Simulado de concurso para Tesoureiro

Para avaliação dos seus conhecimentos, preparamos esse simulado, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Tesoureiro, que exige ensino médio. Organizadoras: IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial, Fundação VUNESP, IADES e outras.

Questão 1

Uma empresa comercial com capital social de $ 50.000,00 precisa restituir a um sócio que está deixando o negócio, o valor em espécie correspondente a 45% das cotas da entidade. O registro contábil dessa operação representa:




Questão 2

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto n° 1.171/1994, assinale a alternativa correta.




Questão 3

Acerca da definição de atos e fatos administrativos, assinale a alternativa correta.




Questão 4

A Administração Pública Municipal é composta pelo Executivo e Legislativo, poderes da Administração Direta, e as entidades da Administração Indireta como autarquias e fundações. São exemplos de serviços que podem ser realizados por entidades da Administração Indireta, EXCETO:




Questão 5

O fluxo de caixa é o fluxo de caixa relevante, resultante da liquidação de um investimento a longo prazo no final de sua vida. Representa o fluxo de caixa após o imposto de renda, excluindo as entradas de caixa operacionais que ocorrem no ano final do projeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.




Questão 6

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.




Questão 7

Um comprador deseja calcular o valor presente da compra de um televisor, cujo valor futuro da compra é R$ 1.700,00, que serão pagos em 8 parcelas mensais. O custo de oportunidade equivale a 8% ao mês. Isto posto, qual será o valor presente da operação, em Reais?
Obs: Para o cálculo, considere quatro casas decimais depois da vírgula e despreze os centavos.




Questão 8

A Câmara Municipal deve receber do Executivo o projeto de lei orçamentária, em geral, até 90 dias antes do fim do exercício financeiro, para que a matéria possa tramitar e ser aprovada para entrar em vigor no exercício seguinte.
Caso chegue ao fim o exercício e o executivo não envie o projeto de lei, deverá a Câmara:




Questão 9

Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.




Questão 10

A habilidade de observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro e pelo trabalho desempenhado, reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor, em uma perspectiva interpessoal do trabalho em equipe, é conhecida como




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta