Prefeitura de Parapuã - SP lança processo seletivo 02/2014

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo nº 02/2014 promovido pela Prefeitura Municipal de Parapuã, em São Paulo, destinado ao preenchimento de 28 vagas de níveis fundamental, médio e superior. As contratações serão feitas pelo regime estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

As oportunidades são para as funções de Auxiliar Braçal, Monitor de Transporte Escolar e Professor de Educação Básica I. O salário varia de R$ 724,00 a R$ 1.000,00.


Fica reservada 01 vaga para emprego de Professor de Educação Básica I, às pessoas portadoras de deficiência, tendo em vista que o número de vagas definido neste Edital, permite a aplicação do percentual mínimo estabelecido pelo § 1º, do artigo 37 do Decreto Federal Nº 3298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853/89;

Os interessados deverão se inscrever através do site www.omconsultoria.com.br, durante o período de 06 a 23 de março de 2014, até as 23h59min59, horário de Brasília.

As provas constarão de questões objetivas. A data, horário e local das provas, serão divulgadas pela imprensa escrita com, pelo menos, 5 dias de antecedência.

PROGRAMAS DAS PROVAS

AUXILIAR BRAÇAL

LÍNGUA PORTUGUESA

01 – Compreensão de textos

02 – Classificação de palavras quanto ao número e posição das sílabas

03 – Plural e gênero dos substantivos

04 – Pontuação

05 – Ortografia

06 – Verbos

MATEMÁTICA

01 – Problemas simples

02 – Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão

03 – Operações simples com números decimais

04 – Geometria: Noções sobre área de figuras

05 – Medidas

CONHECIMENTOS BÁSICOS DO EMPREGO

01 – Noções básicas de trânsito.

02 – Noções básicas de alimentação.

03 – Noções básicas de higiene: corporal, da habitação, dos hábitos.

04 – Noções básicas de preservação da natureza.

05 – Primeiros socorros.

06 – Doenças comuns e contagiosas e sua prevenção.

07 – Noções básicas do comportamento como servidor público.

08 – Noções básicas de segurança no trabalho.

09 – Limpeza em geral em ambientes, espanando, varrendo, lavando ou encerando dependências, móveis, utensílios e instalações, para manter as condições de higiene e conservação.

10 – Varrição e lavagem de calçadas e pátios.

11 – Recolhimento de lixo, acondicionando de detritos depositando em locais determinados.

12 – Abertura e fechamento de prédios, portas e janelas.

13 – Ligar e desligar pontos de iluminação. máquinas, aparelhos e equipamentos.

14 – Recebimento e entrega de correspondência dentro da repartição.

15 – Serviços de copa e cozinha, como: preparo de café, chá, lanches, auxílio no preparo de refeições, bem como, servir os visitantes e servidores.

16 – Organização de filas.

17 – Limpeza e manutenção de utensílios de cozinha, copas e demais dependências.

18 – Manutenção de estoques de material de limpeza e alimentação.

19 – Remoção de pó dos móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos, espanando-os ou limpando-os com flanelas ou vassouras apropriadas, para conservar-lhes a boa aparência.

MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

LÍNGUA PORTUGUESA

01 – Compreensão, interpretação e produção de textos

02 – Ortografia

03 – Acentuação

04 – Predicação verbal

05 – Flexão verbal e nominal

06 – Pronomes

07 – Concordância verbal e nominal

08 – Regência verbal e nominal

09 – Emprego dos porquês

10 – Crases

11 – Pontuação

12 – Estrutura das palavras

13 – Formação das palavras

14 – Classificações das orações

15 – Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe

MATEMÁTICA

01 – Conjuntos: representação e operações

02 – Números Naturais: operações e problemas com números naturais suas propriedades

03 – Geometria: conceito, propriedades e operação

04 – Múltiplos e divisores: conceitos e operação

05 – Números Racionais Absolutos

06 – Números Irracionais: técnicas operatórias

07 – Medidas: conceito e operações

08 – Sistemas de equação de 1º grau e 2º grau

09 – Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples

10 – Regra de Três Simples e Composta

11 – Gráficos e tabelas: execução e interpretação

12 – Funções: Conceitos e aplicações

13 – Polinômios

CONHECIMENTOS BÁSICOS DO EMPREGO

01 – LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13/07/90 – “Estatuto da Criança e do Adolescente”

02 – Noções básicas de trânsito.

