Simulado de concurso para Técnico em Enfermagem

Confira simulado especifico para o cargo de Técnico em Enfermagem, com questões de Provas Objetivas de concursos públicos. Organizadoras: Crescer Consultorias e outras.

Questão 1

A Triagem Neonatal detecta doenças genéticas e/ou congênitas em fase pré-sintomática, permitindo o tratamento precoce e o acompanhamento multidisciplinar dos doentes, evitando graves distúrbios funcionais, neurológicos e motores, próprios da evolução clínica das doenças. Os exames que devem ser realizados nos primeiros dias de vida são quatro: triagem metabólica (teste do pezinho), triagem auditiva (teste da orelhinha), triagem visual (teste do olhinho) e o exame de oximetria de pulso (teste do coraçãozinho). É INCORRETO afirmar que uma das doenças detectadas pelo teste do pezinho - versão básica é:




Questão 2

Sobre as vias de administração de medicamentos, é CORRETO afirmar que:




Questão 3

Foi solicitada ao profissional de enfermagem a administração de 50 gotas de determinado medicamento. Quantos mililitros (ml) devo administrar?




Questão 4

São recursos indispensáveis para ter saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade e justiça social, com toda a complexidade que implicam alguns desses conceitos. A promoção da saúde é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam de forma particular em cada sociedade e em conjunturas específicas, resultando em sociedades mais ou menos saudáveis. Identifique o nível de atenção mais apto para realizar a promoção da saúde seguido de um dos exemplos de estrutura favorável a esta realização.




Questão 5

A normatização técnica quanto ao uso dos imunobiológicos no âmbito do SUS é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI). São vacinas que integram a rotina de vacinação do PNI, EXCETO:




Questão 6

O sistema COFEN – CORENs, criado pela Lei Federal nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e composto pelo Conselho Federal de Enfermagem e pelos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem no Brasil, tem competência específica pois a profissão de enfermagem demanda controle e regulamentação, principalmente porque em seu exercício, os profissionais atuam na preservação de certos valores elementares como a vida, a integridade, a segurança física e social das pessoas. Diante do exposto, a função dos Conselhos de Enfermagem que mais se adequa ao enunciado é:




Questão 7

Sobre o tratamento de feridas e a prevenção do aparecimento das ulceras por pressão, analise as afirmativas abaixo:

I- Usar técnicas corretas para reposicionamento e mudanças de decúbito é um dos cuidados para a prevenção do aparecimento de úlceras por pressão.
II- A placa de hidrocolóide como cobertura é indicada em feridas infectadas e altamente exsudativas.
III- Desbridamento Químico: método onde são utilizadas enzimas proteolíticas para obter remoção mais rápida do tecido desvitalizado.É um método seletivo
IV- O tecido necrótico pode mascarar a verdadeira extensão e profundidade da ferida.

O número de afirmativas CORRETAS corresponde a:




Questão 8

Baseado no artigo nº 52 do Código de Ética: “Manter segredo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal”, é correto afirmar que:




Questão 9

De acordo com a Lei 8080/90, é INCORRETO afirmar que:




Questão 10

O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil, e no mundo, deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população, porém ultimamente há algumas doenças voltando a ser notícia. Esse é o caso do sarampo, e por isso a necessidade de campanhas para mobilizar a população em geral. Dentre as opções abaixo, escolha a correta.




Tempo de simulado:

14 comentários

  1. Deise
    gostei mas devia vir explicando o porque da resposta correta.
  2. Beatriz
    #QT-1369 A questão 06 deveria ser mais especifica em dizer cabo de bisturi ou lamina de bisturi, pois o cabe de bisturi passa por processo de esterilização sendo material permanente e a lâmina sendo material de uso único.
  3. Valeria
    #QT-1377 1 gota tem 20 ml - 2 gotas 40 - 1/2 ml tem 10 gotas : 2,5 ml
  4. Tayanna
    1ml= 20gotas / 2ml= 40 gotas / 2,5ml = 50 gotas
  5. Bruna
    #QT-1378 minha resposta tmbm esta correta, porque na questão se pergunta sobre prevenção da upp.
  6. Jeane
    Muito bom ajuda bastante.
  7. Aline
    SUPER AMEI ESSE SIMULADO, ÓTIMAS AS PERGUNTAS SUPER RECOMENDO.
  8. Marilza Aparecida
    #QT-1378 #QT-1378 Acho que formulação da pergunta está correta, porém, a resposta da mesma deveria ser mais clara, para que possamos saber no que erramos, e não somente sabermos quantas erramos, fica muito vago, me pergunto: qual dentre dentre os ítens acertei?!

Deixe uma resposta