Simulado de concurso para Técnico em Patologia Clínica

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico em Patologia Clínica, que exige ensino médio. Organizadoras: NUCEPE – Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, FUNCAB – Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt e outras.

Questão 1

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?




Questão 2

Os equipamentos de proteção são barreiras primárias que visam proteger o profissional e o ambiente. São considerados equipamentos de proteção individual:




Questão 3

A definição na qual o processo de desinfecção terminal de superfícies e objetos contaminados com microrganismos patogênicos, de forma a torná-los seguros à manipulação, se refere à:




Questão 4

Qual a sequência de tubos plásticos para coleta de sangue?




Questão 5

A técnica em que ocorre a migração de partículas carregadas em um solvente condutor sob um campo elétrico é denominada:




Questão 6

A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.) e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. Com base nessa recomendação, qual deve ser o quarto tubo utilizado na ordem de coleta?




Questão 7

Na fase de pré-centrifugação, algumas recomendações devem ser observadas, EXCETO:




Questão 8

Sobre os tubos com ou sem anticoagulantes utilizados na coleta de sangue, marque a alternativa INCORRETA:




Questão 9

Parte do microscópio óptico que tem como função: focar nitidamente a imagem que se está a visualizar, ou seja, permite uma focalização mais limitada e mais fina.




Questão 10

Treponema pallidum é um microoorganismo na forma de uma espiral fina com espiras regulares e pontas afiladas. O treponema apresenta entre 10 e 15 espiras, e tem cerca de 8 micrômetros de comprimento, podendo apresentar variações no comprimento e no número de espiras. O pouco conhecimento sobre a biologia do T. pallidum se deve à impossibilidade do seu cultivo em meios artificiais. Esse microorganismo é responsável por qual doença:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta