Simulado de concurso para Técnico em Agropecuária

Simulado para testar seus conhecimentos, preparado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Técnico em Agropecuária, que exige ensino médio. Organizadoras: IFSul, IFCE e outras.

Questão 1

Em um sistema de produção de carne caprina e ovina, as instalações afetam a viabilidade econômica. Os principais aspectos que devem ser considerados, nas instalações, nesse sistema de produção são:




Questão 2

São exemplos das mais importantes frutíferas, que são comumente propagadas por sementes, em cultivos comerciais:




Questão 3

A manutenção ou a adição da matéria orgânica ao solo, por meio da rotação de culturas, incluindo o emprego adequado das coberturas vegetais e o manejo dos resíduos pós-colheita, promovem melhorias significativas no sistema produtivo ao longo dos anos, por uma série de razões, podendo-se enunciar, principalmente:

I. A melhoria do estado de agregação das partículas, pela formação de complexos organo-minerais;
II. O aumento da capacidade de armazenamento de água;
III. A contribuição à biodiversidade do solo e à supressão da sua biologia (micro, meso e macrofauna e flora), diminuindo a quantidade de espécies de organismos e também de inimigos naturais que irão atuar, negativamente, no controle e no equilíbrio de pragas (insetos, nematoides e outros) e doenças;
IV. A redução das perdas e a melhora na solubilização de nutrientes, dificultando seu aproveitamento pelas plantas;
V. A promoção da complexação orgânica do alumínio e do manganês, que se encontram em níveis tóxicos no solo;
VI. A redução da CTC efetiva do solo (dependente de pH).

Estão corretos:




Questão 4

Leia as proposições sobre fatores que favorecem o equilíbrio imunitário do plantel de suínos:

I – Variação de idade, no grupo, superior a sete dias.
II – Utilização de fluxo contínuo de produção.
III – Utilização do sistema ―todos dentro e todos fora‖, sem fluxo contínuo de produção.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 5

Leia as proposições sobre o planejamento em suinocultura:

I – O intervalo de lotes de produção deve ser de sete dias ou de múltiplos de sete. A idade média de desmame deve ser de 21 ou 28 dias. A idade média de saída de creche é de 63 ou 70 dias.
II – O intervalo de lotes de produção deve ser de dez dias ou de múltiplos de dez. A idade média de desmame deve ser de 30 dias. A idade média de saída de creche é de 80 dias.
III – Vazio sanitário é o período em que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período deve ser de três a sete dias.
IV –A idade média de venda dos suínos produzidos para o mercado é de 150 dias.

Assinale a alternativa CORRETA




Questão 6

A erosão do solo é um processo de remoção, transporte e deposição de partículas, causados pela água ou pelo vento.
Trata-se de um procedimento natural, entretanto, influenciável pela ação humana. Analise as afirmações a seguir, relativas à erosão do solo.

I. A erosão é o processo responsável pelas maiores alterações da camada superficial dos solo e está associada à diminuição do potencial produtivo das terras e a processos de degradação dos solos e outros recursos naturais.
II. A intensificação do uso das terras visando atender a demanda do crescimento populacional ou a necessidade de crescimento econômico, situações muito comuns em países em desenvolvimento, geralmente condiciona expressivas reduções na intensidade do processo erosivo.
III. Além do impacto da erosão sobre o potencial produtivo das terras, a enxurrada e os sedimentos originados podem assorear baixadas e corpos d’água, bem como servir de fonte dispersa de poluentes ou nutrientes, constituindo uma das principais formas de degradação dos recursos hídricos.
IV. A erosão do solo apresenta elevada variabilidade espacial e temporal. Uma área é igualmente afetada em toda a sua superfície e a sua intensidade é totalmente invariável, ano a ano.
V. A erosão do solo pode ser controlada, manejando a vegetação, resíduos de plantas e utilizando sistemas de preparo conservacionistas.

Estão corretas:




Questão 7

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:




Questão 8

Os ovinos são animais predispostos à intoxicação com cobre. Assim, o adequado manejo alimentar para, respectivamente, evitar e solucionar a intoxicação com esse mineral é:




Questão 9

A coleta de dados sobre um rebanho ovino e caprino deve ser realizada de forma criteriosa, para garantir um eficiente controle econômico do sistema de produção. Além de dados obtidos diretamente dos animais, outros dados são importantes para contribuir com a eficiência econômica do sistema de produção. Indique V para as proposições verdadeiras e F para as falsas, acerca das informações coletadas:

( ) Das pastagens relativos à forrageira, ao solo e condições climáticas da região.
( ) Funcionamento e manutenção de implementos agrícolas.
( ) Sobre o uso de infraestrutura para atividades fora do sistema de produção.
( ) Qualidade física das benfeitorias e dados de sua manutenção.
( ) Eficiência da mão de obra e dados de demanda da mão de obra.
( ) Informações coletadas com periodicidade de 3 anos, sobre as pastagens.
( ) Demanda de maquinário e da infraestrutura, identificando os principais centros de custos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Questão 10

O preparo do solo compreende as práticas que antecedem a semeadura, oferecendo-se condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas. No _______________, o solo é preparado mediante aração seguida de gradagem, de gradagem com grades aradoras ou grades pesadas. No _______________, o preparo do solo se caracteriza pela menor utilização de implementos. Neste sistema, basicamente, utiliza-se a grade niveladora e, eventualmente, o arado escarificador, que revolve o solo, melhorando a sua drenagem e a condição física. No _______________, o plantio é feito em pequenos sulcos abertos no solo coberto de palha, sem a necessidade de aração ou gradagem da superfície do terreno, sendo mantidos, no solo, os restos das culturas anteriores.

Preenchem corretamente as lacunas na ordem em que estão dispostas no texto:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta