Simulado de concurso para Médico Veterinário

Para aprofundar seus conhecimentos na área de medicina veterinária, preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Médico Veterinário, o qual exige nível superior.

Questão 1

A Influenza Aviária é uma doença infecciosa das aves causada por um vírus da família Orthomixoviridae, do gênero Influenzavirus, considerada uma zoonose causa grande preocupação a saúde pública. De acordo com a Instrução Normativa MAPA N. 32, de 13 de maio de 2002, a qual estabelece as normas técnicas de vigilância para doença de Newcastle e influenza aviária, existem algumas provas que podem ser usadas para o diagnóstico, sendo INCORRETA:

Questão 2

Os morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) são indicados como os principais agentes transmissores da raiva na população de herbívoros, desta forma, a Instrução Normativa MAPA N. 05, de 1° de março de 2002, a qual aprova as normas técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos, descreve como método para o controle de morcegos hematófagos:

Questão 3

A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de Unidade da Federação ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória deve considerar alguns requisitos, sem prejuízo das demais normas em vigor, respeitando o cumprimento de prazos, contados a partir da última vacinação contra a febre aftosa, conforme descrito na Instrução Normativa N. 44, 02 de outubro de 2007, sendo INCORRETA:

Questão 4

A Instrução Normativa MAPA Nº 47, de 18 de junho de 2004, aprova o regulamento técnico do Programa Nacional de Sanidade Suídea – PNSS, a qual preconiza a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, para a comercialização e distribuição, no Território Nacional, de suídeos destinados à reprodução, assim como a sua participação em exposições, feiras e leilões, somente serão permitidas àqueles procedentes de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC). Em relação aos níveis sanitários, as granjas para obterem suas certificação deverão ser livres de:

Questão 5

Em relação à Doença de NewCastle, é CORRETO afirmar que:

Questão 6

Em relação as medidas zoossanitárias direcionadas ao combate e controle da Anemia Infecciosa Equina – AIE, de acordo com o Decreto Nº 8.178 de 27 de junho de 2003, são obrigatórias. Detectado o foco da doença, quais medidas poderão ser adotadas?

Questão 7

O desenvolvimento de programas sanitários busca medidas como a erradicação de determinadas patologias, ou a mitigação dos seus efeitos para a saúde animal, bem como para a saúde humana, dentre outras. De acordo com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), instituído pela Instrução Normativa MAPA Nº 44, de 02 de outubro de 2007, define-se como área de proteção sanitária: área geográfica estabelecida em torno dos focos de febre aftosa, de acordo com a estratégia para contenção e eliminação do agente infeccioso. Marque a opção CORRETA em relação a abrangência da área de proteção sanitária:

Questão 8

A febre aftosa é uma doença viral aguda, altamente contagiosa que acomete animais de casco fendidos, caracterizada por lesões vesiculares, erosões e úlceras na cavidade bucal, nas áreas interdigitais, focinho e tetas. O vírus da febre aftosa e um picornavírus do gênero Apthovirus. Pelo menos sete cepas imunologicamente distintas do vírus da febre aftosa são conhecidas, dentre elas:

Questão 9

O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), instituído pela Instrução Normativa MAPA Nº 17, de 08 de maio de 2008, busca por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal:

Questão 10

As doenças conhecidas como DTA´s (Doenças Transmissíveis por Alimentos) apresentam-se como importante ponto de preocupação para a saúde humana, diversos micro-organismos podem ser apontados como potencial causador dessas doenças, sendo INCORRETA:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta