Simulado de concurso para Tesoureiro

Para avaliação dos seus conhecimentos, preparamos esse simulado, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Tesoureiro, que exige ensino médio. Organizadoras: IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial, Fundação VUNESP, IADES e outras.

Questão 1

Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.

Questão 2

Um investidor deseja obter R$ 30.000,00 ao final de uma aplicação financeira, que lhe foi oferecida a uma taxa mensal de juros compostos de 1% por um período de 6 meses. Nesse caso, quanto o investidor deverá depositar, em Reais, desprezando os centavos, de capital a investir?
Obs: Para cálculo, considere apenas duas casas decimais após a virgula, sem arredondamento.

Questão 3

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.

Questão 4

Com a finalidade de informar o público sobre quais as atividades prestadas pelas organizações públicas, acerca de como acessar e obter essas atividades e quanto às ações e aos compromissos de atendimento estabelecidos, em 2009, foi instituído(a) o(a)

Questão 5

Risco é conceituado como a possibilidade de prejuízo financeiro. Quanto ao retorno, é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo. Diante dessa afirmação, para reduzir o risco total de uma carteira que tenha uma correlação negativa, o investidor deverá

Questão 6

Assinale a afirmativa incorreta, com relação a restos a pagar, despesas de exercícios anteriores e suprimento de fundos.

Questão 7

Trata-se da taxa de juros que iguala, numa única data, os fluxos de entrada e saída de caixa produzidos por uma operação financeira (aplicação ou captação). É a taxa de juros que, se utilizada para descontar um fluxo de caixa, produz um resultado nulo.
O conceito está representado pela formula:

FV = PF x (1 + i)n

O texto trata

Questão 8

Uma empresa apresenta em seu balanço os seguintes saldos:

Ativo circulante Patrimônio líquido
Ativo realizável a longo prazo $ 19.000,00.
Imobilizado $ 11.000,00.
Passivo circulante $ 16.500,00.
Passivo exigível a longo prazo $ 14.000,00.
Patrimônio líquido $ 24.500,00.

De acordo com estes dados, é correto afirmar que o capital de giro da empresa totaliza

Questão 9

Os são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, e que se classificam em: I – suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II – especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III – extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

Questão 10

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Rendimentos de aplicações financeiras são registrados como parte do lucro operacional.
( ) Receitas com venda de ativos do imobilizado de empresa comercial compõem o resultado não operacional.
( ) Deságio na venda de ações são contabilizadas como lucro operacional.
( ) Juros ativos são receitas financeiras que afetam o lucro.

A sequência está correta em

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta