Simulado de concurso para Técnico de Biblioteca

Preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Técnico de Biblioteca, o qual exige nível médio de técnico em biblioteconomia.

Questão 1

Manuscrito é uma palavra que vem do Latim, sendo “manu” de mãos e “scriptus” de escrever. Logo, os manuscritos são escritos à mão, tal como os pergaminhos do Mar Morto. Para a catalogação de manuscritos, de acordo com o Código de Catalogação, é correto afirmar que




Questão 2

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN – International Standard Book Number – é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. De acordo com essa afirmativa, no Brasil, quem coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN?




Questão 3

Para as Linguagens Documentárias, em sua tipologia, encaixa-se o vocabulário controlado com terminologias, em que algumas bibliotecas criam um formato específico de vocabulário e outras bibliotecas utilizam vocabulários já existentes. Nesse contexto, no Vocabulário Controlado da USP, a lista divide-se nos seguintes assuntos, EXCETO




Questão 4

Ao organizar uma biblioteca, constou-se a existência de catálogos de editoras, bibliografias e resenhas, os quais são originalmente conhecidos como instrumentos auxiliares do(a)




Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta o que registra os livros de um acervo, que se conhece também como RG dos livros.




Questão 6

Considerando o título do livro: O primo Basílio; Eça de Queiróz, Editora Moderna: São Paulo, 2001, qual é a forma correta de descrever o assunto que explica e compõe essa obra?




Questão 7

A biblioteca da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação contém uma quantidade considerável de itens incorporados ao acervo, sendo que, referente ao título Desenvolvimento de Coleções, do autor Waldomiro Vergueiro, Editoria Polis, 1989, existe um único exemplar catalogado e disponível nessa biblioteca. Em contrapartida, a biblioteca da Universidade Paulista também possui seu acervo completo, contendo os mesmos títulos, porém sendo esse título em específico a edição não atualizada. Logo, o programa de acordo preestabelecido entre as duas instituições, fornecendo publicações retiradas do acervo, denomina-se




Questão 8

Os princípios normativos, cânones, técnicas e práticas são essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, segundo linhas científicas, embora favoreçam uma interpretação prática, como leis orientadas para o serviço. Essas leis da Biblioteconomia são formuladas por




Questão 9

A proliferação dos documentos eletrônicos nas instituições levanta a questão da confiabilidade desse tipo de documento e, consequentemente, de seu gerenciamento. Ao se reconhecer os documentos contemporâneos gerados em meio eletrônico como prova de ação, verificam-se aspectos importantes acerca das características dos documentos. Análises são voltadas para a compreensão das formas documentais, das categorias de documentos e daquilo que se define como documento. A partir dessa teoria sobre as características dos registros documentais, o que NÃO se encaixa no registro de um documento?




Questão 10

Cada unidade de informação possui suas particularidades de acordo com a especialidade e o objetivo final para desenvolver, organizar e disponibilizar a informação. Por exemplo, a biblioteca dispõe da gestão de seu acervo. Assim, qual é o nome atribuído aos serviços de bibliotecas, arquivos e centros de documentação?




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta