Questões de Português - Simulado de Concurso

Confira uma seleção de questões de Português que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos. Organizadoras: FUNDAÇÃO CESGRANRIO e outras.

Questão 1

A figura de linguagem usada quando se substitui uma palavra ou expressão considerada cruel ou ofensiva por outra mais agradável se chama:

Questão 2

A única oração que admite uso de crase é:

Questão 3

A vírgula foi usada com o objetivo de separar o aposto no seguinte exemplo:

Questão 4

Considere o período e as afirmativas a seguir.

A cerimônia que compareci, foi bem planejada pelos organizadores, onde todos os elementos estavam harmoniosos.

I. A vírgula depois do verbo “compareci” está incorreta, pois separa o sujeito do predicado.
II. Há um problema de regência: o correto seria “a cerimônia à que compareci”.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 5

Assinale a alternativa na qual o hífen foi utilizado de forma INCORRETA

Questão 6

Assinale a opção em que a conjunção e mostra valor de consequência.

Questão 7

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Ave símbolo da Argentina, os ______________ são aqueles pássaros que conseguem manipular barro, construindo ninhos nos troncos das árvores.

Questão 8

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE quanto à concordância nominal:

Usava um cachecol e uma jaqueta __________, mas carregava na mão __________ corrente e relógio.

Questão 9

Clara dos Anjos
Lima Barreto

O carteiro Joaquim dos Anjos não era homem de serestas e serenatas, mas gostava de violão e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que já foi muito estimado, não o sendo tanto atualmente como outrora. Acreditava-se até músico, pois compunha valsas, tangos e acompanhamentos para modinhas. Aprendera a “artinha” musical na terra de seu nascimento, nos arredores de Diamantina, e a sabia de cor e salteado; mas não saíra daí. Pouco ambicioso em música, ele o era também nas demais manifestações de sua vida. Empregado de um advogado famoso, sempre quisera obter um modesto emprego público que lhe desse direito à aposentadoria e ao montepio, para a mulher e a filha. Conseguira aquele de carteiro, havia quinze para vinte anos, com o qual estava muito contente, apesar de ser trabalhoso e o ordenado ser exíguo. Logo que foi nomeado, tratou de vender as terras que tinha no local de seu nascimento e adquirir aquela casita de subúrbio, por preço módico, mas, mesmo assim, o dinheiro não chegara e o resto pagou ele em prestações. Agora, e mesmo há vários anos, estava de plena posse dela. Era simples a casa. Tinha dois quartos, um que dava para a sala de visitas e outro, para a de jantar. Correspondendo a um terço da largura total da casa, havia, nos fundos, um puxadito que era a cozinha. Fora do corpo da casa, um barracão para banheiro, tanque, etc; e o quintal era de superfície razoável, onde cresciam goiabeiras maltratadas e um grande tamarindeiro copado. A rua desenvolvia-se no plano, e, quando chovia, encharcava que nem um pântano; entretanto, era povoada e dela se descortinava um lindo panorama de montanhas que pareciam cercá-la de todos os lados, embora a grande distância. Tinha boas casas a rua. Havia até uma grande chácara de outros tempos com aquela casa característica de velhas chácaras de longa fachada, de teto acaçapado, forrada de azulejos até a metade do pé-direito, um tanto feia, é fato, sem garridice¹, mas casando-se perfeitamente com as anosas² mangueiras, com as robustas jaqueiras e com todas aquelas grandes e velhas árvores que, talvez, os que as plantaram não tivessem visto frutificar.

1- Brilho, elegância.
2- Velhas.

( COUTINHO, Afrânio., 4ª ed. vol. I RJ: EDLE, 1970, págs. 248/249.) Clara dos Anjos. In Antologia Brasileira de Literatura.

Após a leitura do texto, depreendemos que:

Questão 10

“Os alunos preparam-se para cantar o hino nacional”. O termo que substitui adequadamente a palavra “alunos” no enunciado acima é

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta