Simulado de concurso para Técnico em Eletromecânica

Simulado com questões especificas para o cargo de Técnico em Eletromecânica, de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para função, que exige nível médio/técnico. Organizadoras: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

Questão 1

Em instalações elétricas prediais (de acordo com as melhores práticas), os condutores de neutro devem possuir a mesma seção do condutor fase nos seguintes casos:

I. Circuitos monofásicos e bifásicos neutro.
II. Circuitos trifásicos, quando a seção do condutor fase for inferior a 25 mm2.
III. Circuitos trifásicos, quando for prevista a presença de harmônicos.

Estão corretas as opções.

Questão 2

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmações a seguir.

( ) Numa máquina de Carnot, o calor retirado da fonte quente e o rejeitado à fonte fria são proporcionais às suas temperaturas absolutas.
( ) As máquinas térmicas que operam segundo o ciclo de Carnot são máquinas que jamais conseguem atingir o limite máximo da conversão de calor em trabalho.

Assinale a alternativa que indica a classificação correta, de cima para baixo.

Questão 3

Você está avaliando uma instalação que consome 3,5 kWh. Convertendo o valor para kJ, tem-se:

Questão 4

Sobre resistência dos materiais, assinale a alternativa que apresenta o nome do fenômeno de deformação ao qual um corpo está sujeito quando as forças que sobre ele agem provocam um deslocamento em planos diferentes, mantendo o volume constante:

Questão 5

Analise as afirmações a seguir.

I. Isotropia: o material apresenta as mesmas características mecânicas elásticas em todas as direções.
II. Saint-Venant: sistemas de forças estaticamente equivalentes causam efeitos idênticos em pontos suficientemente afastados da região de aplicação das cargas.
III. Lei de Hooke: a força aplicada é proporcional ao dobro da força axial aplicada ao bloco.

Considerando as hipóteses básicas da Resistência dos Materiais, está correto o que se afirma em:

Questão 6

As máquinas de fluido podem ser classificadas em dois tipos básicos: máquinas de fuxo e de deslocamento positivo. Sobre esse tema, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmações que seguem.

( ) Máquinas de fluxo: são assim designadas porque o fluido de trabalho passa de maneira descontínua pelo elemento principal da máquina, ajustando o torque à velocidade do rotor.
( ) Máquina de deslocamento positivo: são assim chamados porque o fluido somente realiza trabalho (não consome trabalho) apenas em uma fase do deslocamento do elemento principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Para transformarmos um medidor de galvanômetro em um aparelho que mede corrente elétrica, devemos adicionar ao que se conhece por:

Questão 8

Você necessita converter unidades no campo da eletricidade. Uma carga elétrica de 400 Coulomb (C) equivale aproximadamente a:

Questão 9

Uma lâmpada de filamento, uso comercial, tem sua potência indicada no bulbo no valor de 120 W, para uma tensão de 240 V. Com esses parâmetros estabelecidos, a resistência interna desta lâmpada tem o valor descrito na alternativa.

Questão 10

Você tem que programar a quantidade de dias corridos para um plano de manutenção. O início é 16/2/2017 e o final é 31/5/2017. Entre esses dois dias, temos a quantidade de dias corridos de:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta