Simulado de concurso para Nutricionista

Confira simulado especifico com questões de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Nutricionista, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, FUNRIO e outras.

Questão 1

O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) pode ser prevenido ou, pelo menos, retardado, por meio de intervenção em pessoas com alto risco para diabetes e nos indivíduos com pré-diabetes. Em relação às recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre a mudança do estilo de vida nestes casos, assinale a alternativa correta.




Questão 2

Marque a alternativa que completa o texto corretamente.
A sacarose ___________ a glicemia do que outros carboidratos, quando ingerida em quantidades equivalentes. Dessa forma, seu consumo ___________________ no contexto de uma dieta saudável com 10% do requerimento _______________.




Questão 3

São classificados como raízes e tubérculos:




Questão 4

Alguns estudos evidenciam que adequadas concentrações de carboidratos melhoram a sensibilidade a ação da insulina. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda concentrações, deste macronutriente, inferiores a




Questão 5

O consumo de colesterol alimentar é muito discutido na literatura, tanto para os indivíduos com dislipidemias quanto para os sadios. Neste contexto, por exemplo, o ovo foi um alimento que trouxe muita repercussão, devido às suas quantidades de colesterol. Em relação ao consumo de colesterol, assinale a alternativa correta.




Questão 6

Tendo em vista a controvérsia em relação à segurança e ao benefício cardiovascular de baixas doses de álcool, assim como a ação nefasta deste na sociedade, devemos orientar àqueles que têm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas a não ultrapassarem 30 g de etanol ao dia, para homens, de preferência não-habitualmente; sendo a metade dessa quantidade a indicada para as mulheres. Isso significa na prática:




Questão 7

O descarte adequado dos resíduos deve ser feito com cuidados. Marque a alternativa que cita um item considerado não reciclável.




Questão 8

Leia o fragmento abaixo, referente à atuação metabólica de um micronutriente:

“O _____ atua como _____ em mais de 300 reações metabólicas, desempenhando papel fundamental no metabolismo da _____, na homeostase insulínica e glicêmica e na síntese de adenosina trifosfato, proteínas e _____.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.




Questão 9

A triagem nutricional é o procedimento cuja intenção é detectar pacientes em risco nutricional. No paciente com câncer, especificamente, isto tem grande importância, já que esta população é exposta a maior risco de desnutrição pela presença da doença em si e pelos tratamentos propostos. Em relação à triagem nutricional do paciente com câncer, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os métodos de triagem que podem ser aplicados a população oncológica são: Triagem de Risco Nutricional 2002 (NRS-2002), Instrumento Universal de Triagem de Desnutrição (MUST), Avaliação Global Subjetiva Produzida Pelo Paciente versão reduzida (ASG-PPP versão reduzida), Instrumento de Triagem de Desnutrição (MST), Mini Avaliação Nutricional versão reduzida (MNA-VR).
( ) A triagem deve ser repetida durante o tratamento, mesmo naqueles considerados sem risco nutricional na primeira avaliação.
( ) De acordo com as diretrizes da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN) de nutrição em oncologia e de nutrição clínica em cirurgia, ambas publicadas em 2017, o momento da triagem deve ser no diagnóstico do paciente, no ambulatório, na admissão, ou ao primeiro contato com o paciente durante a internação em até 72 horas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Questão 10

Em 24 horas, o aporte de líquidos ao intestino delgado é de aproximadamente 8 litros. Com base nessa informação e considerando o volume de 8 litros, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) 2 litros provenientes da dieta e 6 litros provenientes de secreções de glândulas salivares, estômago, pâncreas, fígado e duodeno.
( ) 5 litros são absorvidos pelo intestino delgado, enquanto o restante, 3 litros, será absorvido pelo intestino grosso.
( ) 3 litros provenientes de toda a dieta e 5 litros provenientes de secreções de glândulas salivares, estômago, pâncreas, fígado e duodeno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta