Simulado de concurso para Técnico de Segurança do Trabalho #02

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, que exige ensino médio. Organizadoras: Núcleo de Concursos – UFPR, INSTITUTO AOCP e outras.

Questão 1

Conforme a NR10, as intervenções em instalações elétricas energizadas devem ser realizadas por trabalhadores qualificados que comprovem conclusão de curso específico na área. Segundo a norma, o valor de tensão contínua e o de tensão alternada que exigem a qualificação do profissional são, respectivamente:




Questão 2

De acordo com a NR16, anexo 2, confere-se adicional de periculosidade aos trabalhadores que têm atividades e operações com:




Questão 3

Queda de rendimento e fadiga visual são consequências comuns das condições de iluminação não satisfatórias no ambiente de trabalho. Segundo o modelo proposto pelo comitê da ICOH (Comitê Científico de Saúde Ocupacional para Trabalhadores da Saúde), o desconforto visual pode ser agravado por agentes:




Questão 4

O anexo 7 da NR15 descreve os tipos de radiações não ionizantes que, sem proteção adequada, são consideradas insalubres. NÃO é considerada insalubre a radiação:




Questão 5

Uma das etapas que fazem parte da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores a esses riscos. O Mapa de Risco tem como objetivo indicar todos os pontos de risco encontrados depois da inspeção de cada setor de uma empresa. Consideram-se agentes biológicos (Grupo 3 – Marrom):




Questão 6

Uma empresa têxtil possui seu quadro de funcionários formado por 78 pessoas. Segundo dados levantados pela área de segurança da empresa para o mês de setembro, o total do tempo computado pelos acidentes, com incapacidade temporária total, foi de 240 horas. Sabe-se, também, que não houve morte e nem incapacidade permanente, total ou parcial. Outro dado levantado foi o número de horas-homem de exposição ao risco, que estava com 45380. Assim, ao verificar a taxa de gravidade da empresa, o técnico chegou a um resultado igual a




Questão 7

A norma que estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos é a:




Questão 8

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e especializada nas questões do trabalho, tendo como principal atribuição:




Questão 9

Se houver denúncias sobre o processo eleitoral da CIPA, estas deverão ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE em até




Questão 10

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considere as seguintes afirmativas:

1. A empresa é obrigada a fornecê-los gratuitamente aos empregados.
2. Cabe à CIPA fiscalizar a qualidade dos EPI.
3. SESMT e CIPA podem recomendar ao empregador o EPI adequado.
4. Podem ser de fabricação nacional ou importados, desde que não haja no mercado nacional produtos similares.

Assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Carla
    Boa tarde! Precisa ter mais questões diferentes para se fazer. Acaba e volta para as mesmas.

Deixe uma resposta