Gabarito de prova do concurso CBM-TO sai pela Cebraspe na terça-feira

Sairá na terça-feira (14) o gabarito do concurso público do CBM-TO, para Cadete e Aluno-Praça.

Neste domingo, dia 12, está ocorrendo a aplicação das provas objetiva e discursiva do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBM-TO), com quase 8 mil inscritos. O concurso destina-se à seleção de candidatos para as funções de Cadete e Aluno-Praça, com ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e no Curso de Formação de Praças (CFP), respectivamente.

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados a partir das 19 horas da terça-feira (14), no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Confira aqui!


O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva disporá dos dias 15 e 16/3/2023 para fazê-lo, ininterruptamente.

Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico www.cebraspe.org.br/concursos/cbm_to_22, e seguir as instruções ali contidas.

O deferimento de recurso contra questão de prova objetiva gera duas situações distintas: a anulação da questão ou a alteração de seu gabarito. A anulação de questão se dá quando o seu julgamento resta impossibilitado, o que ocorre nas seguintes situações, entre outras: o assunto abordado na questão foge ao escopo dos objetos de avaliação estabelecidos em edital; há possibilidade de dupla interpretação; há mais de uma opção que atenda ao comando da questão; há erro de digitação que prejudica o julgamento da questão; há contradição entre duas referências bibliográficas válidas. Já a alteração de gabarito pode decorrer de erro material na divulgação ou de apresentação de argumentação consistente que leve a banca a reconsiderar a resposta originalmente proposta para a questão.

Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de questão integrante de prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.