Polícia Civil-SP abre concurso com 1.600 vagas de Escrivão

O escrivão tem o total de vencimentos a partir de R$ 3.931,18

A Polícia Civil do Estado de São Paulo publicou edital de novo concurso público para o provimento de cargos vagos na carreira de Escrivão de Polícia – EP1/2022. São ofertadas um total de 1.600 oportunidades, reservando-se o percentual de 5%, ou seja, 80 vagas, às pessoas com deficiência.

As oportunidades são para a capital (373 vagas) a Demacro (258 vagas no Depto. de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) e os seguintes Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter): São José dos Campos (120 vagas), Campinas (169), Ribeirão Preto (96), Bauru (72), São José do Rio Preto (57), Santos (146), Sorocaba (87), Presidente Prudente (52), Piracicaba (113) e Araçatuba (57).


As inscrições ficarão abertas, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), no período das 10 horas de 3 de março às 23 horas e 59 minutos de 1 de abril de 2022 (horário de Brasília). A taxa custará R$ 105,50.

O concurso será realizado em 5 fases, a saber: prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e prova de títulos, de caráter classificatório.

A prova preambular terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 22 de maio de 2022, no período da manhã, nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba.

São atribuições inerentes ao exercício do cargo de Escrivão de Polícia aquelas previstas no Sistema Único de Cadastro de Cargos e Funções-Atividades (SICAD) da Unidade Central de Recursos Humanos do Estado de São Paulo (UCRH), sem prejuízo de outras a elas relacionadas ou delas decorrentes: secretariar a elaboração de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, autos de prisão em flagrante, inquéritos policiais, processos, sindicâncias, apurações e demais peças e documentos de polícia judiciária, 4 físicos, digitais e/ou de sistemas de tecnologia de informação, sob a presidência do Delegado de Polícia, além das funções previstas na Portaria DGP-30, de 14 de novembro de 2012 e na Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo (Lei Complementar nº 207/1979); responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas; portar arma de fogo enquanto integrante da Polícia Civil (Lei nº 10.826/2003, art. 6º, II); atuar com possibilidade de exposição a situações de risco.

Edital Concurso PC-SP 2022Confira aqui