Simulado de concurso para Técnico de Segurança do Trabalho #02

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, que exige ensino médio. Organizadoras: Núcleo de Concursos – UFPR, INSTITUTO AOCP e outras.

Questão 1

Uma empresa têxtil possui seu quadro de funcionários formado por 78 pessoas. Segundo dados levantados pela área de segurança da empresa para o mês de setembro, o total do tempo computado pelos acidentes, com incapacidade temporária total, foi de 240 horas. Sabe-se, também, que não houve morte e nem incapacidade permanente, total ou parcial. Outro dado levantado foi o número de horas-homem de exposição ao risco, que estava com 45380. Assim, ao verificar a taxa de gravidade da empresa, o técnico chegou a um resultado igual a




Questão 2

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir a realização de exames obrigatórios. Entre eles está o periódico. Para trabalhadores na faixa etária entre 18 e 45 anos, que não estão expostos a riscos ou agravamento de doença ocupacional, por exemplo, o exame deve ser realizado a cada:




Questão 3

O limite de exposição diária permissível a um ruído contínuo ou intermitente com valor de 100 decibéis (dB), conforme Anexo 1 da NR15, é de:




Questão 4

Por ter vencido uma licitação municipal para a construção de 100km de rodovia com pavimentação asfáltica, um empregador montou 50 canteiros de obra e 30 frentes de trabalho, onde empregou exatamente 249 funcionários celetistas. Sobre a situação apresentada, é correto afirmar que




Questão 5

O anexo 7 da NR15 descreve os tipos de radiações não ionizantes que, sem proteção adequada, são consideradas insalubres. NÃO é considerada insalubre a radiação:




Questão 6

A norma que estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos é a:




Questão 7

Num incêndio envolvendo equipamentos elétricos, os tipos de extintor que podem ser utilizados para o combate ao fogo são:




Questão 8

Para ter permissão de realizar um serviço acima de 2m de altura, um trabalhador apresentou um certificado para o técnico de segurança que continha, entre outras informações, a carga horário do curso, 12 horas, e a aprovação do trabalhador na parte teórica. Ainda, continha, no verso do certificado, as informações sobre o conteúdo aplicado. Esse texto sobre o conteúdo descrevia que o trabalhador havia visto os temas relativos a normas regulamentadoras aplicáveis ao trabalho em altura, análise de Risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura; e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros. Então, esse trabalhador foi impedido de realizar a tarefa, pois




Questão 9

De acordo com a NR16, anexo 2, confere-se adicional de periculosidade aos trabalhadores que têm atividades e operações com:




Questão 10

Considere as seguintes medidas:

1. Utilizar somente oxigênio para ventilação de local confinado.
2. Sinalizar com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços confinados.
3. A cada grupo de 20 trabalhadores, 2 devem ser treinados para resgate.

Com base no item 20.1 da NR18, nas atividades em locais confinados que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão ou intoxicação, por exemplo:




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Carla
    Boa tarde! Precisa ter mais questões diferentes para se fazer. Acaba e volta para as mesmas.

Deixe uma resposta