Simulado de concurso para Técnico de Biblioteca

Preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Técnico de Biblioteca, o qual exige nível médio de técnico em biblioteconomia.

Questão 1

A proliferação dos documentos eletrônicos nas instituições levanta a questão da confiabilidade desse tipo de documento e, consequentemente, de seu gerenciamento. Ao se reconhecer os documentos contemporâneos gerados em meio eletrônico como prova de ação, verificam-se aspectos importantes acerca das características dos documentos. Análises são voltadas para a compreensão das formas documentais, das categorias de documentos e daquilo que se define como documento. A partir dessa teoria sobre as características dos registros documentais, o que NÃO se encaixa no registro de um documento?

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta o que registra os livros de um acervo, que se conhece também como RG dos livros.

Questão 3

A indexação diz respeito à identificação do conteúdo do documento por meio do processo de análise de assunto e à representação desse conteúdo por meio de conceitos representados ou traduzidos em termos. Sobre a análise de tradução da indexação, é correto afirmar que

Questão 4

A indexação de Linguagem Natural

Questão 5

Sabendo da importância da biblioteca como constitutiva de formação e construção do conhecimento, de qual(is) forma(s) isso se coloca em prática, além da leitura e disponibilização de bibliotecas?

Questão 6

Para as Linguagens Documentárias, em sua tipologia, encaixa-se o vocabulário controlado com terminologias, em que algumas bibliotecas criam um formato específico de vocabulário e outras bibliotecas utilizam vocabulários já existentes. Nesse contexto, no Vocabulário Controlado da USP, a lista divide-se nos seguintes assuntos, EXCETO

Questão 7

Ao organizar uma biblioteca, constou-se a existência de catálogos de editoras, bibliografias e resenhas, os quais são originalmente conhecidos como instrumentos auxiliares do(a)

Questão 8

Os critérios para seleção e aquisição de materiais para completar uma biblioteca escolar são:

Questão 9

De acordo com a AACR2, a entrada principal para Papas, Bispos, Cardeais e outras autoridades religiosas segue as regras 22.17B, 22.17C e 22.17D. Portanto qual é a entrada principal correta para Papas?

Questão 10

Cada unidade de informação possui suas particularidades de acordo com a especialidade e o objetivo final para desenvolver, organizar e disponibilizar a informação. Por exemplo, a biblioteca dispõe da gestão de seu acervo. Assim, qual é o nome atribuído aos serviços de bibliotecas, arquivos e centros de documentação?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta