Simulado de concurso para Tesoureiro

Para avaliação dos seus conhecimentos, preparamos esse simulado, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Tesoureiro, que exige ensino médio. Organizadoras: IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial, Fundação VUNESP, IADES e outras.

Questão 1

Com a finalidade de informar o público sobre quais as atividades prestadas pelas organizações públicas, acerca de como acessar e obter essas atividades e quanto às ações e aos compromissos de atendimento estabelecidos, em 2009, foi instituído(a) o(a)




Questão 2

O fluxo de caixa é o fluxo de caixa relevante, resultante da liquidação de um investimento a longo prazo no final de sua vida. Representa o fluxo de caixa após o imposto de renda, excluindo as entradas de caixa operacionais que ocorrem no ano final do projeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.




Questão 3

A habilidade de observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro e pelo trabalho desempenhado, reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor, em uma perspectiva interpessoal do trabalho em equipe, é conhecida como




Questão 4

Um comprador deseja calcular o valor presente da compra de um televisor, cujo valor futuro da compra é R$ 1.700,00, que serão pagos em 8 parcelas mensais. O custo de oportunidade equivale a 8% ao mês. Isto posto, qual será o valor presente da operação, em Reais?
Obs: Para o cálculo, considere quatro casas decimais depois da vírgula e despreze os centavos.




Questão 5

A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acordo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais. Nesse caso, a dívida flutuante compreenderá: os serviços da dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria, bem como:




Questão 6

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto n° 1.171/1994, assinale a alternativa correta.




Questão 7

Trata-se da taxa de juros que iguala, numa única data, os fluxos de entrada e saída de caixa produzidos por uma operação financeira (aplicação ou captação). É a taxa de juros que, se utilizada para descontar um fluxo de caixa, produz um resultado nulo.
O conceito está representado pela formula:

FV = PF x (1 + i)n

O texto trata




Questão 8

A Lei no 10.520/02, que instituiu, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, entre outras providências, menciona, no artigo 4°, que a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará, entre várias regras, o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, que não será inferior a




Questão 9

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Rendimentos de aplicações financeiras são registrados como parte do lucro operacional.
( ) Receitas com venda de ativos do imobilizado de empresa comercial compõem o resultado não operacional.
( ) Deságio na venda de ações são contabilizadas como lucro operacional.
( ) Juros ativos são receitas financeiras que afetam o lucro.

A sequência está correta em




Questão 10

Por ocasião da elaboração da proposta orçamentária, de que trata a Lei no 4.320/64, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo, um




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta