Simulado de concurso para Técnico em Farmácia

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico em Farmácia, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: UFSM, IBEG, Prefeitura do Rio de Janeiro e outras.

Questão 1

Numa preparação magistral as incompatibilidades podem se desenvolver entre os princípios ativos, entre os excipientes, entre as bases ativas e as coadjuvantes ou entre uma e outra e o material da embalagem. A respeito das incompatibilidades químicas numa formulação, assinale a alternativa incorreta.

Questão 2

O talco é um excipiente farmacêutico usado em formas sólidas orais como lubrificante e diluente. Acerca da representação em gramas de uma massa de 1,2 Kg de talco, assinale a alternativa correta.

Questão 3

Com base nas disposições, constantes no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/ RJ, acerca do processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta:

Questão 4

As cápsulas de gelatina dura são as formas farmacêuticas mais preparadas em farmácias de manipulação. Para escolha correta do tamanho da cápsula a ser utilizada, é necessário realizar previamente a determinação do volume aparente do pó, através da conversão da unidade de massa (grama) para volume (mililitro). Analise as alternativas abaixo.

I. Sabendo que 100 mg (miligrama) de paracetamol possui um volume de 0,148 mL (mililitro) e que a cápsula pode acondicionar um volume de 0,95 mL (mililitro), o volume necessário de excipiente para o preparo de 60 cápsulas do medicamento seria de 48,12 mL (mililitro).
II. Para o preparo de 120 cápsulas de 100 mg (miligramas) de paracetamol serão necessários 1.200 g (gramas) deste princípio ativo.
III. Sabendo que 1,5 g (gramas) de um excipiente corresponde, em volume, a 1,5 mL (mililitro) e que, para o preparo de uma cápsula, serão necessários 0,61 mL (mililitro) deste excipiente, para o preparo de 60 cápsulas serão necessários 6,1 g (gramas).
IV. Sabendo que a cápsula pode acondicionar um volume de 0,95 mL (mililitro), que 100 mg (miligramas) de paracetamol possui um volume de 0,148 mL (mililitro) e que 1,5 g (gramas) do excipiente que será utilizado corresponde, em volume, a 1,5 mL (mililitros), cada cápsula de 100 mg (miligramas) de paracetamol terá 802 mg (miligramas) de excipiente.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

Forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas. Consider e a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual a s partículas não são solúveis e assinale a alternativa correta .

Questão 6

Marque a alternativa que contém a classe terapêutica que se refere aos “medicamentos utilizados para aliviar os estados febris, que podem ser causados por inflamações, desidratações e moléstias infecciosas; como, por exemplo, o Paracetamol e a Dipirona”.

Questão 7

A premissa para um bom sistema de distribuição de medicamentos é a de garantir a utilização do medicamento certo, pelo paciente certo, na hora certa. O sistema de distribuição de medicamentos em um hospital se diferencia, de acordo com sua operacionalização. Desse modo, constitui uma característica do sistema coletivo de distribuição de medicamentos em hospitais:

Questão 8

Considere uma fórmula farmacêutica contendo 500 mg (miligramas) de garcinia camboja, 100 mcg (microgramas) de picolinato cromo e 200 mg (miligramas) de pholia magra. Acerca de uma outra representação decimal dos princípios ativos, assinale a alternativa correta.

Questão 9

Marque a alternativa que não contenha uma estrutura pertencente ao sistema urinário humano.

Questão 10

Tendo como referência os deveres, as proibições, as acumulações e as responsabilidades elencadas no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende, assinale a alternativa correta:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Um comentário

Deixe uma resposta