronominal, tem-se: “no escritório transforma-se o mundo com telefonemas, projetos e papéis.”

Essa transformação confere ao trecho um caráter

Questão 4

A vírgula foi usada com o objetivo de separar o aposto no seguinte exemplo:

Questão 5

Assinale a alternativa em que presença/ausência da crase está empregada de forma INCORRETA:

Questão 6

Assinale a alternativa em que a concordância está correta.

Questão 7

Marcar C para as frases com concordância nominal ou verbal Certa, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • ( ) Devem fazer horas que estou esperando o resultado do exame.
  • ( ) Hajam vista as reações, o comentário do professor foi infeliz para o momento.
  • ( ) Queremos que as questões da prova sejam o mais fáceis possível.
  • ( ) Choveu ofertas nas lojas de eletrodomésticos.

Questão 8

Analise as afirmativas a seguir:

I – A vogal tônica do hiato formado com ditongo crescente perde o acento agudo.
II – Os ditongos abertos “éi” e “ói”, em palavras oxítonas, perdem o acento agudo.
III – As palavras homônimas não perderam o acento diferencial de timbre ou tonicidade.
IV – As palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo.
V – A reforma aceita dupla grafia em determinadas palavras se elas forem pronunciadas tal qual são escritas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

A emergência da sociedade da informação está associada a um conjunto de profundas transformações ocorridas desde as últimas duas décadas do século XX. Tais mudanças ocorrem em dimensões distintas da vida humana em sociedade, as quais interagem de maneira sinérgica e confluem para projetar a informação e o conhecimento como elementos estratégicos, dos pontos de vista econômico-produtivo, político e sociocultural.

A sociedade da informação caracteriza-se pela crescente utilização de técnicas de transmissão, armazenamento de dados e informações a baixo custo, acompanhadas por inovações organizacionais, sociais e legais. Ainda que tenha surgido motivada por um conjunto de transformações na base técnico-científica, ela se investe de um significado bem mais abrangente.

LEGEY L.-R.; ALBAGLI, S. Disponível em: wwwdgz.org.br. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

O mundo contemporâneo tem sido caracterizado pela crescente utilização das novas tecnologias e pelo acesso à informação cada vez mais facilitado. De acordo com o texto, a sociedade da informação corresponde a uma mudança na organização social porque

Questão 10

Considere o período e as afirmativas a seguir.

A cerimônia que compareci, foi bem planejada pelos organizadores, onde todos os elementos estavam harmoniosos.

I. A vírgula depois do verbo “compareci” está incorreta, pois separa o sujeito do predicado.
II. Há um problema de regência: o correto seria “a cerimônia à que compareci”.

Estão corretas as afirmativas:

Tempo de simulado:
Informar problema Carregando...

Deixe uma resposta