MCTI anuncia concurso para 814 vagas

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou a abertura de um novo concurso público com um total de 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador. As diretrizes, normas e procedimentos para o concurso foram publicados no Diário Oficial da União de quinta-feira (13), estabelecendo as oportunidades disponíveis e suas respectivas unidades de pesquisa.

De acordo com a Portaria 7.227, 676 vagas serão distribuídas entre as unidades de pesquisa, com destaque para o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Centro de Tecnologia Canavieira (Cetene), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Inma), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPP), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Instituto Nacional do Semiárido (InsaLNA), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg) e o Observatório Nacional (ON).


As vagas estão distribuídas entre diferentes cargos, com destaque para 296 vagas para analista em ciência e tecnologista, 265 para tecnologista e 253 para pesquisador. A Portaria 7.227 também ressalta que o número de vagas para o cargo de analista em ciência e tecnologia poderá sofrer uma variação de até 10% para mais ou para menos após a conclusão do levantamento dos perfis das unidades da Administração Central e da força de trabalho.

Além disso, a Portaria 7.228 estabelece que as demais 138 vagas de analista de tecnologia e ciência serão destinadas à Administração Central do MCTI. O documento fixa a data limite de 10 de setembro para a divulgação do edital contendo todas as informações sobre o concurso, incluindo requisitos, etapas de seleção e cronograma.