03 – Noções básicas de alimentação.

04 – Noções sobre higiene e saúde infantil.

05 – Noções básicas de preservação da natureza.

06 – Primeiros socorros.

07 – Doenças comuns e contagiosas e sua prevenção.

08 – Noções básicas do comportamento como servidor público.

09 – Noções de Segurança na escola, na casa e nos passeios.

10 – Noções sobre desenvolvimento geral da criança: motor, social, emocional e intelectual.

11 – Noções de relacionamento com o público em especial pais e servidores.

12 – Noções Básicas de Trânsito

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

LÍNGUA PORTUGUESA

01 – Compreensão, interpretação e produção de textos

02 – Ortografia

03 – Acentuação

04 – Predicação verbal

05 – Flexão verbal e nominal

06 – Pronomes

07 – Concordância verbal e nominal

08 – Regência verbal e nominal

09 – Emprego dos porquês

10 – Crases

11 – Pontuação

12 – Estrutura das palavras

13 – Formação das palavras

14 – Classificações das orações

15 – Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe

MATEMÁTICA

01 – Conjuntos: representação e operações

02 – Números Naturais: operações e problemas com números naturais suas propriedades

03 – Geometria: conceito, propriedades e operação

04 – Múltiplos e divisores: conceitos e operação

05 – Números Racionais Absolutos

06 – Números Irracionais: técnicas operatórias

07 – Medidas: conceito e operações

08 – Sistemas de equação de 1º grau e 2º grau

09 – Regra de Três simples e composta

10 – Juros e porcentagem

ATUALIDADES

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01 – ANTUNES, Celso – Inteligências Múltiplas e seus estímulos – Campinas. Papirus, 2003.

02 – ANTUNES, Celso. Educação Infantil Prioridade Imprescindível – Petrópolis: Ed. Vozes

03 – BEYER. Inclusão e Avaliação na Escola. Editor Mediação.

04 – BRASIL. Ministério da Educação Especial. Secretaria de educação Especial. A Educação Especial na Perspectiva da inclusão Escolar. Brasília MEC, SEB, 2010. Fascículos do 01 ao 10. Disponível: http://inclusaoja.com.br;

05 – Craidy Carmem. KAERCHER, Gládys E. Educação Infantil. Pra que te quero? Editora Artmed

06 – Infância e Humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. In: Texto publicado na revista Perspectiva Revista do Centro de Ciências da educação. Vol.25, nº 1-janeiro/julho 2007. Florianópolis;

07 – KAMII, Constance. A criança e o número, Campinas (S.P): Ed. Papirus, 2007;

08 – KAUFMAN, A. M. e RODRIGUES, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995;

09 – LEI FEDERAL Nº 8.069 DE 13/07/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

10 – MAJEM, T. e ÒDEMA P. Descobrir brincando. Trad. Suely Amaral Mello e Maria Carmen Silveira Barbosa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores. Série educação infantil em movimento);

11 – MINISTÉRIO DA ED. E DO DESPORTO-“Referencial Curricular Nacional para a Ed.Infantil”

12 – MORAIS, Artur Gomes de – Ortografia: Ensinar e Aprender – São Paulo – Ática – 2006

13 – MORETTO, Vasco Pedro. Prova: Um momento privilegiado de estudos, Não um acerto de contas. Rio De Janeiro: Dp&0A, 2002.

14 – MORIN, Edgar. A cabeça Bem Feita. Repensar a reforma e reformar opensamento. Editora Bertrand Brasil

15 – NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. PAlegre: Artes Médicas, 1997

16 – PERRENOUD, Philippe – 10 Novas Competências para Ensinar – P. Alegre: Ed. Artmed, 2000

17 – RODRIGUES., Luis Gustavo C. MARTINS, João Luiz. Recreação – Trabalho Sério e Divertido – Editora Icone

18 – SOLÉ, Isabel – Estratégias de Leitura – Porto Alegre – Artmed,1998;

19 – ZABALA, Antoni e outros. O construtivismo na sala de aula. Editora Ática, 2003

20 – ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

Edital de Abertura