Simulado de concurso para Psicólogo

Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Psicólogo, que exige Ensino Superior. Organizadoras: MSCONCURSOS e outras.

Questão 1

Com relação aos objetivos da avaliação psicológica clínica, quando o psicólogo procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, denomina-se:

Questão 2

Considere os itens a seguir sobre as Culturas Juvenis:

I - As culturas juvenis representam modos de vida específicos e práticas cotidianas que expressam um conjunto de significados compartilhados, um conjunto de símbolos específicos que sinalizam o pertencimento a um determinado grupo.
II - São as linguagens e seus usos particulares, os rituais e os eventos por meio dos quais a vida adquire, para eles, um sentido. Essa diversidade também é dada pelo contexto de origem social e das condições concretas de vida nas quais os jovens são socializados.
III - É na busca da autoafirmação identitária que os jovens em seus processos de vivências criam seus próprios espaços, elaborando possibilidades de pertencimento ao mundo cultural, deixando de ser um mero espectador passivo, assumindo-se como protagonista de suas ações criativas. As culturas juvenis, para além de serem socialmente construídas, têm também uma configuração espacial”.

Está correto o que se afirma em:

Questão 3

Com relação aos Serviços de Residência Terapêutica (SRT) tipo I é CORRETO afirmar:

Questão 4

A Psicometria trabalha com escalas. Numa delas, os números adquirem a propriedade da aditividade, o que significa que eles podem ser somados – bem como subtraídos, multiplicados e divididos – e o resultado pode ser expresso com resultados significativos. Essas escalas têm um ponto-zero-verdadeiro ou absoluto que representa “nenhuma quantidade” do que está sendo medido. A qual escala se refere?

Questão 5

A qual teórico se referem as afirmativas abaixo?

I. Os fenômenos devem ser estudados em movimentos e compreendidos como em permanentetransformação.
II. A história dos fenômenos é caracterizada por mudanças qualitativas e quantitativas.
III. As mudanças na “natureza do homem” são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade.
IV. O sistema de signos é pensado como um sistema de instrumentos, os quais foram criados pela sociedade ao longo de sua história.

Questão 6

Uma característica de uma determinada síndrome é o distanciamento emocional exacerbado com frieza e indiferença frente às necessidades dos outros, e insensibilidade. Os contatos ficam impregnados por ma visão e atitudes negativas, frequentemente desumanizados, a consciência de seu Trabalho lidar com seres humanos fica comprometida, e há perda de aspectos humanitários na interação pessoal. A pessoa, ao assumir tal atitude desumanizada, deixa de perceber os outros como semelhantes, com sentimentos, impulsos e pensamentos que ele mesmo pode ter, perdendo assim, a capacidade de identificação e empatia com as pessoas em busca de ajuda e tratamento.
A que se refere o texto?

Questão 7

Na Psicologia Social, uma determinada heurística consiste em se levar em conta a semelhança entre dois objetos para inferir que um tem as características daquele com o qual se parece. Usa-se um atalho para chegar a uma conclusão, utilizando a semelhança da situação presente com um esquema cognitivo previamente adquirido. A que conceito se refere o texto?

Questão 8

Um teórico da psicologia afirmava que “a psicologia é a ciência da vida mental, abrangendo tanto os seus fenômenos como as suas condições”. De acordo com ele, as subestruturas físicas da consciência formam uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva desta abordagem.
Qual alternativa indica o nome deste teórico?

Questão 9

Os psicólogos que estudam os processos cognitivos do comportamento moral centram-se amplamente na teoria de estágios de Lawrence Kohlberg. Sobre ele é possível dizer que:

I. Testou habilidades de raciocínio moral ao perguntar às pessoas o que fariam em situações hipotéticas em que o personagem principal se depara com um dilema moral.
II. Mais do que as razões da resposta, Kohlberg se preocupou com a resposta “sim” ou “não” que a pessoa daria.
III. Classificou no nível pré-convencional as respostas reveladoras de autointeresse ou vantagens hedonistas.
IV. Sua teoria indica que as pessoas avançam através dos níveis e estágios de raciocínio moral conforme avançam cronologicamente.

Assinale a alternativa correta.

Questão 10

Os _________ começaram a surgir nas cidades brasileiras na década de 80 e passaram a receber uma linha específica de financiamento do Ministério da Saúde a partir do ano de 2002, momento no qual estes serviços experimentam grande expansão. São serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta