Simulado de concurso para Técnico em Patologia Clínica

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico em Patologia Clínica, que exige ensino médio. Organizadoras: NUCEPE – Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, FUNCAB – Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt e outras.

Questão 1

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que menciona os testes laboratoriais para o diagnóstico de insuficiência renal crônica.




Questão 2

Na última década, houve um grande desenvolvimento na automação dos processos do laboratório clínico (imunologia, hematologia e bioquímica). Entre as alternativas a seguir, assinale a que inclui metodologias automatizadas.




Questão 3

Marque a alternativa que mostra os parâmetros químicos e bioquímicos que são avaliados na tira reagente do exame de urina.




Questão 4

A técnica laboratorial mais amplamente utilizada para o diagnóstico de infecção relacionada ao cateter é a ______________________, na qual é realizado o rolamento de um segmento do cateter (5 cm) na placa de ágar e, após a incubação por 48 horas a 37ºC, é realizada a contagem do número de colônias.
Marque alternativa que completa CORRETAMENTE a frase acima.




Questão 5

A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.) e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. Com base nessa recomendação, qual deve ser o quarto tubo utilizado na ordem de coleta?




Questão 6

Grande parte dos desvios observados na coleta de urina de 24 horas é causada por problemas relacionados à, EXCETO:




Questão 7

No laboratório de análises clínicas, o técnico mediu 500 mL de salina. Qual a vidraria correta utilizada para a medição?




Questão 8

Entre a relação das enzimas hepáticas, quais as incluídas no hepatograma?




Questão 9

Sobre as provas bioquímicas para identificação de Enterobactérias, marque alternativa INCORRETA:




Questão 10

Treponema pallidum é um microoorganismo na forma de uma espiral fina com espiras regulares e pontas afiladas. O treponema apresenta entre 10 e 15 espiras, e tem cerca de 8 micrômetros de comprimento, podendo apresentar variações no comprimento e no número de espiras. O pouco conhecimento sobre a biologia do T. pallidum se deve à impossibilidade do seu cultivo em meios artificiais. Esse microorganismo é responsável por qual doença:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta