Simulado de concurso para Técnico de Segurança do Trabalho #02

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, que exige ensino médio. Organizadoras: Núcleo de Concursos – UFPR, INSTITUTO AOCP e outras.

Questão 1

O método que faz a representação gráfica das interações entre diversas falhas que podem causar um acidente é conhecido por:




Questão 2

O limite de exposição diária permissível a um ruído contínuo ou intermitente com valor de 100 decibéis (dB), conforme Anexo 1 da NR15, é de:




Questão 3

Uma empresa que possui CNAE 27.10-4, Fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos (grau de risco 3), tem seu quadro funcional composto por 300 funcionários no turno A, 200 no turno B e 180 no turno C. Essa empresa construiu um refeitório, exigido pela NR-24, com 120m² e circulação principal com largura de 79 cm. A distância entre os bancos e banco/parede, inicialmente, estava com 60 cm. O teto foi construído em laje de concreto com cobertura de telha feitas em barro. Considerando o exposto, é correto afirmar que




Questão 4

Queda de rendimento e fadiga visual são consequências comuns das condições de iluminação não satisfatórias no ambiente de trabalho. Segundo o modelo proposto pelo comitê da ICOH (Comitê Científico de Saúde Ocupacional para Trabalhadores da Saúde), o desconforto visual pode ser agravado por agentes:




Questão 5

Uma empresa cuja atividade principal é definida pelo CNAE 14.11-8 – como confecção de roupas íntimas (grau de risco 2, de acordo com a NR-04), ao ver sua produção aumentar, fez uma divisão de sua empresa em dois estabelecimentos, denominados “X”, o qual continuou com a produção de roupas íntimas, e “Z”, que passou a fabricar tecidos de malha (CNAE13.30-8; grau de risco 3, de acordo com a NR-04) ou seja, atividade diferente da atividade principal da empresa. Todos os estabelecimentos estão localizados no Estado da Paraíba. No total, a empresa emprega 428 pessoas, que são contratadas em regime celetista. No estabelecimento “X” trabalham 219 pessoas e o restante está alocado no estabelecimento “Z”. Portanto, com base nessas informações, assinale a alternativa correta.




Questão 6

Dois trabalhadores de empresas diferentes solicitaram análise de adicional de insalubridade devido às funções exercidas por cada um. O primeiro trabalha na fabricação e transporte de cal e cimento e o segundo no emprego de defensivos organofosforados. Conforme anexo 13 da NR15, o tipo de trabalho de cada funcionário tem como grau de insalubridade, respectivamente:




Questão 7

De acordo com a NR16, anexo 2, confere-se adicional de periculosidade aos trabalhadores que têm atividades e operações com:




Questão 8

Criado em novembro de 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi organizado em fevereiro do ano seguinte. A atual estrutura regimental do MTE foi dada pelo Decreto nº5.063. O anexo I do Art. 1º do referido Decreto explica que o MTE, órgão da administração federal direta, tem como competência, entre outras,




Questão 9

A sinalização de segurança deve ser utilizada em diversos locais das atividades laborais. A NR26 fixa cores que têm por objetivo prevenir acidentes de trabalho. A cor branca é empregada em:




Questão 10

Uma empresa têxtil possui seu quadro de funcionários formado por 78 pessoas. Segundo dados levantados pela área de segurança da empresa para o mês de setembro, o total do tempo computado pelos acidentes, com incapacidade temporária total, foi de 240 horas. Sabe-se, também, que não houve morte e nem incapacidade permanente, total ou parcial. Outro dado levantado foi o número de horas-homem de exposição ao risco, que estava com 45380. Assim, ao verificar a taxa de gravidade da empresa, o técnico chegou a um resultado igual a




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Carla
    Boa tarde! Precisa ter mais questões diferentes para se fazer. Acaba e volta para as mesmas.

Deixe uma resposta