Simulado de concurso para Técnico em Agropecuária

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Técnico em Agropecuária, que exige ensino médio. Organizadoras: IFSul, IFCE e outras.

Questão 1

A um técnico em Agropecuária, foi dada a incumbência de ajustar uma semeadora adubadora, para se aplicar uma dose de 250 kg ha-1 de fertilizantes. Considerando-se um espaçamento entre fileiras de plantas de 0,50 m, a quantidade estimada de fertilizantes, a ser depositada em cada metro linear de fileira de plantas (em gramas), por essa semeadora adubadora, é de




Questão 2

No criatório de pequenos ruminantes, os estábulos dos animais, também chamados de abrigo, devem ser planejados com ―cama‖ (piso) tecnicamente adequada para os animais. Leia as proposições abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O material utilizado para a ―cama” deve isolar, o máximo possível, o contato dos animais com as fezes e urina, podendo ser utilizado materiais como capim seco, palhadas de culturas, serragem de madeira ou areia.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por piso de concreto e areia, para aumentar a permeabilidade.
( ) A troca da ―cama‖ deve ser realizada de acordo com o número de animais, tipo de material e influências do ambiente.
( ) O material utilizado para a cama deve isolar o contato dos animais com os resíduos da produção, podendo ser utilizado materiais como tapete de borracha, madeira e piso de concreto.
( ) A cama deve ser substituída duas vezes ao ano, para que não ocorra excesso de tarefas desnecessárias e aumente o custo com as instalações.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por palhadas e esterco, para aumentar a permeabilidade;
( ) Terra batida, areia, brita e carvão, além de servirem para fazer a ―cama”, podem ser utilizados, em camadas, para melhorar a permeabilidade dos resíduos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Questão 3

A lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) é a praga mais importante da cultura do milho no campo, por estar amplamente distribuída no Brasil todo, pela ocorrência constante, bem como por atacar a cultura desde a emergência até a fase de maturação dos grãos na espiga. A respeito do controle dessa praga, é verdadeiro afirmar-se que




Questão 4

Sobre a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides (Penz) Penz. & Sacc), a mais severa doença do cajueiro no Brasil, é incorreto dizer-se que




Questão 5

Leia as proposições sobre o planejamento em suinocultura:

I – O intervalo de lotes de produção deve ser de sete dias ou de múltiplos de sete. A idade média de desmame deve ser de 21 ou 28 dias. A idade média de saída de creche é de 63 ou 70 dias.
II – O intervalo de lotes de produção deve ser de dez dias ou de múltiplos de dez. A idade média de desmame deve ser de 30 dias. A idade média de saída de creche é de 80 dias.
III – Vazio sanitário é o período em que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período deve ser de três a sete dias.
IV –A idade média de venda dos suínos produzidos para o mercado é de 150 dias.

Assinale a alternativa CORRETA




Questão 6

Leia as proposições sobre fatores que favorecem o equilíbrio imunitário do plantel de suínos:

I – Variação de idade, no grupo, superior a sete dias.
II – Utilização de fluxo contínuo de produção.
III – Utilização do sistema ―todos dentro e todos fora‖, sem fluxo contínuo de produção.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 7

Leia as proposições sobre a produção de efluentes em suinocultura, apresentadas no Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos (ABCS, 2011):

I – Uma matriz em ciclo completo produz 100 litros de efluente por dia.
II – Uma matriz em U.P.L. (Unidade de Produção de Leitões), até a saída de creche, produz 60 litros de efluente por dia.
III – Um suíno em terminação produz 7,5 litros de efluente por dia.
IV – Um suíno em terminação produz 20 litros de efluente por dia.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

A eimeriose é uma doença comum em pequenos ruminantes, causada por protozoários do gênero Eimeria e cuja transmissão se dá pela ingestão de oocistos esporulados pelos animais. Entre as medidas de controle e prevenção da eimeriose, é correto afirmar, EXCETO:




Questão 9

São exemplos das mais importantes frutíferas, que são comumente propagadas por sementes, em cultivos comerciais:




Questão 10

A prática de "flushing", em ovinos, é adotada para:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta