Simulado de concurso para Secretário Executivo

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Secretário Executivo, que exige ensino superior. Organizadoras: CPCON, CS-UFG e outras.

Questão 1

Considere a situação hipotética a seguir:
Um funcionário da UEPB, na condição de Secretário Executivo, é convocado a uma reunião com o Governador da Paraíba acerca de uma demanda sobre a instituição e, ao chegar ao seu gabinete, ocorreu o seguinte diálogo entre esse funcionário da UEPB e a secretária da autoridade competente:

(Funcionário) “Vossa Excelência, o Senhor Governador (nome da autoridade) se encontra? É que fui convocado a uma reunião com ele às 10h.”
(Secretária) “Sua Excelência não se encontra. Infelizmente teve um compromisso de última hora e solicitou a remarcação do encontro pra dia 15/10.”
(Funcionário) “Que pena! Bem que eu gostaria de falar com Vossa Excelência com certa urgência.”

Com base no emprego dos pronomes de tratamento, pode-se afirmar que:




Questão 2

A teoria administrativa que estabelece “não haver solução universal única para problemas da administração” e se distingue por “apresentar uma metodologia de solução de problema que se inicia com uma análise situacional e termina com a criação, avaliação, e recomendação de uma solução potencial para resolver o problema gerencial”, denomina-se:




Questão 3

O controle é uma função administrativa que inclui, entre suas atividades, a definição de




Questão 4

“Estar entre as principais organizações do mercado como referência de excelência em produtos e serviços de saúde” é uma frase retirada de um planejamento. Ela traduz o seguinte elemento deste planejamento:




Questão 5

As teorias X e Y de McGregor voltam-se ao comportamento humano nas organizações. Na teoria Y, as pessoas são consideradas:




Questão 6

Leia a afirmação a seguir.

“Se os índices alcançados não forem aqueles desejados e previamente estabelecidos pela organização, a atividade organizacional controlada deve ser interrompida e ações corretivas serem aplicadas. A atividade organizacional controlada será retomada apenas quando os índices forem cumpridos”.

Essa afirmação refere-se




Questão 7

Acerca do chamado Padrão Oficio, típico da Redação Oficial, julgue cada uma das assertivas abaixo e em seguida responda ao que se pede

I- O ofício, o aviso e o memorando mais se distinguem pela finalidade do que pela forma.
II- A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Assim, é conciso o texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor, enquanto claro é aquele texto através do qual se consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
III- Na redação dos documentos oficiais, o uso da linguagem técnica deve ocorrer sempre como regra, já que o tecnicismo e a preciosidade devem fazer parte da Redação Oficial.
IV- A diagramação dos documentos que são regidos pelo chamado Padrão Ofício determina que tais documentos deve obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 14 no texto em geral, 12 nas citações, e 11 nas notas de rodapé. Para os símbolos não existentes na fonte Times New Roman pode-se utilizar as fontes Symbol e Wingdings.
V- O memorando é uma forma de comunicação eminentemente externa.

É CORRETO o que se afirma em:




Questão 8

As características a seguir elencadas são definidores de um dos gêneros da Redação Oficial:

É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, em especial do Chefe do Poder Executivo ao do Poder Legislativo para informar a este sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

Dadas essas características, o gênero assim é definido como:




Questão 9

Nas organizações, podem-se distinguir três tipos básicos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. É específico de um planejamento operacional a definição




Questão 10

No contexto organizacional, a afirmação “é a atribuição concedida a subordinados para realizarem uma função pela qual o concedente se responsabilizou”, é uma definição de




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta