Simulado de concurso para Tesoureiro

Para avaliação dos seus conhecimentos, preparamos esse simulado, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Tesoureiro, que exige ensino médio. Organizadoras: IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial, Fundação VUNESP, IADES e outras.

Questão 1

Os são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, e que se classificam em: I – suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II – especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III – extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.




Questão 2

Um investidor deseja obter R$ 30.000,00 ao final de uma aplicação financeira, que lhe foi oferecida a uma taxa mensal de juros compostos de 1% por um período de 6 meses. Nesse caso, quanto o investidor deverá depositar, em Reais, desprezando os centavos, de capital a investir?
Obs: Para cálculo, considere apenas duas casas decimais após a virgula, sem arredondamento.




Questão 3

Uma empresa comercial com capital social de $ 50.000,00 precisa restituir a um sócio que está deixando o negócio, o valor em espécie correspondente a 45% das cotas da entidade. O registro contábil dessa operação representa:




Questão 4

A Câmara Municipal deve receber do Executivo o projeto de lei orçamentária, em geral, até 90 dias antes do fim do exercício financeiro, para que a matéria possa tramitar e ser aprovada para entrar em vigor no exercício seguinte.
Caso chegue ao fim o exercício e o executivo não envie o projeto de lei, deverá a Câmara:




Questão 5

Um comprador deseja calcular o valor presente da compra de um televisor, cujo valor futuro da compra é R$ 1.700,00, que serão pagos em 8 parcelas mensais. O custo de oportunidade equivale a 8% ao mês. Isto posto, qual será o valor presente da operação, em Reais?
Obs: Para o cálculo, considere quatro casas decimais depois da vírgula e despreze os centavos.




Questão 6

As receitas de Operação de Crédito, de Alienação de Bens Móveis e Imóveis e de Amortização de Empréstimos Concedidos, conforme determina a Lei no 4.320/64, serão classificadas em qual categoria de receita?




Questão 7

Na realização do orçamento temos a receita pública como a fonte de todos os investimentos e manutenção do custeio da Administração. Essa receita possui três etapas que são definidas como planejamento, execução e controle/avaliação. A primeira e última etapa são objetivas e claras. Contudo, a execução da receita possui, por sua vez, três fases que são fundamentais. São fases da execução da receita pública, EXCETO:




Questão 8

A Administração Pública Municipal é composta pelo Executivo e Legislativo, poderes da Administração Direta, e as entidades da Administração Indireta como autarquias e fundações. São exemplos de serviços que podem ser realizados por entidades da Administração Indireta, EXCETO:




Questão 9

A Lei no 10.520/02, que instituiu, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, entre outras providências, menciona, no artigo 4°, que a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará, entre várias regras, o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, que não será inferior a




Questão 10

Por ocasião da elaboração da proposta orçamentária, de que trata a Lei no 4.320/64, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo, um




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta