Simulado de concurso para Técnico de Segurança do Trabalho #02

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, que exige ensino médio. Organizadoras: Núcleo de Concursos – UFPR, INSTITUTO AOCP e outras.

Questão 1

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser dimensionados, tomando-se por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos, quando a empresa operar




Questão 2

Para ter permissão de realizar um serviço acima de 2m de altura, um trabalhador apresentou um certificado para o técnico de segurança que continha, entre outras informações, a carga horário do curso, 12 horas, e a aprovação do trabalhador na parte teórica. Ainda, continha, no verso do certificado, as informações sobre o conteúdo aplicado. Esse texto sobre o conteúdo descrevia que o trabalhador havia visto os temas relativos a normas regulamentadoras aplicáveis ao trabalho em altura, análise de Risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. Então, esse trabalhador foi impedido de realizar a tarefa, pois




Questão 3

A NR35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento teórico e prático. Salvo situações que requerem capacitação imediata, como mudança da norma, por exemplo, quantas horas e com qual periodicidade deve ocorrer o treinamento para que o trabalhador esteja capacitado para esse trabalho?




Questão 4

Conforme tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, o raio de delimitação entre zona de risco e controlada e os raios de delimitação entre zona controlada e livre para uma tensão nominal de 13,8 kV de uma instalação elétrica são, respectivamente (em metros):




Questão 5

Uma empresa, possui, em suas instalações, 4 caldeiras cujas pressões de operação são, respectivamente, 20 (kgf/cm²), 21 (kgf/cm²), 22 (kgf/cm²) e a mais antiga marca como pressão de operação 2223 kPa (quilo pascal). Essa empresa mantém um trabalhador durante todo o período em que as caldeiras estão em operação, o qual, está apto a operar todas as caldeiras, pois recebeu o treinamento e cumpriu o estágio prático, estabelecido pela NR-13, anexo A1. Portanto é correto afirmar que esse operador cumpriu




Questão 6

Se houver denúncias sobre o processo eleitoral da CIPA, estas deverão ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE em até




Questão 7

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e especializada nas questões do trabalho, tendo como principal atribuição:




Questão 8

Considere as seguintes medidas:

1. Utilizar somente oxigênio para ventilação de local confinado.
2. Sinalizar com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços confinados.
3. A cada grupo de 20 trabalhadores, 2 devem ser treinados para resgate.

Com base no item 20.1 da NR18, nas atividades em locais confinados que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão ou intoxicação, por exemplo:




Questão 9

Num incêndio envolvendo equipamentos elétricos, os tipos de extintor que podem ser utilizados para o combate ao fogo são:




Questão 10

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo estabelecer a obrigatoriedade de empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento uma comissão constituída exclusivamente por empregados, com o objetivo de prevenir infortúnios laborais e melhorar as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. De acordo com o Quadro I da NR-5 (dimensionamento da CIPA), uma empresa de água e energia (grupo C17) com somente um estabelecimento e 50 empregados deverá ter:




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Carla
    Boa tarde! Precisa ter mais questões diferentes para se fazer. Acaba e volta para as mesmas.

Deixe uma resposta