Início»Sudeste»São Paulo»Polícia Militar (SP) abre concurso para 221 vagas de Oficial PM

Polícia Militar (SP) abre concurso para 221 vagas de Oficial PM

O edital de abertura foi publicado nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado.

Mais oportunidades no Estado de São Paulo. A Polícia Militar – PMSP acabou de divulgar o edital de abertura do concurso público Nº DP-2/321/17, com vistas ao provimento de 221 cargos de Aluno-Oficial PM e o consequente ingresso no Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Curso de Formação de Oficiais – CFO), destinados a candidatos do sexo masculino e feminino.

O ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no QOPM, se dá com o provimento no cargo inicial de Aluno-Oficial PM e consequente admissão no Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10h00 de 27 de setembro às 23h59 de 26 de outubro de 2017. A taxa de participação custa R$ 130,00.

O concurso público será composto das seguintes etapas:

  • Exames de Conhecimentos, que serão divididos em: Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático constante no “Anexo B”; Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
  • Exames de Aptidão Física (Capítulo IX), de caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo, bem como comprovar o requisito de inscrição constante do Capítulo II, subitem 1.4.
  • Exames de Saúde (Capítulo X), de caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato;
  • Exames Psicológicos (Capítulo XI), de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo;
  • Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade (Capítulo XII), de caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, quanto à compatibilidade para o exercício do cargo;
  • Análise de Documentos (Capítulo XIII), de caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para inscrição e para a posse, previstos no Capítulo II, subitens 1.1 ao 1.3 e 4.4 ao 4.7.

A Prova Objetiva (Parte I) tem data prevista para realização em 19 de novembro de 2017, no período da manhã, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba, sendo que o candidato deve escolher no ato da inscrição.

Confira apostilas para esse concurso.

Informe Erro