ANS realizará concurso para 35 vagas

O vencimento pode chegar à

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio de portaria publicada no Diário Oficial de hoje, autorizou a realização de um concurso público para o provimento de 35 cargos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Saúde (ANS). Os cargos em questão são para Especialista em Regulação de Saúde Suplementar.

Conforme a portaria, o provimento desses cargos está sujeito à autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Além disso, está condicionado à homologação do resultado final do concurso e à declaração do ordenador de despesa responsável, que deverá atestar a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.


A responsabilidade pela realização do concurso público será atribuída à Agência Nacional de Saúde (ANS). Caberá à ANS editar as normas necessárias, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos, de acordo com as disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019. Além disso, a ANS deverá observar as leis e regulamentos relacionados às políticas de reserva de vagas em concursos públicos, assegurando que as ações e procedimentos estejam alinhados com a efetividade dessas políticas. A conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público também será zelada pela ANS.

O prazo máximo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contados a partir da data de publicação da portaria. Caso o edital não seja publicado dentro desse prazo, os efeitos da portaria serão perdidos e o atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público será cancelado.

Além disso, a portaria estabelece que o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova será de dois meses.