Simulado de concurso para Técnico em Farmácia

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico em Farmácia, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: UFSM, IBEG, Prefeitura do Rio de Janeiro e outras.

Questão 1

Acerca da reintegração e da permuta, assinale o item que, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/RJ, esteja correto:




Questão 2

Forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas, com ou sem a adição de excipientes apropriados, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração. Acerca das formas farmacêuticas líquidas, assinale a alternativa incorreta.




Questão 3

O controle de qualidade tem o objetivo de verificar a conformidade das matérias-primas, materiais de embalagem e do produto acabado. Em relação às especificações estabelecidas. Considerando os ensaios realizados no controle de qualidade físico-químico, assinale a alternativa incorreta.




Questão 4

Com relação aos medicamentos genéricos e de referência, marque a alternativa incorreta.




Questão 5

Os anestésicos gerais constituem uma classe de medicamentos utilizados em uma variedade de procedimentos cirúrgicos e têm, em comum, sua atuação no sistema nervoso central. O fármaco que exemplifica esta classe é:




Questão 6

Na manipulação de sólidos a mistura de pós tem a finalidade de obter um produto com distribuição homogênea dos constituintes da formulação. Acerca do(s) utensílio(s) de laboratório utilizado para este fim, assinale a alternativa correta.




Questão 7

A água utilizada na manipulação de fórmulas farmacêuticas é considerada matéria-prima produzida pela própria farmácia, por purificação da água potável, sendo que as instalações e reservatórios devem ser devidamente protegidos e monitorados para evitar contaminação. Considerando os testes que devem ser feitos na água de abastecimento, no mínimo a cada seis meses, assinale a alternativa incorreta.




Questão 8

A premissa para um bom sistema de distribuição de medicamentos é a de garantir a utilização do medicamento certo, pelo paciente certo, na hora certa. O sistema de distribuição de medicamentos em um hospital se diferencia, de acordo com sua operacionalização. Desse modo, constitui uma característica do sistema coletivo de distribuição de medicamentos em hospitais:




Questão 9

Em alguns casos, na prática clínica e terapêutica se empregam alguns artifícios para retardar a absorção de um fármaco a fim de prolongar sua ação sistêmica ou local, como ocorre no emprego da:




Questão 10

Forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas. Consider e a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual a s partículas não são solúveis e assinale a alternativa correta .




Tempo de simulado:

Um comentário

Deixe uma resposta