Prefeitura de Santa Inês-MA oferece 17 vagas em processo seletivo 2021

O certame está sob responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA - FSADU.

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, no Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, lançou edital de realização do processo seletivo nº. 001/2021, destinado ao preenchimento de 17 vagas e formação de cadastro reserva, para a função de Agente Comunitário de Saúde.

O cargo de Agente de Saúde exige conclusão do Ensino Médio e residência na área da comunidade em que atua, desde a data da publicação do edital do processo seletivo. O salário mensal será de R$ 1.550,00.


As inscrições serão feitas a partir de 10:00h do dia 17 até às 17:00h do dia 27 de dezembro de 2021, via internet, por meio do site www.fsaduconcursos.org.br. Será cobrada uma taxa de R$ 80,00.

O processo de seleção constará de Prova Objetiva, a qual terá caráter eliminatório e classificatório. A Prova Objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 09 de janeiro de 2022. Os locais de sua realização serão divulgados no Período de Confirmação de Inscrição indicado no Calendário de Eventos, no site oficial do certame.

Edital de Abertura

DESCRIÇÃO SINTÉTICA DAS ATRIBUIÇÕES – Trabalhar em equipe de saúde, desenvolvendo ações que busquem a integração entre a equipe e a população adscrita à USB (Unidade Básica de Saúde). Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea, cadastrando todas as pessoas e mantendo os cadastros atualizados. Consolidar e analisar os dados obtidos pelo cadastramento. Participar da elaboração do plano de ação, sua implementação, avaliação e reprogramação permanente. Estimular a população para participar do planejamento, acompanhamento e avaliação das ações locais de saúde. Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos; de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares; de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, em conformidade com as diretrizes do SUS, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco. Notificar os serviços de saúde sobre as doenças que necessitam vigilância. Atuar no controle das doenças epidêmicas. Executar o controle das doenças diarreicas, prevenir doenças respiratórias, participar das ações de saneamento básico e melhoria do meio ambiente. Comunicar à USB da respectiva microárea os casos existentes de indivíduos ou grupos que necessitam de cuidados especiais, encaminhando as demandas de atendimento identificadas na população segundo critérios estabelecidos pela equipe de saúde. Estimular a comunidade a participar de programas sociais, que envolvam orientações e prevenção da violência intra e interfamiliar. Entre outros.