Início»Nordeste»Pernambuco»Bombeiros Militar (PE) abre concurso com 300 vagas de Praças

Bombeiros Militar (PE) abre concurso com 300 vagas de Praças

Com a organização do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE, através da sua Comissão de Concursos – CONUPE, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – CBMPE está promovendo o concurso público Nº 01/2017, para seleção de 300 candidatos que participarão da Segunda Etapa, o Curso de Formação e Habilitação de Praças.

Descrição Sumária das Atribuições

Aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças BM: Exercer atividade discente, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do Curso.

Soldado Bombeiro: Executar as tarefas inerentes ao cargo, sendo capaz de aplicar procedimentos de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar, realizar vistorias técnicas, e ser capaz de realizar tarefas variadas, reconhecendo as condições de segurança, a cena e a situação da ocorrência. Ter capacidade de utilizar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Requisitos Gerais: a) Ter a nacionalidade brasileira, e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal; b) Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino; c) Estar quite com as obrigações eleitorais; d) Não possuir antecedentes criminais; e) Estar em gozo de seus direitos civis e políticos; f) Ter conduta civil compatível com o cargo bombeiro militar, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social; g) Ter aptidão para a carreira militar do Estado, aferida através de exame de habilidades e conhecimentos, exames médicos, exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e o curso de formação profissional; e h) Não acumular cargos, empregos ou funções publicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.

Requisitos Específicos: a) Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecida nos moldes da legislação federal; b) Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos; c) Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B; e d) Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, das 00h00min01s do dia 30 de janeiro às 23h59mim59s do dia 26 de marco de 2017, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de boleto bancário a ser impresso ao final do procedimento de inscrição, nas Casas Lotéricas ou em qualquer instituição bancária, no valor de R$ 129,60.

O processo de seleção constará de quatro fases, sendo a primeira composta de Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. As outras fases constarão de Exames de Aptidão Física; Avaliação Psicológica; e Exames Médicos, todas de caráter eliminatório.

As Prova de Conhecimentos serão aplicadas no dia 28 de maio de 2017, em locais e horários que serão informados no Cartão de Inscrição.

Edital Concurso CBMPE 2017

Confira apostilas para esse concurso.

Informe Erro