Simulado de concurso para Técnico Administrativo

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico Administrativo, que exige ensino médio/técnico. Organizadoras: PUC-PR, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um comitê formado nas empresas, com representação dos empregados e do empregador, ambos responsáveis por garantirem a saúde e segurança do trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta os objetivos da CIPA.




Questão 2

Para Tavares (2002), a cultura é o veículo de relação por excelência com o meio externo, constituída de aparatos técnicos (artefatos e objetos em geral), sistema de interação (regras de conduta, estruturas de poder) e sistemas simbólicos (linguagem, visões de mundo, cosmologia, teorias científicas, religiões).

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. As redes informais de comunicação são importantes fontes de informação e independem das relações formais de poder existentes na organização.
II. A investigação acerca da qualidade do clima organizacional se constitui em ferramenta de gestão de pessoas capaz de aferir o grau de satisfação e motivação das pessoas no trabalho.
III. A cultura organizacional influencia o comportamento das pessoas no trabalho.
IV. A cultura organizacional favorece a resistência a mudanças no interior das organizações, visto que uniformiza as ações dos indivíduos e a elas confere sentido.
V. O clima organizacional é um fenômeno psicossocial, dinâmico e mutável.

Estão CORRETAS




Questão 3

Todo profissional de gestão precisa reunir características que irão conduzi-lo a resultados e, por sua vez, influenciar seus liderados em busca de resultado.
Assinale a alternativa que corresponde à característica de responsabilidade.




Questão 4

A Lei nº 12.846/2013 dispõe sobre a responsabilização de pessoas pela prática de atos contra a administração pública. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

A ética é hoje um tema trabalhado nas empresas, cujo propósito é avaliar o comportamento de pessoas e da organização. Esses instrumentos são amplamente difundidos por meio dos códigos de ética e de conduta.
Sobre o conceito de ética, analise as afirmativas abaixo:

I. É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. A nossa tendência é colonizar o outro ou partir do princípio de que eu sei e ensino para ele. Eu sei melhor e sei mais que ele.
II. É o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
III. É o que denota bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade ou por determinado grupo social.
IV. É um conjunto de princípios e valores, que guiam e orientam as relações humanas. Esses princípios devem ter características universais, precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre.
V. Qualidade ou condição de cidadão. Condição de pessoa que, como membro de um estado, se acha no gozo de direitos.

Estão CORRETAS




Questão 6

Segundo a Constituição Federal de 1988, compete privativamente à Câmara dos Deputados




Questão 7

A cultura empresarial representa a maneira como a organização visualiza a si própria e seu ambiente perante o mercado. Esse aspecto é intrínseco de cada organização e remete a sua origem.
Dessa forma, a cultura organizacional apresenta três diferentes níveis.




Questão 8

Sobre a anulação e revogação dos atos administrativos, é CORRETO afirmar que




Questão 9

A gestão de pessoas possibilita as empresas ao desenvolvimento do capital intelectual. O Processo de trabalhar com os Recursos Humanos (pessoas) permite a realização desses objetivos.
Essa é a definição relacionada, dentro da administração, à(ao)




Questão 10

“As atividades da Administração, seus poderes, atos, a gestão de seus bens se operacionalizam pelo trabalho dos servidores públicos, ou seja, pelas pessoas que mantêm vínculo de trabalho com a Administração, o chamado pessoal da Administração. Cabe aos servidores, primordialmente, fazer a Administração funcionar.”

(MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 17. ed. São Paulo: RT, 2013, p. 299.).

Sobre o tema servidores públicos, segundo a Constituição Federal de 1988, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
III. É expressamente vedada a perda de qualquer cargo ou função pública mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.

É CORRETO apenas o que se afirma em




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta