Simulado de concurso para Web Designer

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Web Designer, que exige ensino médio. Organizadoras: Prefeitura do Rio de Janeiro, FUNCAB, MS CONCURSOS e outras.

Questão 1

No que diz respeito ao design na web existem quatro princípios que devem ser empregados na montagem de páginas. Dois deles são caracterizados a seguir.

I. É o princípio mais importante e funciona na atração visual de um leitor. Tem por objetivo evitar a inserção de elementos semelhantes em uma página. Se elementos como tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma e espaço não forem os mesmos, deve-se diferenciá-los completamente.
II. É o princípio que ajuda a organizar as informações, reduzir a desordem e oferecer uma estrutura clara ao leitor. Tem por objetivo agrupar itens relacionados entre si. Quando isso acontece, passa ao leitor uma unidade visual integrada e não várias unidades individualizadas.

Os princípios I e II são denominados, respectivamente:




Questão 2

SCANNERS, convertem imagens, figuras, fotos, para um código de um programa específico, dando condições de transportar a imagem para a tela do computador e ainda para imprimir. Temos três tipos de SCANNERS, sobre os quais podemos afirmar que:

I – Scanners alimentados por folhas: têm rolamentos mecânicos que movem o papel pela cabeça de varredura. Possuem uma precisão, mas trabalham apenas com papel de tamanho normal.
II – Scanner manual: a cabeça de varredura é movida pela mão.
III – Scanner de mesa: o mais caro, tem o seu funcionamento semelhante ao de uma máquina fotocopiadora.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s):




Questão 3

Assinale a opção incorreta relativa a características da biblioteca jQuery:




Questão 4

CSS é a abreviação para o termo em inglês Cascading Style Sheet, traduzido para o português como folhas de estilo em cascata. Sobre CSS, pode-se afirmar que:

I – As CSS têm por finalidade devolver à marcação HTML/XML o propósito inicial da linguagem.
II – Cabem às CSS todas as funções de apresentação de um documento, e essa é sua finalidade maior.
III – Uma regra CSS é composta de duas partes: o seletor e a declaração.

Das afirmativas apresentadas, está(ão) incorreta(s):




Questão 5

IMPRESSORA é um dispositivo de saída utilizado para emissão de listagens de dados ou fontes de programas. Sobre os tipos mais comuns de impressoras, analise o que se segue:

I – Matriciais: semelhante à máquina de escrever, ela é muito útil onde se faz necessário à impressão de formulários de várias vias. A cabeça de impressão de uma matricial possui de 9 a 48 agulhas, também chamadas pinos de impressão alinhada verticalmente. Essas cabeças movimentam-se em direção ao papel e tocam uma fita de tinta que projeta o caracter no papel.
II – Jato de tinta: As Impressoras a Jato de Tinta possuem resolução muito boa, mas se assemelha a uma matricial: ambas possuem cabeças de impressão que percorrem toda a extensão da página, colocando uma linha de texto completa a cada passada. Esse movimento mecânico coloca as impressoras a Jato de Tinta na mesma classe das matriciais, em termos de velocidade, porém elas depositam tinta em pontos bem menores que as de impacto.
III – Laser: A impressora Laser tem como ancestral a máquina fotocopiadora, pois utiliza um módulo de impressão que usa o mesmo pó negro das máquinas Xerox (cartucho de toner). Apesar disso, as impressoras laser apresentam o mais alto grau de tecnologia de impressão, incluindo o tratamento de imagens por laser, a movimentação precisa do papel e um microprocessador que controla todas essas tarefas.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s);




Questão 6

Entre os princípios da programação orientada objetos, um possui as características listadas a seguir.

- Capacidade de uma variável se referir em tempo de execução a objetos de diversas classes. capacidade de abstrair várias implementações diferentes de uma única interface.
- Capacidade que objetos diferentes têm de responder a uma mesma mensagem.

Esse princípio é conhecido por:




Questão 7

A UML é uma tentativa de padronizar a modelagem orientada a objetos de forma que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado corretamente, com consistência, fácil de comunicar com outras aplicações, simples de ser atualizado e compreensível. Os relacionamentos ligam as classes/objetos entre si, criando relações lógicas entre essas entidades. Os relacionamentos podem ser dos seguintes tipos:

I – Associação: É uma conexão entre classes, e também significa que é uma conexão entre objetos daquelas classes. Em UML, uma associação é definida com um relacionamento que descreve uma série de ligações, onde a ligação é definida como a semântica entre as duplas de objetos ligados.
II – Generalização: É um relacionamento de um elemento mais geral e outro mais específico. O elemento mais específico pode conter apenas informações adicionais. Uma instância (um objeto é uma instância de uma classe) do elemento mais específico pode ser usada onde o elemento mais geral seja permitido.
III – Dependência e Refinamentos: Dependência é um relacionamento entre elementos, um dependente de outro. Uma modificação é um elemento independente que afetará diretamente elementos dependentes do anterior. Refinamento é um relacionamento entre duas descrições de uma mesma entidade, mas em níveis diferentes de abstração.

Das afirmativas elencadas, está(ão) incorreta(s).




Questão 8

O teclado é utilizado para entrada de caracteres que são interpretados no programa e executados no computador. Qual tecla é geralmente usada para abandonar um programa ou um procedimento, causado por acidente?




Questão 9

O Sistema Operacional possui uma estrutura de dados que armazena informações que possibilitam ao sistema de arquivos gerenciarem as áreas ou blocos livres. Entre os tipos de alocação utilizados pelos sistemas operacionais, um consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos. O acesso é feito de maneira simples, tanto para a forma sequencial quanto para a direta. Um problema nesse tipo de alocação é a fragmentação dos espaços livres, causada pela criação e eliminação constante de arquivos, e, com o tempo, o surgimento de espaços vagos sem o tamanho suficiente para se alocar novos arquivos.
Esse tipo descrito é denominado alocação:




Questão 10

DHTML, ou HTML Dinâmico, é uma nova tecnologia da Web que torna os elementos da uma página muito mais dinâmicos. O macro de mapa DHTMLEDITING_CMD_ENTRY faz qual comando de edição DHTML?




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta