Simulado de concurso para Secretário Executivo

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Secretário Executivo, que exige ensino superior. Organizadoras: CPCON, CS-UFG e outras.

Questão 1

É uma característica do modelo de liderança Caminho-Meta:




Questão 2

A escola burocrática caracteriza-se pela




Questão 3

Ao redigir um ofício dirigido à SUPLAN (Órgão do Governo do estado da Paraíba), você, como secretária da PROGEP/UEPB, teve uma série de dúvidas. Isto porque, devido a uma pane no seu computador, todos os modelos de oficio dos quais sempre lançou mão, no seu setor de trabalho, foram perdidos.
Sobre, especificamente, a diagramação do ofício, assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à diagramação das medidas relacionadas às margens esquerda e direita, e início de parágrafo do ofício.




Questão 4

Analise a situação hipotética II exposta abaixo com atenção para o comportamento profissional dos envolvidos.

Artêmis trabalha na PROFIN/UEPB, é extremamente competente, solidário com os colegas e de um carisma incomparável. É bastante amigo de Cícero, que é alcoólatra inveterado. Em uma segunda-feira, Cícero, acometido de uma grande ressaca e com bastante sono, envia errada e inadvertidamente um oficio para uma instituição, fato que gera bastante constrangimento e dissabor à PROFIN, uma vez que se tratava de questão delicada que envolvia sigilo. Artêmis descobre a falha imediatamente e resolve, em nome de sua grande amizade com o colega que estava em apuros, “abafar o caso,” embora desconsiderando os apelos de Cícero que desejava assumir o erro.

Sobre o comportamento de Artêmis, sua atitude se caracteriza




Questão 5

Para realizar suas funções, executar seus papéis e buscar uma atuação eficaz, o administrador deve não só desenvolver várias habilidades, requeridas em maior ou menor amplitude em função do nível hierárquico em que atua, mas também fazer o uso delas. No nível estratégico são requeridas em maior amplitude as habilidades relacionadas à capacidade de




Questão 6

A definição “conjunto de crenças difundidas pela organização sobre como conduzir as atividades, como os empregados devem comportar-se e como devem ser tratados” refere-se à




Questão 7

As teorias X e Y de McGregor voltam-se ao comportamento humano nas organizações. Na teoria Y, as pessoas são consideradas:




Questão 8

Acerca do chamado Padrão Oficio, típico da Redação Oficial, julgue cada uma das assertivas abaixo e em seguida responda ao que se pede

I- O ofício, o aviso e o memorando mais se distinguem pela finalidade do que pela forma.
II- A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Assim, é conciso o texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor, enquanto claro é aquele texto através do qual se consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
III- Na redação dos documentos oficiais, o uso da linguagem técnica deve ocorrer sempre como regra, já que o tecnicismo e a preciosidade devem fazer parte da Redação Oficial.
IV- A diagramação dos documentos que são regidos pelo chamado Padrão Ofício determina que tais documentos deve obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 14 no texto em geral, 12 nas citações, e 11 nas notas de rodapé. Para os símbolos não existentes na fonte Times New Roman pode-se utilizar as fontes Symbol e Wingdings.
V- O memorando é uma forma de comunicação eminentemente externa.

É CORRETO o que se afirma em:




Questão 9

É característica da Administração por Objetivos:




Questão 10

A teoria administrativa que estabelece “não haver solução universal única para problemas da administração” e se distingue por “apresentar uma metodologia de solução de problema que se inicia com uma análise situacional e termina com a criação, avaliação, e recomendação de uma solução potencial para resolver o problema gerencial”, denomina-se:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta