Simulado de concurso para Orientador Social

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Orientador Social, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, AMEOSC, CEPERJ e outras.

Questão 1

A partilha, a priorização e o escalonamento da distribuição de recursos para cofinanciamento do nível de proteção social básica respeitarão os seguintes critérios, exceto:




Questão 2

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna abaixo.
A convivência familiar e comunitária é um direito fundamental de crianças e adolescentes garantido pela Constituição Federal (artigo 227) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu artigo 19, o ECA estabelece que toda criança e adolescente tem direito a ser criado e educado por sua família e, na falta desta, por________________.




Questão 3

Para o servidor público municipal, o tempo de serviço público federal, estadual ou municipal será computado integralmente para os efeitos de:




Questão 4

São competências do Conselho Nacional de Assistência Social, de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (lei nº 8.742/93), EXCETO:




Questão 5

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com Art. 9º da Política Nacional do Idoso, para fazer jus ao Benefício de Prestação Continuada, o idoso deverá comprovar:




Questão 6

O Levantamento Nacional de Abrigos para Crianças e Adolescentes (PEA), estimou que em torno de 80.000 crianças e adolescentes estão vivendo em instituições de abrigo no Brasil. São medidas protetivas para Crianças e Adolescentes, EXCETO:




Questão 7

No acompanhamento ao adolescente e sua família o orientador social deve:




Questão 8

São objetivos da Política Pública de Assistência Social, EXCETO:




Questão 9

A Lei n.º 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) trouxe importantes avanços como, EXCETO:




Questão 10

Em relação ao Estatuto do Idoso, lei n.º 10741/03, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde.
( ) Atenção médica e odontológica, em serviços ambulatoriais.
( ) Os maiores de 60 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito.
( ) Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.

A sequência CORRETA é:




Tempo de simulado:

Um comentário

  1. Gustavo
    A questão traz como verdadeira a afirmação ( ) Os maiores de 60 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Trago abaixo a irregularidade na questão, conforme o artigo abaixo do estatuto do idoso. Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Atenciosamente,

Deixe uma resposta