Exército abre concurso para 1.100 vagas na ESA

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) e por intermédio da Escola de Sargentos das Armas (ESA), anunciou a abertura de Concurso Público para Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral, Música e Saúde, com início em fevereiro de 2022 e término em dezembro de 2023.

Vagas Concurso ESA 2021

São ofertadas um total de 1.100 oportunidades, sendo 1.000 vagas na área Geral, das quais 900 são para homens e 100 para mulheres; 45 para área de Música; e 55 na área da Saúde.


Na área Geral estão disponíveis as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto Material Bélico – Manutenção de Armamento Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação- Manutenção.

Já na área de Música estão disponíveis oportunidades para alunos dos seguintes instrumentos: Clarineta em MIB/Clarineta em SIB, Flauta em Dó/Flautim em Dó, Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB, Saxofone em MIB/Saxofone em SIB, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda, Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara), Trompa em Fá, Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB e Tuba em MIB/Tuba em SIB.

Por fim, na área da Saúde, as chances são para Sargentos da Saúde, no curso de Técnico em Enfermagem.

Para todas as áreas, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio em Estb Ens reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria; se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o CA, somente será habilitado à matrícula se comprovar a conclusão do Ensino Médio, na apresentação na Unidade Escolar Tecnológica do Exército (UETE), conforme a legislação em vigor.

Inscrição Concurso ESA 2021

As inscrições serão feitas no período de 07 de abril a 04 de maio de 2021, apenas pelo site do Exército – www.esa.eb.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 95,00.

Provas do concurso ESA

O concurso será composto de Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos; Prova de redação, de caráter eliminatório; Inspeção de Saúde (IS) de caráter eliminatório; Exame de Aptidão Física (EAF) de caráter eliminatório; Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório, para a área de Música.

A prova objetiva (Exame Intelectual) está marcada para o dia 03 de outubro de 2021, das 13h às 17h, nas cidades seguintes: Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, Uberlândia-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Taubaté-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Uruguaiana-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, São Luís-MA, Belém-PA, Macapá-AP e Marabá-PA.

Carregando...