Polícia Militar-PB lança concurso para 30 vagas de Oficial

O vencimento mensal será de até R$ 7.791,20

A Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB) está promovendo o Concurso público N° 001/2021, para o Curso de Formação de Oficiais PM para o ano de 2022 – CFO PM/2022, com vistas ao provimento, ao final do curso, com aproveitamento, de 30 vagas para o cargo de Oficial da Polícia Militar.

As inscrições encontrar-se-ão abertas no período de 02 de agosto a 30 de agosto de 2021, sendo que para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmpb2021 e preencher formulário eletrônico. Será cobrada uma taxa de R$ 100,00.


Na pré-matrícula os candidatos deverão apresentar Certificado de conclusão do Ensino Médio (2º Grau) ou equivalente e Histórico Escolar, devendo entregar duas cópias autenticadas de cada um dos mesmos.

O concurso constará de:

  • 1ª Fase – Exame Intelectual, com provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 2ª Fase – Exame Psicológico, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV;
  • 3ª Fase – Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da PMPB;
  • 4ª Fase – Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da PMPB;
  • 5ª Fase – Avaliação Social, de caráter eliminatório, sob de responsabilidade da PMPB.

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada preferencialmente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, no estado da Paraíba/PB, na data provável de 31 de outubro de 2021, das 13h15min às 17h15min, segundo o horário de Brasília.

As atribuições de cada cargo são:

Cadete PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFO, conforme as Normas da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB) e o Regimento do Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

Aspirante a Oficial PM: Exercer atribuições inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

2º Tenente PM: Promover a Segurança Pública e a Defesa Social através de ações e operações policiais militares, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados, com atribuições de comandar pelotão, coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado, assessorar o comando, gerenciar recursos humanos e logísticos, participar do planejamento de ações e operações, desenvolver processos e procedimentos administrativos militares, atuar na coordenação da comunicação social, promover estudos técnicos e de capacitação profissional, proteger e preservar a vida dos cidadãos e garantir o pleno exercício dos seus direitos, dentre outras especificadas em normas.

Edital Concurso PMPB 2021Clique aqui

Carregando...