Simulado de concurso para Técnico em Patologia Clínica

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico em Patologia Clínica, que exige ensino médio. Organizadoras: NUCEPE – Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, FUNCAB – Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt e outras.

Questão 1

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), com ou sem supradesnivelamento do segmento ST. O evento central desta síndrome é a ruptura da placa aterosclerótica e trombose, com ou sem obstrução crítica prévia. Sobre a função cardíaca, marque alternativa CORRETA em que constam os marcadores específicos da lesão do miocárdio:




Questão 2

Parte do microscópio óptico que tem como função: focar nitidamente a imagem que se está a visualizar, ou seja, permite uma focalização mais limitada e mais fina.




Questão 3

No laboratório de análises clínicas, o técnico mediu 500 mL de salina. Qual a vidraria correta utilizada para a medição?




Questão 4

Sobre as provas bioquímicas para identificação de Enterobactérias, marque alternativa INCORRETA:




Questão 5

Sobre os tubos com ou sem anticoagulantes utilizados na coleta de sangue, marque a alternativa INCORRETA:




Questão 6

Os equipamentos de proteção são barreiras primárias que visam proteger o profissional e o ambiente. São considerados equipamentos de proteção individual:




Questão 7

Em geral, as soluções tampões, utilizadas nos testes laboratoriais, devem ter a seguinte característica:




Questão 8

A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.) e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. Com base nessa recomendação, qual deve ser o quarto tubo utilizado na ordem de coleta?




Questão 9

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?




Questão 10

A técnica em que ocorre a migração de partículas carregadas em um solvente condutor sob um campo elétrico é denominada:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta