Simulado de concurso para Técnico de Biblioteca

Preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Técnico de Biblioteca, o qual exige nível médio de técnico em biblioteconomia.

Questão 1

A emergente abordagem científica da natureza virou essa abordagem de pernas para o ar. O objetivo, então, era colocar tudo em uma ordem de coisas, em seu devido lugar dentro de um grande sistema, capaz, pelo menos potencialmente, de absorver tudo que existia na terra e nos céus. A natureza se submeteria à classificação definitiva e até o último besouro e o último musgo encontrariam seu lugar nas páginas de Lineu, apareceriam de alguma forma em um dos muitos termos de Buffon. A mente científica finalmente estava equipada para dominar a ordem das coisas; de fato, de acordo com escritores revolucionários, foi a mente científica que estabeleceu essa ordem e a impôs ao universo. Com base no exposto, são fatores determinantes para criação, manutenção e desenvolvimento de bibliotecas:




Questão 2

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN – International Standard Book Number – é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. De acordo com essa afirmativa, no Brasil, quem coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN?




Questão 3

Os princípios normativos, cânones, técnicas e práticas são essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, segundo linhas científicas, embora favoreçam uma interpretação prática, como leis orientadas para o serviço. Essas leis da Biblioteconomia são formuladas por




Questão 4

Ao organizar uma biblioteca, constou-se a existência de catálogos de editoras, bibliografias e resenhas, os quais são originalmente conhecidos como instrumentos auxiliares do(a)




Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta o que registra os livros de um acervo, que se conhece também como RG dos livros.




Questão 6

Considerando o título do livro: O primo Basílio; Eça de Queiróz, Editora Moderna: São Paulo, 2001, qual é a forma correta de descrever o assunto que explica e compõe essa obra?




Questão 7

Toda biblioteca, por menor que seja e segundo condições determinadas, é uma representação sintética do conhecimento. Há de se estabelecer a harmonia entre sistemas de organização e a organização da ciência, ou seja, acordar o sistema bibliográfico com o sistema científico. Para isso, o sistema bibliográfico deve, em geral, seguir um sistema mais rígido, não somente para a distribuição de livros nas diferentes classes, mas também por tudo o que se refere às subdivisões dessas classes. Entretanto a classificação detalhada e, especialmente, a ordenação dos livros em suas respectivas seções dependem exclusivamente do sistema bibliográfico. Conforme o exposto, ordene os seguintes números de chamada e assinale a alternativa correspondente à ordem correta.

1) 220.0909
A681
2) 220.09011
M552
3) 220.909
C234
4) 220.90112
B729
5) 220.9112
F238
6) 220.9112
F328




Questão 8

A proliferação dos documentos eletrônicos nas instituições levanta a questão da confiabilidade desse tipo de documento e, consequentemente, de seu gerenciamento. Ao se reconhecer os documentos contemporâneos gerados em meio eletrônico como prova de ação, verificam-se aspectos importantes acerca das características dos documentos. Análises são voltadas para a compreensão das formas documentais, das categorias de documentos e daquilo que se define como documento. A partir dessa teoria sobre as características dos registros documentais, o que NÃO se encaixa no registro de um documento?




Questão 9

Cada unidade de informação possui suas particularidades de acordo com a especialidade e o objetivo final para desenvolver, organizar e disponibilizar a informação. Por exemplo, a biblioteca dispõe da gestão de seu acervo. Assim, qual é o nome atribuído aos serviços de bibliotecas, arquivos e centros de documentação?




Questão 10

Manuscrito é uma palavra que vem do Latim, sendo “manu” de mãos e “scriptus” de escrever. Logo, os manuscritos são escritos à mão, tal como os pergaminhos do Mar Morto. Para a catalogação de manuscritos, de acordo com o Código de Catalogação, é correto afirmar que




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta