Simulado de concurso para Web Designer

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Web Designer, que exige ensino médio. Organizadoras: Prefeitura do Rio de Janeiro, FUNCAB, MS CONCURSOS e outras.

Questão 1

Nos sistemas operacionais, entre os métodos de gerência de memória, dois são detalhados a seguir.

I. É um processo no qual o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em blocos do mesmo tamanho, em que cada bloco virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar o bloco real correspondente. Quando um programa é executado, os blocos virtuais são transferidos do HD para a memória principal e colocadas em frames.
II. É um procedimento no qual os programas são divididos em sub-rotinas e estruturas de dados, e depois são colocados na memória, em blocos de informações que possuem tamanhos diferentes com seu próprio espaço de endereçamento.

A diferença entre I e II é: o primeiro divide o programa em partes de tamanho fixo, sem qualquer ligação com a estrutura do programa, já o segundo permite uma relação entre a lógica do programa e sua divisão na memória. Os métodos I e II são denominados, respectivamente:




Questão 2

Um web designer criou uma apresentação de 40 slides no software Impress do pacote LibreOffice v4.3.5.2 em um microcomputador com sistema operacional Ubuntu Linux e, neste momento, está com o slide de número 9 no modo de edição. Para fazer a exibição a partir do slide de número 9, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:




Questão 3

O teclado é utilizado para entrada de caracteres que são interpretados no programa e executados no computador. Qual tecla é geralmente usada para abandonar um programa ou um procedimento, causado por acidente?




Questão 4

SCANNERS, convertem imagens, figuras, fotos, para um código de um programa específico, dando condições de transportar a imagem para a tela do computador e ainda para imprimir. Temos três tipos de SCANNERS, sobre os quais podemos afirmar que:

I – Scanners alimentados por folhas: têm rolamentos mecânicos que movem o papel pela cabeça de varredura. Possuem uma precisão, mas trabalham apenas com papel de tamanho normal.
II – Scanner manual: a cabeça de varredura é movida pela mão.
III – Scanner de mesa: o mais caro, tem o seu funcionamento semelhante ao de uma máquina fotocopiadora.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s):




Questão 5

HTML representa a linguagem base da elaboração de códigos para páginas de sites na internet. Nessa linguagem, configura-se o fundo amarelo em uma página por meio da sintaxe ou , de acordo com o padrão “#AABBCC”, no qual AA, BB e CC representam, respectivamente, as seguintes cores:




Questão 6

No que diz respeito ao design na web existem quatro princípios que devem ser empregados na montagem de páginas. Dois deles são caracterizados a seguir.

I. É o princípio mais importante e funciona na atração visual de um leitor. Tem por objetivo evitar a inserção de elementos semelhantes em uma página. Se elementos como tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma e espaço não forem os mesmos, deve-se diferenciá-los completamente.
II. É o princípio que ajuda a organizar as informações, reduzir a desordem e oferecer uma estrutura clara ao leitor. Tem por objetivo agrupar itens relacionados entre si. Quando isso acontece, passa ao leitor uma unidade visual integrada e não várias unidades individualizadas.

Os princípios I e II são denominados, respectivamente:




Questão 7

O editor de imagens GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software livre cujo formato padrão de seus arquivos é:




Questão 8

DHTML, ou HTML Dinâmico, é uma nova tecnologia da Web que torna os elementos da uma página muito mais dinâmicos. O macro de mapa DHTMLEDITING_CMD_ENTRY faz qual comando de edição DHTML?




Questão 9

IMPRESSORA é um dispositivo de saída utilizado para emissão de listagens de dados ou fontes de programas. Sobre os tipos mais comuns de impressoras, analise o que se segue:

I – Matriciais: semelhante à máquina de escrever, ela é muito útil onde se faz necessário à impressão de formulários de várias vias. A cabeça de impressão de uma matricial possui de 9 a 48 agulhas, também chamadas pinos de impressão alinhada verticalmente. Essas cabeças movimentam-se em direção ao papel e tocam uma fita de tinta que projeta o caracter no papel.
II – Jato de tinta: As Impressoras a Jato de Tinta possuem resolução muito boa, mas se assemelha a uma matricial: ambas possuem cabeças de impressão que percorrem toda a extensão da página, colocando uma linha de texto completa a cada passada. Esse movimento mecânico coloca as impressoras a Jato de Tinta na mesma classe das matriciais, em termos de velocidade, porém elas depositam tinta em pontos bem menores que as de impacto.
III – Laser: A impressora Laser tem como ancestral a máquina fotocopiadora, pois utiliza um módulo de impressão que usa o mesmo pó negro das máquinas Xerox (cartucho de toner). Apesar disso, as impressoras laser apresentam o mais alto grau de tecnologia de impressão, incluindo o tratamento de imagens por laser, a movimentação precisa do papel e um microprocessador que controla todas essas tarefas.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s);




Questão 10

No Google Chrome, a execução do atalho de teclado Ctrl + F4 tem por significado:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta