Simulado de concurso para Secretário Executivo

Simulado preparado com questões especificas de Provas Objetivas dos concursos públicos para Secretário Executivo, que exige ensino superior. Organizadoras: CPCON, CS-UFG e outras.

Questão 1

Considere as orientações abaixo, bem como a situação hipotética proposta.

Atente à seguinte afirmação: “... os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos”. (BRASIL, Manual de Redação da Presidência da República, 2002. Disponível em: > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm<. Data da consulta: 10/08/2017).

Com base na exigência fundamental de expressão culta dos documentos oficiais, suponha que uma secretária tenha escrito, em documento oficial, cada um dos fragmentos abaixo, julgue cada uma das redações abaixo e em seguida responda ao que se pede:

I- “Convidamos Vossa Excelência a vir a nossa cidade a fim de prestigiar a festa de Santa Luzia.”.
II- “Vossa Senhoria prescinde sempre da iminente presença do povo com teus dramas?”
III- “Gostaria de informar à Vossa Excelência acerca da doença do pai de nosso prefeito”.
IV- “Vossas Senhorias não tem condições de vislumbrar a utopia de um mundo melhor?”
V- “Não deveria ter havido itens tão polêmicos neste Projeto de Lei.”

Feita a análise cuidadosa das redações, percebe-se obediência com o rigor devido à norma padrão, bem como às exigências formais da Redação Oficial, apenas no que escreveu em:

Questão 2

As funções organizacionais constituem sistemas da organização formados por subfunções específicas. É próprio do sistema organizacional responsável pela transformação da matéria-prima, energia e informação em bens e/ou serviços as subfunções de:

Questão 3

A escola burocrática caracteriza-se pela

Questão 4

É uma característica do modelo de liderança Caminho-Meta:

Questão 5

Atente para a situação hipotética abaixo transcrita e responda ao que se pede:
Luiz trabalha na PROGEP/UEPB há 3 anos na função de Secretário Executivo. Tem curso superior distinto do de Secretário Executivo, mas tem bom domínio de Inglês e Espanhol. No ato de sua contratação, em 2014, comprovou pelo menos 42 meses de experiência profissional na função de Secretário Executivo em outra instituição.
Diante da situação hipotética, e levando-se em conta o que dispõem as Leis Federais 7.377/85 e 9.261/96, que tratam da regulamentação das profissões de Secretário Executivo e Técnico em Secretariado, julgue os itens abaixo e responda o que se pede.

I- Asituação profissional de Luiz na UEPB está irregular já que, para a sua contratação na função de Secretário Executivo, seria exigido apenas de diploma de Curso Superior em Secretariado Executivo.
II- Asituação de Luiz é absolutamente regular, uma vez que, segundo a lei, basta a comprovação, para a função pleiteada, de pelo menos 36 meses, junto a exigência de qualquer curso superior.
III- A situação profissional de Luiz na UEPB está irregular já que, para a sua contratação na função de Secretário Executivo, seriam necessários o diploma de Curso Superior em Secretariado Executivo, além de pelo menos 1 ano de experiência comprovada em outra instituição.
IV- O fato de Luiz ser bilíngue para a função de Secretário Executivo é condição primeira e essencial à sua contratação. Razão de sua situação ser absolutamente regular.

É VERDADE o que se afirma:

Questão 6

Leia a afirmação a seguir.

“Se os índices alcançados não forem aqueles desejados e previamente estabelecidos pela organização, a atividade organizacional controlada deve ser interrompida e ações corretivas serem aplicadas. A atividade organizacional controlada será retomada apenas quando os índices forem cumpridos”.

Essa afirmação refere-se

Questão 7

Considere a situação hipotética a seguir:
Um funcionário da UEPB, na condição de Secretário Executivo, é convocado a uma reunião com o Governador da Paraíba acerca de uma demanda sobre a instituição e, ao chegar ao seu gabinete, ocorreu o seguinte diálogo entre esse funcionário da UEPB e a secretária da autoridade competente:

(Funcionário) “Vossa Excelência, o Senhor Governador (nome da autoridade) se encontra? É que fui convocado a uma reunião com ele às 10h.”
(Secretária) “Sua Excelência não se encontra. Infelizmente teve um compromisso de última hora e solicitou a remarcação do encontro pra dia 15/10.”
(Funcionário) “Que pena! Bem que eu gostaria de falar com Vossa Excelência com certa urgência.”

Com base no emprego dos pronomes de tratamento, pode-se afirmar que:

Questão 8

A teoria administrativa que estabelece “não haver solução universal única para problemas da administração” e se distingue por “apresentar uma metodologia de solução de problema que se inicia com uma análise situacional e termina com a criação, avaliação, e recomendação de uma solução potencial para resolver o problema gerencial”, denomina-se:

Questão 9

A comunicação assume duas dimensões distintas na organização contemporânea: a organizacional, que leva em conta como a estrutura organizacional influencia a comunicação eficaz; e a interpessoal, que considera esta eficácia como função do processo básico de interação que envolve duas pessoas. São fatores restritivos à eficácia na comunicação interpessoal:

Questão 10

A centralização e descentralização referem-se a distribuição de poder no âmbito das organizações. A estrutura descentralizada tende a impor à organização

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta