Simulado de concurso para Orientador Social

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Orientador Social, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, AMEOSC, CEPERJ e outras.

Questão 1

A aposentadoria voluntária do servidor público municipal se dará:




Questão 2

De acordo com o Art. 6º da Lei 11.692/08, fica a União autorizada a conceder auxílio financeiro, no valor de R$ 100,00 mensais, aos beneficiários do Projovem, nas modalidades Projovem Urbano, Projovem Campo – Saberes da Terra e Projovem Trabalhador. Na modalidade Projovem Campo – Saberes da Terra poderão ser pagos até:




Questão 3

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) analise as afirmativas abaixo:

I- O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
II- A falta de carência de recursos materiais é motivo suficiente para a suspensão ou perda do poder familiar.
III-É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 4

O Projovem Urbano tem como objetivo:




Questão 5

A Lei n.º 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) trouxe importantes avanços como, EXCETO:




Questão 6

Conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, são medidas protetivas, EXCETO:




Questão 7

O servidor público estável perderá o cargo:




Questão 8

De acordo com a Lei Maria da Penha, “qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades” é em caso de violência:




Questão 9

Em relação ao Estatuto do Idoso, lei n.º 10741/03, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde.
( ) Atenção médica e odontológica, em serviços ambulatoriais.
( ) Os maiores de 60 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito.
( ) Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

A sequência CORRETA é:




Questão 10

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
O__________________ tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão. a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Gustavo
    A questão traz como verdadeira a afirmação ( ) Os maiores de 60 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Trago abaixo a irregularidade na questão, conforme o artigo abaixo do estatuto do idoso. Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Atenciosamente,

Deixe uma resposta