Simulado de concurso para Técnico em Agropecuária

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Técnico em Agropecuária, que exige ensino médio. Organizadoras: IFSul, IFCE e outras.

Questão 1

A rotação de culturas consiste na alternância de espécies ou culturas em um mesmo terreno, mediante sequência racional e não arbitrária, de forma a assegurar ou restabelecer o equilíbrio biológico e a produtividade do sistema depauperado pelo monocultivo, bem como possibilitar o aproveitamento dos efeitos de complementaridade entre as plantas envolvidas no sistema.
Os princípios básicos que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas são:

I. Alternância de espécies vegetais, apresentando exigências nutricionais semelhantes;
II. Alternância de espécies vegetais que apresentem diferentes sistemas radiculares, quanto à arquitetura, à distribuição e à profundidade de exploração do solo;
III. Alternância de espécies que não apresentem suscetibilidade a patógenos e a insetos-praga comuns;
IV. Uso de uma ou mais espécies com elevada capacidade de produção de resíduos, preferencialmente com baixo valor da relação carbono/nitrogênio (C/N).

Estão corretos os princípios que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas apresentados em:

Questão 2

O preparo do solo compreende as práticas que antecedem a semeadura, oferecendo-se condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas. No _______________, o solo é preparado mediante aração seguida de gradagem, de gradagem com grades aradoras ou grades pesadas. No _______________, o preparo do solo se caracteriza pela menor utilização de implementos. Neste sistema, basicamente, utiliza-se a grade niveladora e, eventualmente, o arado escarificador, que revolve o solo, melhorando a sua drenagem e a condição física. No _______________, o plantio é feito em pequenos sulcos abertos no solo coberto de palha, sem a necessidade de aração ou gradagem da superfície do terreno, sendo mantidos, no solo, os restos das culturas anteriores.

Preenchem corretamente as lacunas na ordem em que estão dispostas no texto:

Questão 3

Assinale a alternativa CORRETA sobre sintomas pré-parto em suinocultura:

Questão 4

A um técnico em Agropecuária, foi dada a incumbência de ajustar uma semeadora adubadora, para se aplicar uma dose de 250 kg ha-1 de fertilizantes. Considerando-se um espaçamento entre fileiras de plantas de 0,50 m, a quantidade estimada de fertilizantes, a ser depositada em cada metro linear de fileira de plantas (em gramas), por essa semeadora adubadora, é de

Questão 5

Leia as proposições sobre o planejamento em suinocultura:

I – O intervalo de lotes de produção deve ser de sete dias ou de múltiplos de sete. A idade média de desmame deve ser de 21 ou 28 dias. A idade média de saída de creche é de 63 ou 70 dias.
II – O intervalo de lotes de produção deve ser de dez dias ou de múltiplos de dez. A idade média de desmame deve ser de 30 dias. A idade média de saída de creche é de 80 dias.
III – Vazio sanitário é o período em que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período deve ser de três a sete dias.
IV –A idade média de venda dos suínos produzidos para o mercado é de 150 dias.

Assinale a alternativa CORRETA

Questão 6

Em relação à manipulação hormonal do estro e da ovulação em pequenos ruminantes, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 7

No Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi (DIJA), a bananeira é uma cultura de expressiva importância socioeconômica. Em razão da sua grande produção de fitomassa, a espécie demanda elevada quantidade de nutrientes, para manter um bom desenvolvimento e obtenção de altos rendimentos de frutos. Nesta região, para o nitrogênio (N), como nutriente importante para o crescimento vegetativo da planta, recomenda-se uma quantidade de 400 kg ha-1 ano-1 de N mineral. Levando-se em consideração que a fonte de fertilizante nitrogenado, a ser adotada por um determinado produtor rural do DIJA, será o sulfato de amônio (20% de N mineral), a quantidade dessa fonte de fertilizante nitrogenado que deve ser adquirida por esse produtor rural, com o intuito de atender as exigências totais anuais de N mineral no cultivo de 1 ha de bananeira, é

Questão 8

Em um sistema de produção de carne caprina e ovina, as instalações afetam a viabilidade econômica. Os principais aspectos que devem ser considerados, nas instalações, nesse sistema de produção são:

Questão 9

A coleta de dados sobre um rebanho ovino e caprino deve ser realizada de forma criteriosa, para garantir um eficiente controle econômico do sistema de produção. Além de dados obtidos diretamente dos animais, outros dados são importantes para contribuir com a eficiência econômica do sistema de produção. Indique V para as proposições verdadeiras e F para as falsas, acerca das informações coletadas:

( ) Das pastagens relativos à forrageira, ao solo e condições climáticas da região.
( ) Funcionamento e manutenção de implementos agrícolas.
( ) Sobre o uso de infraestrutura para atividades fora do sistema de produção.
( ) Qualidade física das benfeitorias e dados de sua manutenção.
( ) Eficiência da mão de obra e dados de demanda da mão de obra.
( ) Informações coletadas com periodicidade de 3 anos, sobre as pastagens.
( ) Demanda de maquinário e da infraestrutura, identificando os principais centros de custos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Questão 10

No criatório de pequenos ruminantes, os estábulos dos animais, também chamados de abrigo, devem ser planejados com ―cama‖ (piso) tecnicamente adequada para os animais. Leia as proposições abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O material utilizado para a ―cama” deve isolar, o máximo possível, o contato dos animais com as fezes e urina, podendo ser utilizado materiais como capim seco, palhadas de culturas, serragem de madeira ou areia.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por piso de concreto e areia, para aumentar a permeabilidade.
( ) A troca da ―cama‖ deve ser realizada de acordo com o número de animais, tipo de material e influências do ambiente.
( ) O material utilizado para a cama deve isolar o contato dos animais com os resíduos da produção, podendo ser utilizado materiais como tapete de borracha, madeira e piso de concreto.
( ) A cama deve ser substituída duas vezes ao ano, para que não ocorra excesso de tarefas desnecessárias e aumente o custo com as instalações.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por palhadas e esterco, para aumentar a permeabilidade;
( ) Terra batida, areia, brita e carvão, além de servirem para fazer a ―cama”, podem ser utilizados, em camadas, para melhorar a permeabilidade dos resíduos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

3 comentários

  1. Daraújo
    #QT-3644 como é feito esse cálculo, qual é a formula eu eu utilizo para encontrar o resultado?
  2. Daraújo
    8m X 5m=40 m2 10000/40=250mudas/ha 250X100=25.000 mudas/100ha

Deixe uma resposta