Detran-GO terá concurso público em 2024

O salário será de R$ 4.258

O governador do Estado de Goiás sancionou a criação de mil cargos de agentes de trânsito e examinadores para o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A nova lei, de número 22.512/2023, foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado, marcando um marco histórico ao permitir a realização do primeiro concurso da autarquia.

Apesar de ter sido criado em julho de 1980, o Detran-GO nunca promoveu qualquer certame até o momento. Atualmente, a maioria dos servidores da autarquia é composta por cargos comissionados e temporários.


A criação de um quadro próprio, aliada à estruturação da carreira, tem como objetivo principal ampliar a rede de atendimento da autarquia e aprimorar os processos relacionados à habilitação, educação de trânsito, fiscalização e engenharia. O salário inicial estabelecido para os agentes de trânsito e examinadores é de R$ 4.258.

Os cargos aprovados requerem nível superior em qualquer área de formação, com uma carga horária de 40 horas semanais. Existe a possibilidade de trabalho em finais de semana e feriados, conforme a demanda e o interesse público.

Uma das principais metas da administração é aumentar o número de bancas examinadoras, permitindo a realização dos serviços nos 246 municípios goianos. Essa medida visa proporcionar mais comodidade e eficiência para todos os cidadãos, evitando que precisem se deslocar de seus municípios para realizar as provas.